quarta-feira, 30 de março de 2011

PARTILHA... Cuidado cuidadores, cuidem-se.

Como pastor, tenho acompanhado muitas famílias em momentos difíceis de enfermidade. De forma especial, destaco aqui a experiência de algumas famílias cujo um dos familiares necessita de cuidados especiais e o outro familiar se torna o cuidador principal. O que tenho visto é muito desgaste e sofrimento por ambos os lados. Os limites impostos pela situação já são grandes, mas os apresentados pela relação de parentesco e falta de preparo para tal atividade é que mais prejudica o tratamento. Claro que é preciso levar em conta o fato de que nem todas as famílias tenham possibilidades financeiras de contratar cuidadores profissionais.

Portanto, quando não se pode contratar um profissional é necessário que a família ao menos revese o trabalho, para que  não sobrecarregue apenas um dos membros. Além disso é necessário que se capacitem na medida do possível para fazer o melhor no CUIDADO DO OUTRO e CUIDADO DE SI MESMOS. O que, infelizmente, tenho visto é muitas vezes o cuidador, por descuido de si mesmo, ficar doente. Pensando um pouco nisso compartilho aqui uma cartilha do Ministério da Saúde intitulado “Guia Prático do Cuidador”. Meu desejo é que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas cuidadas e dos seus cuidadores.

Cuidado cuidadores, cuidem-se! Seja cuidar do marido, da esposa, do pai, da mãe, do filho, da filha, do sobrinho, da sobrinha, do parente, do vizinho, do amigo... isso é nobre e cristão, MAS não se esqueça de cuidar de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...