quinta-feira, 31 de março de 2011

PORTAS ABERTAS - 4º Encontro

Hoje, realizamos o 4º encontro Portas Abertas em nossa igreja local. Temos estudado as 8 marcas de uma igreja que cresce, apresentadas por Christian A. Schwarz no livro "O desenvolvimento Natural da Igreja". Já estudamos as duas primeiras marcas nas semanas anteriores: “Liderança capacitadora” e “Ministérios orientados pelos dons”. Hoje estudamos sobre a “Espiritualidade contagiante”. Além do capítulo do livro, utilizei o texto bíblico de João 4.5-42, quando a mulher samaritana após conhecer Jesus a “Fonte de Água da Vida”, sai a proclamar para as pessoas sua descoberta.

A direção do culto ficou sob a responsabilidade da irmã Zezé, que preparou um belo programa com a participação de várias pessoas fazendo orações e lendo textos bíblicos. O momento de intercessão foi feito no altar com a realização de um grande círculo de oração.

Com o crescimento do número de participantes não só no culto, como também na hora do café, tivemos que preparar os comes & bebes no salão social. Tivemos a presença hoje de 38 participantes. Além dos momentos valorosos de edificação, algumas das marcas que destaco é a possibilidade de estreitar um pouco mais os laços de irmandade na congregação.






REUNIÃO DE ORAÇÃO - Pr. Dernival Santana

Terça-feira passada, 29 de março, o momento de reflexão bíblica da reunião de oração ficou sob a responsabilidade do Pastor Dernival Santana, um dos pastores aposentados que freqüenta nossa igreja local. Ao iniciar o momento de reflexão, convidou sua esposa, irmã Ironildes Santana, para acompanhá-lo em algumas músicas. Antes mesmo que fizesse a leitura da Palavra de Deus e compartilhasse sobre o texto, cantou vários hinos o que foi motivo de edificação dos presentes.

Não só cantou, mas também encantou. Interagiu com a congregação ensinando alguns dos cânticos e pedindo seu auxílio como back-vocal em algumas músicas. Rapidamente, peguei o violão e fui acompanhá-los neste momento agradável e edificante de louvor e adoração. Ao final todos presentes estavam tão alegres com os momentos de cânticos que se uniram numa salva de palmas.

Após o momento de Edificação, investimos tempo marcando os pedidos que cada componente do grupo apresentava. De posse destes pedidos, investimos um bom tempo em oração intercedendo por cada um dos pedidos. Foi um momento maravilhoso de trabalho e missão no altar do Senhor, intercedendo pelos pedidos ali apresentados. A cada dia temos aprendido sobre a responsabilidade de ser intercessores.

Ao final, no momento de avisos e informes, a irmã Inayá Ometto, apresentou a todos o convite especial que foi preparado para o CHÁ DE OUTONO a ser realizado pela Sociedade Metodista de Mulheres em breve. A criatividade das mulheres é fantástica... parabéns mulherada.

Como não poderia deixar de faltar, terminamos a reunião com um delicioso lanche. Hummmm... Êta religião boa, mas engorda... hehehehe!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

PARTILHA... Cuidado cuidadores, cuidem-se.

Como pastor, tenho acompanhado muitas famílias em momentos difíceis de enfermidade. De forma especial, destaco aqui a experiência de algumas famílias cujo um dos familiares necessita de cuidados especiais e o outro familiar se torna o cuidador principal. O que tenho visto é muito desgaste e sofrimento por ambos os lados. Os limites impostos pela situação já são grandes, mas os apresentados pela relação de parentesco e falta de preparo para tal atividade é que mais prejudica o tratamento. Claro que é preciso levar em conta o fato de que nem todas as famílias tenham possibilidades financeiras de contratar cuidadores profissionais.

Portanto, quando não se pode contratar um profissional é necessário que a família ao menos revese o trabalho, para que  não sobrecarregue apenas um dos membros. Além disso é necessário que se capacitem na medida do possível para fazer o melhor no CUIDADO DO OUTRO e CUIDADO DE SI MESMOS. O que, infelizmente, tenho visto é muitas vezes o cuidador, por descuido de si mesmo, ficar doente. Pensando um pouco nisso compartilho aqui uma cartilha do Ministério da Saúde intitulado “Guia Prático do Cuidador”. Meu desejo é que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas cuidadas e dos seus cuidadores.

