segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CULTO VESPERTINO NA CATEDRAL – 29 de agosto de 2010



Ontem, no culto vespertino da Catedral, preguei um sermão intitulado: “Qual a missão da Igreja?”. Após a leitura do texto bíblico de Mateus 16.13-20 compartilhei sobre cinco dimensões da igreja cristã: Adoração, Evangelização, Comunhão, Discipulado e Serviço.


Meu desejo foi despertar a igreja para o fato de que no próximo mês estaremos completando 129 anos de existência em Piracicaba, e devemos nos auto-avaliar. As gerações quer nos precederam deram suas contribuições, agora é a vez da nossa geração. Para realizarmos o melhor, precisamos ter clareza da natureza e missão da igreja.


Utilizei algumas anotações feitas a alguns anos atrás e que foram baseadas num artigo escrito no “Jornal Visão 2001”, da 1ª IPI de São Paulo (Junho a agosto/2001). Apresentarei logo abaixo as anotações.


Veja as anotações logo abaixo:

REUNIÃO CONJUNTA – MINISTÉRIOS DA MÚSICA E DA LITURGIA


Ontem, logo após a palestra sobre Mordomia Cristã, aconteceu em nosso salão social uma reunião conjunta dos ministérios de música e liturgia. Dentre os vários assuntos abordados destaco os seguintes:

1) Para revitalizar o hino congregacional no culto matutino, teremos pessoas escaladas que estarão próximos ao órgão para auxiliar na condução da música. Contaremos também com o apoio de alguns irmãos e irmãs que estarão regendo a congregação.

2) Dentre algumas atividades que acontecerão no próximo mês em comemoração aos 129 anos do metodismo em Piracicaba, celebraremos um culto de louvor e adoração no dia 26 com a participação de um “Grande Coral”, formado por todos que já cantaram ou cantam em corais e queiram se unir em louvor ao Senhor.

3) Estaremos preparando uma Cantata de Natal, com a participação de vários grupos musicais. Ficaram responsáveis por preparar uma proposta os coordenadores: Darlene Schützer, Paulo Caiuá, Sonia Dechen e Vera Cantoni.

PALESTRA NA CATEDRAL: Mordomia Cristã na Igreja e na vida pessoal


Grupo de Louvor - Catedral

Como parte do processo de revitalização de nossa igreja local o Ministério de Ação Docente realizou uma Oficina sobre o tema “Mordomia Cristã na Igreja e na vida pessoal”. Ela aconteceu ontem como parte das atividades matutinas da Catedral (Culto e Escola Dominical).


Celebramos um momento devocional de 30 minutos e logo após a coordenadora do Ministério de Ação Docente, irmã Rinalva Cassiano, apresentou o palestrante, irmão Sérgio Tavares. Nosso irmão, juntamente com sua família, congregou conosco por 26 anos, porém no ano passado, por motivos profissionais mudou-se para São Bernardo do Campo e tem se congregado na Igreja Metodista em Rudge Ramos.


Após a palestra, foi aberto um momento para perguntas e contribuições dos presentes. Várias pessoas participaram deste momento. O irmão Sérgio nos disponibilizou suas anotações e as apresentamos abaixo.

 

Veja as anotações do irmãos Sérgio logo abaixo é só clicar

FESTA DO VINIL... IGREJA METODISTA BETÂNIA (PIRACICABA)


Devido a um compromisso regional (reunião da delegação da 5ª RE ao 19º Concílio Geral) na cidade de São José do Rio Preto, fiquei impossibilitado de participar da Festa do Vinil na IM Betânia. Cheguei de viagem na madrugada do domingo. Porém, após a atividade da manhã na Catedral o irmão Hilkias, que participou do evento, me repassou algumas fotos. 


Fiquei com uma " INVEJA SANTA" (hehehe), pois soube que foi uma programação maravilhosa. Como sou da geração do vilnil, e gosto muito dos cânticos da década de 80 e 90, fiquei com vontade de participar de momentos flashback como este. Parabéns aos idealizadores, participantes e especialmente ao meu companheiro de ministério, Rev. Júlio Guevara. 


sábado, 28 de agosto de 2010

MOMENTO DO ALMOÇO... REUNIÃO DA DELEGAÇÃO... RIO PRETO/SP




Almoçamos na Sede Regional... arroz, feijão, strogonoff, batata frita, salada de alface e tomate... refri e suco.
Uma delícia... hummmmm!

