O ministério de liturgia de minha igreja local tem se esforçado por preparar materiais que nos auxiliem nas várias celebrações cúlticas. Reunimos-nos todas as terças-feiras das 16h às 17h30 para estudar, preparar celebrações e dividir tarefas. Excepcionalmente nesta semana, a reunião foi transferida para a quarta-feira, devido o feriado de carnaval.
Porém, por questões pessoais não pude participar da reunião. Hoje ao receber a “memória da reunião”, ou seja, as anotações do que conversaram, juntamente com alguns anexos em meu e-mail, fui surpreendido por um pequeno texto de autoria desconhecida. Como o texto falou muito a meu coração, acredito que possa comunicar também ao seu. Especialmente neste período em que nossa igreja local realiza uma CAMPANHA DE JEJUM E ORAÇÃO, este texto se torna mais significativo.
Veja primeiramente o texto bíblico de Isaías 58.6-8
“O jejum que eu prefiro, acaso não é este: desatar os laços provenientes da maldade, desamarrar as correias do jugo, dar liberdade aos que estavam curvados, em suma, que despedaceis todos os jugos? Não é partilhar o teu pão com o faminto? E ainda: os pobres sem abrigo, tu os albergarás; se vires alguém nu, cobri-lo-ás; diante daquele que é a tua própria carne, não te recusarás. Então tua luz despontará como a aurora, e o teu restabelecimento se realizará bem depressa.”
INSTRUÇÕES PARA JEJUAR NA QUARESMA
Faça jejum de irritação. E pronuncie palavras bondosas.
Faça jejum de aborrecimento. E transborde de gratidão.
Faça jejum de amargura. E alimente-se de mansidão e paciência.
Faça jejum de pessimismo. E respire esperança e otimismo.
Faça jejum de preocupações. E confie em Deus.
Faça jejum de queixumes. E alegre-se com as coisas simples da vida.
Faça jejum das pressões. E ore.
Faça jejum de julgamentos. E descubra que Jesus vive nas outras pessoas.
Faça jejum de tristeza. Deixe seu coração mergulhar em alegria.
Faça jejum de egoísmo. Use de compaixão para com as pessoas.
Faça jejum de vingança. E exercite a reconciliação.
Faça jejum de palavras. No silêncio, procure ouvir e compreender.
VAMOS FAZER JEJUM? Só de comida, ou vamos incrementar este ano?
Shalom!
Excelente esse cardápio, não só para essa época... com certeza faz bem para a saúde do corpo, da alma e do espírito. É simples, porém, não é fácil... mas acho que devemos tentar fazer todo dia. Saúde!
ResponderExcluir