Cuidado cuidadores, cuidem-se! Seja cuidar do marido, da esposa, do pai, da mãe, do filho, da filha, do sobrinho, da sobrinha, do parente, do vizinho, do amigo... isso é nobre e cristão, MAS não se esqueça de cuidar de si mesmo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

SERMÃO DO CULTO VESPERTINO (27.03.11) - Jesus a Água da Vida


Compartilho as anotações do sermão que preguei no Culto Vespertino de ontem na Catedral Metodista de Piracicaba. Basta CLICAR  na figura acima e boa leitura.

SERMÃO DO CULTO MATUTINO (27.03.11): "Mesmo no deserto Deus não nos abandona" - (pps e html)



INTRODUÇÃO:

Hoje é o 3º Domingo da Quaresma, e como tenho afirmado no decorrer deste período litúrgico, este é um tempo oportuno para revermos nossos conceitos e preconceitos.

A Palavra de Deus é poderosa e pode nos ajudar nessa revisão. Portanto quero convida-los a abrirem seus corações e mentes diante desta Santa e Poderosa Palavra.

O Lecionário Comum nos propôs a leitura dos seguintes textos:

  • Antigo Testamento: Ex 17,1-7;
  • Novo Testamento: Rm 5,1-8;
  • Evangelho: Jo 4,5-42;
  • Salmo 95.
Ao analisarmos estes textos, verificamos que eles apresentam uma mesma mensagem.

Todos eles afirmam que Deus está sempre presente ao longo da caminhada de Seu povo e sempre oferece a possibilidade de realização plena e verdadeira felicidade.

Na leitura do Novo Testamento (Rm 5,1-8), o que aprendemos é que Deus acompanha o seu Povo em todos os momentos da história; e, apesar do pecado e da infidelidade, Ele insiste em oferecer gratuitamente a salvação.

Na leitura do Evangelho (Jo 4,5-42) que é o texto que eu vou pregar no Culto da Noite, vemos a mesma visão. Ele nos garante que, através de Jesus, Deus oferece ao homem a verdadeira felicidade.

Não uma felicidade ilusória, parcial e falível, mas a vida eterna. Deus quer dar vida plena ao Seu povo.

Por isso a lição do texto é a seguinte: Quem aceita Jesus como “seu salvador” torna-se um Novo Homem, que vive do Espírito e que caminha ao encontro da vida eterna.

A leitura do Antigo Testamento, Ex 17,1-7, é o texto que gostaria de compartilhar com vocês nesta manhã.

Portanto, abramos nossas Bíblias em: Ex 17,1-7
 
TEXTO: Ex 17,1-7

1 Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do SENHOR, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.



2 Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?


3 Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?


4 Então, clamou Moisés ao SENHOR: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me.


5 Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai.


6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.


7 E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
CONTEXTO

Vamos entender um pouquinho o contexto.

Se na semana passada, compartilhei com vocês sobre a existência de várias “Tradições Patriarcais”, e vimos que a de Abraão foi uma das que mais se destacou e por isso foi lembrada e registrada pelo escritor bíblico.

Hoje vamos estudar um outro texto, que também é fruto de tradição oral. Ele faz parte de um bloco maior de textos cujo, os estudiosos chamam de “Tradições sobre a libertação”.

Na realidade trata-se de um conjunto de relatos sobre a libertação, que originalmente eram independentes uns dos outros, mas que num determinado momento da história, foram ajuntados pelo escritor bíblico.

O nosso texto, faz parte desse bloco de tradições que narram a libertação dos hebreus do Egito e a caminhada pelo deserto até o Monte Sinai.

A questão fundamental, apresentada no texto que fizemos a leitura, é a sobrevivência no deserto do Sinai.

