quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AULA INAUGURAL FATEO (Manhã) - Dr. Thomas Long: "O Testemunho da Pregação"


Ontem pela manhã tive a oportunidade de assistir a Aula Magna do 2º semestre da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista proferida pelo Dr. Thomas Long, professor da Universidade Emory (Candler School of Theology), Atlanta - EUA. Dr. Long, renomado professor de homilética, iniciou sua aula lembrando uma afirmação de Agostinho (séc. V), quanto ao propósito da pregação: Ensinar, emocionar e persuadir. Segundo o professor é importante que cada sermão tenha os três aspectos. Pode ser que um seja mais carregado de ensino, outro de emoção, ou ainda outro de persuasão, mas é importante que se tenha estes três componentes presentes na pregação.

Diante disso o Dr. Long discorreu sobre o perigo de se enfatizar apenas um destes aspectos na pregação. Citou assim, três possíveis tipos de sermão, dizendo ser esta a experiência da igreja nos Estados Unidos da América. 

1º) SERMÃO DE ENSINAMENTO: Disse que durante muitos anos os pregadores se preocuparam em ensinar, porém, seus sermões se tornaram monótonos e cansativos. Foi necessário inovar. Na busca por novidade nasce o sermão um sermão mais narrativo, portanto mais prazeroso de se ouvir.

2º) SERMÃO NARRATIVO (HISTÓRIAS): Com o objetivo de inovar e tornar o sermão mais agradável os pregadores passam a contar histórias, mexer com a emoção das pessoas. O alvo era o coração e não o cérebro.

3º) SERMÃO ÉTICO/PERSUASIVO: Esta forma de sermão é a que descreve a vida. Fala do como se portar diante das mais variadas situações. 

Para o Dr. Long, há 50 anos era muito chato ficar ouvindo os sermões de ensino, com isso surgiu os sermões de histórias (prazer), mas já faz 50 anos que se está contando historinhas. Necessitamos avançar e termos palavras éticas e persuasivas. A igreja contemporânea deseja permanecer neste estágio de entretenimento/prazer, porém o que se nota é que a cada geração ela sabe menos sobre os fundamentos da fé cristã. Por isso faz se necessário que os pregadores tenham atitudes diferentes. Mais do que alimentar esta ânsia hedonista da igreja, devem portar-se diferentemente acrescentando ao sermão os ensinos fundamentais da fé cristã, marcado pela mensagem ética da Palavra, porém, sem perder o tom poético e artístico que trás tanto prazer aos ouvintes.

Fomos desafiados a unir estes três pontos apresentados por Agostinho em nossos sermões: 

ENSINO - EMOÇÃO - ÉTICA

Dr. Long encerrou a aula desafiando todos os presentes, pregadores e pregadoras, dizendo: “O que a sociedade brasileira tem pedido aos pregadores?”

O tradutor da palestra foi o Dr. Luis Wesley, também docente na Universidade Emory (Candler School of Theology), Atlanta – EUA, bem como ex-aluno de nossa Faculdade de teolodia (FaTeo).

Para mim foi um prazer muito grande conhecer estes dois irmãos pessoalmente e poder estreitar laços de amizade e irmandade. Homilética é uma das áreas do conhecimento a qual gosto de me dedicar. Ela é fundamental para o desenvolvimento de minha vocação de meu carisma pastoral.


Obrigado Dr. Long, Dr. Luis Wesley e Faculdade de Teologia (FaTeo) pela oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...