quarta-feira, 2 de março de 2011

DIALOGANDO SOBRE A VELHICE: Conceitos e Preconceitos (Aula Inaugural proferida na Universidade Aberta à Terceira Idade – Unimep/Santa Bárbara D'Oeste.


Hoje à tarde, das 14h às 16h, tive oportunidade de participar da cerimônia de abertura das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade – Unimep/Sta. Bárbara, para o 1º semestre de 2011, ministrando a aula inaugural.


O título da palestra foi “DIALOGANDO SOBRE A VELHICE: Conceitos e Preconceitos”. Utilizando uma metodologia não muito convencional, procurei apresentar várias concepções da velhice no decorrer da história e em várias culturas. Ao chegar no século XX, destaquei o fato da geriatria determinar a concepção e a forma do tratamento da velhice, o que muitos gerontólogos chamam de biomedicalização da velhice.

Dentre vários referenciais teóricos que utilizei, destaco o livro A VELHICE, de Simone de Beauvoir, por ser o precursor das discussões sobre o tema. O livro escrito em 1970 denunciava a “conspiração do silêncio” e o descaso para com a velhice na época. De lá para cá é muito difícil encontrar um artigo, dissertação, tese ou qualquer outra forma de texto sobre o tema que não cite Beauvoir.

Nossas imagens sobre a velhice são muito estereotipadas/caricaturizadas, gerando assim leituras preconceituosas... gerontofóbicas. Com muito humor procurei demonstrar que nossa concepção da velhice é fruto de uma construção social. Aprendemos com outros, à partir das lentes que nos ofereceram, a enxergar o mundo. Aprendemos e ensinamos.

Portanto, temos a oportunidade de reavaliar aquilo que nos ensinaram e produzir um ensinamento mais maduro e humano. A isso chamamos de práxis: refletir sobre o que se faz... fazer de novo... refletir novamente... e assim sucessivamente.

Convidei-os a serem promotores/as de uma nova visão da velhice. Mais do que simplesmente substituir as nomenclaturas... velho... idoso... 3ª idade... boa idade... feliz idade, precisamos reconhecer o valor da pessoa, com suas forças e limitações.

Para mim foi um momento oportuno para partilhar um tema que gosto muito de estudar e que pesquisei durante meu mestrado em Ciências da Religião. Agradeço à Profa. Maristela Negri de O. Marrano, coordenadora do Programa, por ter me oportunizado este momento. Aos alunos e alunas do curso meu carinho e desejos de saúde e paz.






Um comentário:

  1. Você está ótimo e com certeza se saiu muito bem... me lembrei de algumas leituras do Rubem Alves... vou separar pra você se não tiver lido... ele também lida com muito humor com essa questão. Abração. Saúde!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...