Os beduínos conheciam diversos “truques” que lhes asseguravam a sobrevivência no deserto. Um desses “truques” pode se relacionar muito bem com este texto.

A própria ciência comprova que existe no deserto do Sinai, algumas rochas porosas que, quando quebradas em determinados lugares, elas permitem o aproveitamento da água que ficou ali armazenada.

Alguém pode perguntar: Será que foi isso que aconteceu naquela hora? Simplesmente retiraram a água que estava parada na rocha?

Gostaria de dizer que isso seja muito possível. Mas o nosso foco, ao estudarmos a fé desse povo, não deve ser este.

O importante é que Israel viu nesse fato um sinal da presença e do amor do Deus libertador. Do Deus que vem ao seu encontro e lhe dá a água que gera vida no momento do deserto escaldante.

Às vezes gostamos de falar do extraordinário. Achamos que o milagre de Deus se dá somente quando algo estupendo acontece. Mas o que vemos aqui, é que Israel reconheceu neste ato simples de tirar a água da pedra porosa, algo comum aos beduínos, uma manifestação do agir de Deus em seu favor.

Portanto, é importante entendermos que o objetivo do texto é fortalecer a fé de Israel lembrando-lhe que no passado Deus interviera em sua história, e o sustentara nos momentos mais críticos. A providência da água no deserto do Sinai fora uma delas.

É importante ressaltar que o objetivo do escritor que reuniu todas estas tradições sobre a libertação, não era o de descrever jornalisticamente o que aconteceu na caminhada pelo deserto.

O que ele desejava, na realidade, era que o Povo de Israel aprendesse um pouco mais sobre a ação de Deus em sua história e compreendesse que o Seu Deus nunca os abandonou, e que jamais os abandonaria.
 
MENSAGEM

Este relato bíblico serve como um modelo. Ele, na realidade, representa todos os contra tempos e dificuldades que o Povo de Deus enfrentou na caminhada pelo deserto.

Desde que o Povo fugiu do Egito, até chegar a este lugar, chamado pelo autor, de Massa/Meribá, Deus manifestou, de várias formas, o seu amor por Israel:

  • No episódio da passagem do mar (cf. Ex 14,15-31)...
  • No episódio da água amarga transformada em água doce (cf. Ex 15,22-27)...
  • No episódio do maná e das codornizes (cf. Ex 16,1-20)...
Em todos eles, Deus mostrou o seu empenho em conduzir o seu Povo para a liberdade e em transformar a experiência de morte numa experiência de vida.

Deus mostrou, sem margem de dúvidas, que sempre esteve empenhado na salvação do seu Povo.

Depois dessas experiências, Israel não deveria ter qualquer dúvida sobre a ação salvadora de Deus e sobre o seu projeto de libertação.

Mas. porém, contudo, entretanto... não foi isso que aconteceu.

Diante das dificuldades da caminhada, o Povo esqueceu tudo o que o Senhor havia feito, e manifestaram dúvidas com respeito aos objetivos de Deus.

A falta de confiança em Deus (“o Senhor está ou não no meio de nós?” - vers. 7) conduz ao desespero e à revolta.

O Povo entra em contenda com Moisés.

A palavra “meribá” vem de uma raiz (“rib”) que significa: “entrar em contenda”.

A palavra “massa” vem de uma raíz (“nsh”) que significa: “tentar”, no sentido de “provocar”.

O local onde tudo isso aconteceu ficou conhecido por estes nomes, porque ali o povo acusou Deus de ter um projeto de morte, apesar de Ele, tantas vezes, ter demonstrado que o seu projeto era de vida e vida plena.

Mesmo, depois de tantas provas, Israel ainda não havia experimentado uma verdadeira experiência de fé: não havia aprendido a confiar em Deus e a se entregar em Suas mãos.

Como é então que o Senhor vai reagir à ingratidão e à falta de confiança do seu Povo?

Ele reage com “paciência divina”. Ele responde mais uma vez às necessidades do seu Povo, oferecendo a água que dá vida.

À pergunta do Povo: “o Senhor está ou não no meio de nós?”, Deus se manifesta no meio deles, e lhes concede bênçãos.

