domingo, 13 de março de 2011

CULTO MATUTINO: 1º dom da Quaresma e Batismo do Emanuel

Hoje pela manhã, seguindo o Calendário Litúrgico Cristão, celebramos o 1º Domingo da Quaresma. O templo estava preparado para a celebração com várias toalhas roxo/lilás, cor utilizada neste período quaresmal, por representar um momento de espera e preparação. Dentre os textos bíblicos propostos pelo Lecionário Cristão, foram utilizados o salmo e o evangelho.
O salmo 32, cujo tema é “A bem-aventurança do perdão” foi utilizado no momento de confissão e o texto do evangelho, no momento do sermão. O texto do evangelho foi a de Mt 4.1-13, intitulado “A tentação de Cristo”. Veja os slides utilizados no momento da pregação em SERMÃO: A lógica de Deus x a lógica dos homens

Como parte do culto, celebramos o batismo do pequeno Emanuel, filho de nossos irmãos Fábio e Thalita. Assim como faço em todas as celebrações de batismo infantil, conversei com os pais e testemunhas, sobre o significado do batismo cristão e quais os compromissos que assumimos como adultos ao levarmos uma criança ao altar. No caso do Fábio e da Thalita, tive a oportunidade de celebrar o matrimônio e agora o batismo do Emanuel.
Uma de minhas marcas litúrgicas ao celebrar um batismo infantil é preparar uma oração em acróstico com o nome da criança batizada para ser lida/orada pelos pais. Além de um momento poético, reconheço-o como um momento “profético”, tempo de compromisso no altar de Deus. Vejam a Oração feita pelo Fabio e a Thalita no batismo do Emanuel:



ORAÇÃO
(Acróstico)

Em 13 de julho de 2008, unimo-nos pelos sagrados laços do matrimônio. Recebemos a benção sobre nossa união, tornamo-nos um casal. Um casal cheio de desejos e sonhos... expectativas e esperanças. Busca de realização... complementação.

Mas, passados dois anos, dia 13 de julho de 2010, nossa alegria foi aumentada. Éramos um casal e tornamo-nos uma família com a chegada do nosso pequeno Emanuel. Nosso filho amado em quem nos sentimos realizados.

A sua chegada mudou muitas coisas lá em casa. Mudou a cor, o cheiro, o som e acima de tudo as prioridades. Ele é o presente que o Senhor nos deu, no segundo aniversário de nosso casamento. Obrigado Senhor!

Não queremos fugir de nossa responsabilidade de educá-lo em todas as coisas, mas neste altar, queremos nos comprometer diante do Senhor, no nosso filho e desta comunidade, que lhe ensinaremos os valores do Reino de Deus.

Um pedido que lhe fazemos é para que nos dê força, sabedoria e sensibilidade para cumprirmos esta aliança que hoje firmamos neste altar. Queremos ser bons pais e cumprir fielmente o Teu propósito para as nossas vidas.

Emanuel, um nome tão simbólico, revelador da presença de Deus junto ao Seu povo (Deus conosco), tem para nós um significado especial. Sabor de sonho... sonho de Deus para nosso lar... para nossa família.

Louvamos a Deus e bendizemos o Seu santo nome, pois nos presenteou com o pequeno Emanuel, o qual em batismo o consagramos em Seu altar nesta manhã, orando em nome de Jesus, o Emanuel de Deus ao mundo! AMÉM!


Fábio e Thalita fazendo oração de
consagração e compromisso

Vera Alvim, presidente da Sociedade Metodista de Mulheres
oferece Bíblia da Criança ao Emanuel
Shirley Pissaia, responsável pelo Departamento Infantil da
Escola Dominical, acolheu e convidou o Emanuel para
participar de sua classe na E. D. - criancinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...