terça-feira, 3 de agosto de 2010

MINI-CURSO: Introdução à Liturgia (Ministério de Liturgia da Catedral Metodista de Piracicaba)


Hoje nossa reunião do Ministério de Liturgia foi dedicada para capacitação. Como anunciado anteriormente, eu fiquei responsável por ministrar um breve curso de Introdução à Liturgia. Utilizamos a Sala Wesleyana, recém reformada, para preparar nosso ambiente de trabalho. Uma grande mesa foi montada no centro da sala, caracterizando um ambiente de oficina/trabalho.

Como a maioria dos participantes do curso eram iniciantes no tema, a aula foi bem introdutória e dialogada. Trabalhamos os seguintes pontos: 1) Calendário Liturgico; 2) Lecionário Comum; 3) apresentação de algumas ferramentas que podem ser usadas no processo de elaboração de uma liturgia. Pontuei, também, sobre a importância de preparação dos celebrantes. Não basta apenas preparar o culto, é necessário que o celebrante (liturgo) se prepare, também.

Foi uma aula muito agradável e bem participativa. Ainda que nosso tempo tenha sido muito curto, cumprimos o propósito de introduzir o tema. Distribui a todos um texto que foi publicado algumas vezes no Anuário Litúrgico editado pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, intitulado: “Calendário Litúrgico Cristão” (veja o texto em pdf logo abaixo). Combinamos que teremos mais aulas, bastando agora agendá-las.

Louvo a Deus por tudo que tem feito em nossa igreja local, e especialmente na vida dos membros deste ministério. Já tem sido notado o processo de revitalização de nossos cultos, como fruto da preparação e participação de muitos irmãos e irmãs. Acredito que haja muito mais a acontecer, e que a seu tempo, segundo a graça do Senhor, fará grandes maravilhas em nosso meio. A finalidade da igreja não é apenas realizar cultos, ela tem muito fazer no mundo, MAS deve-se reconhecer que um culto participativo, animado e fervoroso é gostoso e anima o povo a viver e pregar o Evangelho.

Calendario liturgico cristao (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...