Assim, o povo deve aprender que o Senhor é Deus, e está sempre presente na caminhada do seu Povo lhe oferecendo vida e salvação.


APLICAÇÃO PASTORAL

Vejamos algumas lições que podemos aprender através desse pequenino trecho da Palavra de Deus:

Todos nós experimentamos diariamente o cuidado e proteção de Deus. No entanto, há momentos na travessia do “deserto da vida”, que experimentamos lutas, sofrimentos e desencantos, que nos fazem duvidar da bondade, do cuidado, do amor e da companhia desse Deus Maravilhoso.

No entanto, este texto bíblico, nos garante que Deus nunca abandona o seu Povo.

Ele está ao nosso lado em toda e qualquer situação. Seja na Terra Prometida, usufruindo o leite e o mel, ou no Deserto, experimentando o Sol escaldante das lutas diárias.

Em todos os momentos, Deus está conosco e nos oferece, gratuitamente, a água que mata a nossa sede.

Como nos afirma Agostinho, em uma de suas orações: “Tu nos criastes para Ti, e nossa alma não encontra Paz enquanto não descansar em Ti”.

Somente Deus pode nos dessedentar da sede de Vida.

Ele sempre esteve, está e estará disposto a realizar um milagre para que nós possamos sobreviver no deserto do dia a dia.

Seu desejo é que tenhamos vida, e vida em abundância.

Que nesta manhã possamos dizer como salmista: “Como suspira a Corsa pelas correntes das águas, por Ti ó Deus suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.

Convido-os a juntos declararmos a nossa fé, entoando o Cântico: “O Povo de Deus”.

Aleluia! Porque, “Mesmo no deserto, Deus não nos abandona!”.

Por isso podemos cantar: “Também sou teu povo Senhor, e estou nesta estrada. Somente Tua graça me basta e mais nada”.

domingo, 27 de março de 2011

FALECEU AOS 88 ANOS - JOSÉ COMBLIM: Brasil e o mundo se despedem de um grande teólogo

Logo após o almoço, ao abrir meu twitter, deparei-me com a seguinte mensagem do Ricardo Gondim: “Estou de luto. A morte de Comblin é uma perda inestimável. Pensador arguto, homem doce e pastor singular”. Assim que lí, dirigi-me para o Google para pesquisar sobre a noticia.

De fato, confirmei a noticia do Gondim e me juntei a ele no luto. Comblin faleceu nesta madrugada (27), aos 88 anos de idade no município de Pedro Simões - Bahia. Não o conheci pessoalmente, mas seus escritos fizeram parte de minha formação teológica. Sua obra é vasta e polêmica. Ele pode ser considerado um dos grandes expoentes da teologia da libertação que viveram no Brasil.

O Brasil e o mundo despede-se de um grande teólogo. Que JOSÉ COMBLIN descanse em paz!

ALGUMAS BIBLIOGRAFIAS:


Le Pouvoir Militaire en Amérique Latine. L’Idéologie de la Securité National. Paris, Éditions Jean Pierre Delarge, 1977.

Théologie de la Révolution. Paris, Universitaires, 1970.

Teologia da Libertação, Teologia Neoconservadora e Teologia Liberal. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1985.

Teologia da Reconciliação. Ideologia ou Reforço da Libertação. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1986.

A Força da Palavra. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1986.

Antropologia Cristã. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1990.

Viver na cidade - Pistas para a pastoral urbana. São Paulo: Editora Paulus, 1997. ISBN 8534906408.

Curso básico para animadores de comunidades de base. São Paulo: Editora Paulus, 1997. ISBN 8534904421

Cristãos rumo ao século XXI - Nova caminhada de libertação. São Paulo: Editora Paulus, 1997. ISBN 8534905347

A nuvem do não-saber. São Paulo: Editora Paulus, 1998. ISBN 8534912416.

Vocação para liberdade. São Paulo: Editora Paulus, 1998.

Desafios dos cristãos do século XXI. São Paulo: Editora Paulus, 2000. ISBN 8534917043.