HOJE: Reunião da Delegação da 5ª RE ao 19º Concílio Geral


Hoje, estou participando da 2ª reunião da Delegação da 5ª Região Eclesiástica ao 19º Concílio Geral. A reunião acontece em nossa Sede Regional, na cidade de São José do Rio Preto – SP.

Iniciamos a reunião às 9h25 entoando o cântico “Bom estarmos aqui”. Logo após, a presidente da delegação, irmã Kátia, convidou todos para um momento de reflexão bíblica baseado no texto de Lucas 1.35: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

A presidente compartilhou que ao dar um curso de fuxico para as mulheres da igreja, a alguns dias atrás, ela aprendeu uma nova lição. Mostrou duas tampas de garrafas de marcas diferentes e depois revestiu-as com o fuxico. Disse então que quando estão revestidas, somem as marcas e ficam todas iguais. Depois mostrou um descansa panela, várias tampinhas revestidas, unidas umas às outras. 
Ela então aplicou a lição às atividades da delegação, dizendo: Precisamos ser revestidos pelo Espírito de Deus e nos unirmos entorno de um projeto.  Quando nos revestimos do Espírito Santo nossas diferenças desaparecem. Que nossos rótulos pessoais ou regionais fiquem de lado em nome do todo.

 

Logo após houve um momento de oração onde todos de mãos dadas intercederam em favor do Concílio Geral.

Estamos em reunião...

HOJE... 2º Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância


Hoje, acontecerá o 2º Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância, promovido pelo Centro Otília Chaves (Programa de Extensão da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo). Dentre os vários locais que receberão a transmissão on-line encontra-se a Catedral Metodista de Piracicaba. Assim como no primeiro encontro, preparamos nosso salão social para receber não só as mulheres de nossa igreja local, como também do Distrito de Piracicaba. 
Portanto, mulheres metodistas espalhadas por todo o território brasileiro, inspiradas em Amós 5.24 (Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene) estão refletindo hoje sobre o tema: “Mulheres e Direitos Humanos”.
Desta vez, não poderei participar como no primeiro encontro, pois estou participando de outra reunião em São José do Rio Preto. Desejo a todos e todas, participantes deste abençoado Encontro, as mais ricas bênçãos de Deus.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CONSELHO DIRETOR DA FATEO SE REÚNE - Rudge Ramos, SBCampo.


Dentre outras oportunidades ministeriais na Igreja Metodista, destaco a de participar como membro do Conselho da Faculdade de Teologia (FATEO). Desde dezembro de 2008 tenho o prazer de trabalhar junto a este colendo Conselho, que se responsabiliza pela instituição que forma teológica e pastoralmente a maioria dos pastores e pastoras da Igreja Metodista brasileira. Eu sou fruto do investimento desta instituição em minha vida. Sou grato aos Conselhos Diretores anteriores, aos professores que me formaram e às igrejas que me acolheram durante o período de formação.

Ontem, nosso Conselho realizou sua reunião ordinária prevista para o mês de agosto deste ano. Estavam presentes meus companheiros/as de Conselho, Profª Lina Maria Lopes, Profª  Lia Eunice Hack da Rosa, Rev. Robson Alexandre Pereira e Rev. Marcos Barbosa. Como de costume participaram da reunião o Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia e Prof. Otoniel Luciano Ribeiro, Reitor, Vice-Reitor e Diretor Administrativo da Faculdade de Teologia, respectivamente. Estava presente, também, o Revmo. Bispo Paulo de Oliveira Lockmann, bispo designado pelo Colégio Episcopal para acompanhar a Fateo.

Foi um dia exaustivo de trabalho, porém, muito edificante, pois os assuntos em pauta, temas de grande relevância, foram discutidos e encaminhados. Hoje nossa Faculdade conta com 1.239 alunos, sendo 243 do curso presencial (matutino e noturno) de Bacharel em Teologia; 101 do curso por extensão (CTP – Curso Teológico Pastoral); e 895 alunos da modalidade EAD (Ensino a Distância). Quantas pessoas estão sob nossa responsabilidade... Que o Senhor nos ajude!

Além de todo esforço na formação teológica de pastores/as, bem como leigos/as de várias denominações, nossa Faculdade investe no cuidado dos alunos/as metodistas através de vários programas.

Se você ainda não conhece a FATEO, vá conhecê-la de perto... pessoalmente ou virtualmente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...