quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PALESTRAS DE HENRIQUE DUSSEL - FILÓSOFO, TEÓLOGO E HISTORIADOR (Ciclo de Conferências Hugo Assmann)


FANTÁSTICAS... esta é a palavra que me veio à mente para falar sobre as duas palestras já proferidas por Henrique Dussel no Ciclo de Conferências Hugo Assmann. O tema da série de conferências é “A atualidade da Teologia e da Filosofia Latino-Americanas da Libertação: Balanço Histórico e perspectivas”.
Para mim, Dussel é um dos ícone da Teologia e Filosofia da Libertação que estudei em meu período de Faculdade de Teologia. Poder conhecê-lo pessoalmente e ouvir sua exposição sobre várias de suas teses, tem sido um momento muito prazeroso.  Algumas dessas teses eu já conhecia, porém outras tomei conhecimento somente neste encontro. Procurei anotar o máximo que pude... essas pérolas não podemos perder.
Dussel transita muito fácil de uma área de conhecimento para outra. Sua capacidade de fazer ligações entre as várias áreas do saber (interdisciplinaridade) é invejável.  De fato, tenho que me lembrar que estou diante de um filosófo, teólogo e historiador. Além de minha formação em Teologia, tive a oportunidade de me graduar, também, em História. Confesso que as aulas do Dr. Dussel me trouxeram à memória momentos importantes de minha formação nesta área.

Para mais detalhes sobre as palestras consulte o site da FATEO - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...