NEOLIBERALISMO (O) - Ideologia dominante na virada do século. Perópolis: Editora Vozes, 2001. ISBN 8532622909

Os desafios da cidade no século XXI. São Paulo: Editora Paulus, 2002. ISBN 8534920192.

PASTORAL URBANA - O dinamismo na evangelização. Petrópolis: Editora Vozes, 3ª edição: 2002. ISBN 8532622534.

O povo de Deus, São Paulo: Editora Paulus, 2002. ISBN 8534918333

O Caminho - Ensaio sobre o seguimento de Jesus. São Paulo: Editora Paulus, 2004. ISBN 8534922527.

Quais os desafios dos temas teológicos atuais?. São Paulo: Editora Paulus, 2005. ISBN 8534923817.

O que é a verdade?, São Paulo: Editora Paulus, 2005. ISBN 8534922993.

Vaticano II - 40 anos depois, em co-autoria com J. B. Libanio; José Comblin; José Oscar Beozzo; A. Lorscheider; J. M. Vigil. São Paulo: Editora Paulus, 2005. ISBN 8534923671.

A vida - Em busca da liberdade. São Paulo: Editora Paulus, 2007. ISBN 9788534927.

A profecia na Igreja. São Paulo: Editora Paulus, 2008. ISBN 9788534929899.


sábado, 26 de março de 2011

ENCONTRO DE MULHERES - DISTRITO DE PIRACICABA (manhã)

Hoje estou participando do Encontro de Mulheres do Distrito de Piracicaba. A igreja que nos acolhe é a IM Betânia, atualmente pastoreada pelo Rev. Júlio Guevara. Ao chegar dei de cara com os homens da igreja trabalhando na cozinha. Rev. Júlio e sua equipe prepararam o café da manhã e neste momento estão preparando o almoço... fiquei sabendo... pernil de porco (hummmmm – delícia). Tomamos nosso desjejum no salão social. Foi um momento agradável de comunhão e alegria.

Iniciamos nossa celebração com momentos de louvor, acolhida e saudação. Primeiramente, fomos acolhidos pelo Rev. Júlio Guevara, pastor local. Em seguida, a presidente da SMM local, irmã Marilena Rosalém também saudou os presentes. O Secretário Distrital da Federação dos Homens, Hilkias Nicolau, também saudou todos os presentes. E por último foi a Secretária Distrital da Federação Metodista Mulheres, irmã Zoé Barbosa, quem saudou oficialmente aos participantes.

Após o momento devocional, a Revda. Romilde Santana dirigiu uma dinâmica muito interessante. Todas as participantes após exercitarem fisicamente, entoaram uma linda canção.

A Palestra da manhã foi ministrada pela irmã Kátia Torres, presidente da Federação Metodista de Mulheres da 5ª Região Eclesiástica, com o título: “O que é Missão e características de uma mulher missionária”. Ela iniciou sua fala perguntando: Quantas vezes nós dizemos não ao Senhor? Logo após convidou todos a acompanhar a leitura bíblica de Jonas 1. Baseada neste texto, convidou todos a pensar na conseqüência dos nossos “nãos” para Deus. Destacou, principalmente, que muitas vezes por causa dos nossos “nãos” para Deus, as pessoas que estão ao nosso redor são prejudicadas.
Na segunda parte da palestra, baseada no texto sagrado de Lucas 1.26, compartilhou o fato de Maria mesmo reconhecendo a dificuldade que seria cumprir o que o anjo havia lhe comunicado, disse: como será isso... que se cumpra em mim conforme a Tua vontade. Que todos possam sair engravidados, para gerar Jesus no mundo. A palavra foi encerrada como uma ministração no altar. Um momento maravilhoso de oração.
Ao final da manhã, foram feitas algumas homenagens e realizados alguns sorteios, confira as fotos em FOTOS DO ENCONTRO .

HORA DO ALMOÇO: Durante o período da manhã eu trabalhei tirando fotos e preparando o blog. Porém, na hora do almoço, parei para abastacer. Neste momento, sim, pedi para o Rev. Júlio tirar uma foto minha almoçando. Além de ser o mestre cuca e chefe de cozinha, ele foi o fotógrafo desta foto.
NO PERÍODO DA TARDE, a irmã Kátia despediu-se  dos presentes comunicando que estaria participando no período da tarde de um Encontro de Mulheres na cidade de Campinas. O grupo reunido agradeceu sua presença com palmas e a abençoou com oração de intercessão. Zoé Barbosa, presenteou a presidente da FMM com um mimo em nome do distrito de Piracicaba.

A palestra da tarde foi ministrada Revda. Angela Pierangeli, intitulada: "Obstáculos que dificultam nosso desabrochar (crescimento) como mulheres missionárias". À luz do texto bíblico de Mt 25.14-30, compartilhou três obstáculos: 1) Auto estima desequilibrada; 2) Auto exigência destorcida; 3) Medo do fracasso e da crítica. Ao final da reflexão foi realizado um momento especial de oração.

quinta-feira, 24 de março de 2011

PORTAS ABERTAS – 3º Encontro

Hoje, realizamos o 3º encontro Portas Abertas em nossa igreja local. Estes encontros fazem parte da Campanha de Jejum e Oração deste período de Quaresma. Nos propomos durante este tempo de preparação para a celebração da Páscoa (QUARESMA) a estudarmos as 8 marcas de uma igreja que cresce, apresentadas por Christian A. Schwarz no livro "O desenvolvimento Natural da Igreja".

Quinta feira passada refletimos sobre a primeira marca: “Liderança capacitadora”. Hoje, estudamos sobre a segunda, “Ministérios orientados pelos dons”. Além do capítulo do livro, utilizei o texto bíblico de 1Co 12, para compartilhar sobre o tema dos dons. Para mim,esta marca é totalmente coerente ao jeito de ser da Igreja Metodista, ou seja, igreja de dons e ministérios.

Neste ano, o Ministério de Liturgia tem me auxiliado na condução destes encontros. A celebração de hoje foi dirigida pela irmã Cloris Alessi que preparou uma linda liturgia. Destaco, também, o fato dela ter convidado o irmão Paulo Caiuá para nos auxiliar na parte musical. Como é bom ser acompanhado por um bom músico.

O momento de oração ficou sob a responsabilidade da irmã Inayá Ometto, que convidou todos os presentes a formar um circulo no altar. Após a apresentação de vários pedidos dedicamos um momento em oração.


Antes de descermos para o restaurante (cozinha), passamos pelo restauro (canteiro de obra da igreja). Muitos se espantaram com as dimensões e avanços da obra. Neste momento estamos desmontando o palco e o assoalho do antigo anfiteatro, que agora dará espaço a construção de salas para a escola dominical.

Após o “restauro”, o “restaurante”... nosso café da manhã. Tem sido um momento maravilhoso de comunhão e amizade. Vários irmãos e irmãs trazem os alimentos que são compartilhados em nosso desjejum. Como brincamos, “Êta religião boa”... hehehehe.





terça-feira, 22 de março de 2011

REUNIÃO DO MINISTÉRIO DE LITURGIA

Este ministério, vem sendo coordenado desde seu processo de revitalização no início do ano passado, pela irmã Darlene Schützer. Durante todos este tempo, com muita dedicação e esmero ela não só coordenou o grupo, como também se empenhou na formação de seus componentes. Temos realizado desde o ano passado reuniões semanais, com objetivo duplo: 1º) capacitar os participantes do ministério que não tem formação e experiência; 2º) preparar e dirigir as liturgias de alguns cultos. Após um ano, podemos dizer que este ministério tem avançado muito.

Por compromissos profissionais e familiares, a irmã Darlene passara uma temporada na Alemanha. Durante este tempo, ela continuará auxiliando o ministério através das várias formas de comunicação (e-mail, MSN, outros). Durante sua ausência, o ministério será coordenado pela irmã Clóris Alessi, que já dirigiu as reuniões da semana passada e hoje. Diga-se de passagem, fez um ótimo trabalho.

Na reunião de hoje algo diferente aconteceu. Após alguns minutos de seu início, atendi meu celular com uma chamada da irmã Darlene querendo se despedir do grupo.... coloquei no viva voz, onde ela e o grupo puderam conversar. Encerramos o telefonema com uma oração feita pelo irmão Adolpho. Em nome do Ministério, e porque não dizer, da igreja como um todo, agradecemos o trabalho de nossa irmã e desejamos-lhe as mais ricas bênçãos de Deus. Sê tu uma bênção!!!

Hoje nosso ministério preparou o culto da Páscoa. Estamos preparando uma alvorada, ou seja, uma celebração que começará às 6h da manhã. Falaremos da morte e ressurreição do nosso Senhor. O hino que cantaremos para encerrar este culto é “Porque Ele vive, posso crer no amanhã”.

REUNIÃO DE ORAÇÃO... refletindo sobre a Fonte de Água Viva

Hoje em nossa reunião de oração, eu levei um cancioneiro da década de 1970 que encontrei debaixo do palco do anfiteatro que estamos desmontando. O interessante foi ver que este cancioneiro de duas páginas foi preparado pela sociedade de jovens daquela época, que coincidentemente boa parte (as mulheres) estava presente na reunião de hoje. Toquei algumas músicas para que elas relembrassem. Foi um momento muito gratificante... porque não dizer... nostálgico. É bom lembrar de nossa juventude. Melhor ainda lembrar que foi na igreja.

O momento da reflexão bíblica foi dirigida pela irmã Ivone Tavernard, esposa do Rev. Tavernard. Após fazer a leitura do texto bíblico de João 4.13-14, intitulou seu estudo de “Jesus Fonte de Água Viva”. Dentre suas várias falas destaco aqui as seguintes: Não significa que o fato de entregarmos nossas vidas para Jesus nos isenta de passarmos por dificuldades e privações nesta vida.

O cristão mesmo passando por momentos difíceis... desérticos, ele sabe onde recorrer, ou seja, na Fonte de Água Viva... água que da vida aqui e transcende para a eternidade. Se reconhecemos que esta fonte está à nossa disposição, podemos fazer como o apóstolo Paulo em Filipenses 1.21, ou seja, declarar que o viver é Cristo. Não importa o que estejamos passando, para nós a vida... verdadeira vida... é Cristo.

Encerramos nossa reunião com um momento especial de oração e intercessão. Após a apresentação de vários pedidos e outros vários agradecimentos, oramos citando um a um. Que tempo maravilhoso de culto e comunhão. GLÓRIA AO NOME DO SENHOR!

SERVINDO AO SENHOR, ALIMENTANDO QUEM AMAMOS E VIVENDO EM COMUNHÃO... este é o lema da equipe de cozinha que participa da Campanha dos Talentos 2011 da SMM da Catedral Metodista de Piracicaba.

Silvia, Naly, Zenaide e Carlota
Hoje ao chegar à Catedral, encontrei algumas irmãs trabalhando na cozinha. Uma delas me disse, “pastor, reabrimos a padaria”. Eu brinquei, dizendo: “Já estava com saudades da ‘Padoca da Metô’... ”. Todos riram. A Sociedade Metodista de Mulheres da Catedral realiza uma campanha intitulada, “Campanha dos Talentos”, cujo objetivo é que as mulheres através de seus dons realizem trabalhos para angariar fundos para a missão da SMM.

Silvia, Naly, Zenaide e Carlota
Este grupo se une para confeccionar pães, bolos, tortas, rocamboles e roscas, que são vendidos para as pessoas da igreja. Além de realizarem uma tarefa para levantar ofertas para o trabalho missionário que realizam, estes momentos de trabalho coletivo promovem comunhão e amizade. Como é bonito ver estas mulheres trabalhando para o Senhor, alimentando os fregueses que são da igreja com deliciosos e saudáveis alimentos, e acima de tudo, vivenciando a comunhão.


Mirce Lavoura - pedidos e recebimentos

Rocambole

Pão de Batata

Pão Caseiro

A Fornada de Hoje já foi vendida... hummmmmm de que delícia!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...