segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DESCOBRINDO NOVOS TALENTOS... a Bia resolveu ensaiar comigo... foi um barato!!!

Ontem, cheguei mais cedo ao culto vespertino para preparar alguns cânticos. Como o Grupo de louvor não viera pela manhã, imaginei que não iriam chegar para o culto da noite. Liguei o som... peguei o violão... ajustei o microfone... e comecei meu ensaio. Quando olhei para trás, minha filhinha de 3 anos, a pequena Beatriz, havia pegado o microfone que estava encima do genuflexório e estava cantando também.
Claro que não eram as músicas que eu estava ensaiando, mas sim, aquelas que ela aprendeu na escola e também na escola dominical. Assim que o casal Hilkias e Márcia chegou, tiraram algumas fotos. Aproveitei o momento e convidei a Bia para cantar comigo uma musica que ela conhecia e gostava de cantar: “De 100 ovelhinhas, uma se perdeu...”. Ela cantou comigo. Foi muito legal. Quem sabe daqui há alguns dias eu consigo convencê-la a cantar na hora do culto. No ensaio eu já consegui que cantasse no microfone. Vejam a foto da “dupla de dois”.

CULTO VESPERTINO: Compartilhando subsidios homiléticos e hermenêuticos utilizados no sermão de ontem. "Durante toda a jornada Deus está conosco. Ele jamais nos abandona."

Ontem, no culto vespertino da Catedral Metodista de Piracicaba, aproveitando a proximidade da passagem do ano, preguei sobre uma das várias experiências vividas pelo povo de Deus quando caminharam pelo deserto, rumo à terra prometida. O que eles aprenderam com esta experiência é que Deus sempre está presente e pode auxiliar nos momentos mais difíceis da caminhada. Pode até mesmo ensiná-los a sobreviver no deserto, retirando água de pedras.

Aproveito para compartilhar com aqueles e aquelas que gostam de se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus, alguns subsídios homiléticos e hermenêuticos que descobri na preparação e utilizei na pregação.

CLIQUE ABAIXO E CONFIRA

CULTO MATUTINO: A prosperidade que vem de Deus

Ontem nossa celebração matutina contou com a presença de menos pessoas devido o recesso de final de ano, momento em que muitas pessoas aproveitam para viajar. Os irmãos e irmãs presentes celebraram com alegria e fervor. Aproveitamos a ocasião, último domingo de 2010, para refletirmos um pouco sobre nossa caminhada no ano que está por findar e nos consagrar em oração para o ano que se iniciará.

Como os membros do grupo de louvor estavam em viagem, este momento ficou sob minha responsabilidade que acompanhado pelo violão e ao lado do Rodrigo Bombach ministrei alguns cânticos. Matei saudades, pois fazia muitos anos que eu não ministrava e tocava nos cultos dominicais. Claro que toquei os cânticos da “velha guarda”, mas...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DISCURSO DO BISPO GEOVAL... Paraninfo da Turma Prof. Dr. José Carlos de Souza - Bacharel em Teologia (FATEO)

Bispo Geoval e Rev. Paulo
Compartilho com todos vocês o discurso de paraninfo de meu orientador no mestrado, Revmo. Bispo Geoval Jacinto da Silva, na formatura dos bacharéis em teologia da FATEO no último dia 11 de dezembro. Como Presidente do Conselho Diretor desta respeitosa Faculdade, tive a oportunidade de participar da solenidade de formatura e ouvir o discurso in locu.

Além do tom pastoral, algo muito característico em suas falas, o professor deu uma breve aula sobre teologia prática durante seu discurso. Convido-os a ler, pois considerei o discurso uma obra construída com beleza , que levou em consideração a profundidade do momento, porém, sem perder a leveza de um evento festivo.

DISCURSO DO PARANINFO:
REVMO. BISPO GEOVAL JACINTO DA SILVA

Reverendíssimos Bispos da Igreja Metodista, Magnífico Reitor da Universidade Metodista Prof. Dr. Marcio de Moraes, Magnífico Reitor da Faculdade de Teologia Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, Membros...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!

PAPAI NOEL... reflexão de um pai cristão

Segunda-feira passada, 20.12, fui ao Shopping Piracicaba levar minha filhinha de 3 anos para ver o Papai Noel. Ela estava muito empolgada com o fato e preparou uma cartinha pedindo seu presente de natal. Este fato me levou a refletir um pouco mais sobre a lenda do Papai Noel e quero dividir aqui com você.

Mesmo sabendo que a verdadeira história do natal é o nascimento de Jesus Cristo, aproveitei-me dessa lenda tão explorada pela mídia para alegrar minha filha. Aliás, há uma distorção muito grande com relação à figura do bom velhinho promovida pela cultura de consumo. A origem dessa história é muito bonita, pois trata-se do testemunho de um cristão generoso que costumava ajudar ao próximo.

Bispo Nicolau
Segundo os estudiosos a figura do Papai Noel foi inspirada no Bispo Nicolau (280 d. C.) da Turquia. Ele era um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi na Alemanha que associaram sua figura ao Natal. Depois a idéia espalhou-se por todo o mundo. Nos Estados Unidos passou a ser chamado de Santa Claus e no Brasil de Papai Noel.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Segundo a lenda ele mora no Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, visita todas as casas durante as festas natalinas trazendo presentes. Mais do que demonizar esta lenda, podemos ir à sua raiz. Falar sobre a solidariedade e generosidade do bom velhinho. Na realidade, um líder da igreja que cheio da graça de Deus auxiliava as famílias mais necessitadas. Apesar da beleza da roupa vermelha, do cinto preto e do trenó puxado por renas, precisamos humanizar um pouco mais a figura do bom velhinho, lembrando que ele era um bispo dedicado à igreja de Cristo.

Portanto neste natal, não perca a oportunidade de ensinar sobre o nascimento de Jesus, o Salvador do mundo. Se nossas crianças te perguntar sobre o Papai Noel, conte histórias ligadas à solidariedade e generosidade, baseada no exemplo do Bispo Nicolau, um verdadeiro bom velhinho... um homem que verdadeiramente existiu.

Meu desejo é que tenhamos uma postura de equilíbrio. Não devemos demonizar a idéia de Papai Noel, bem como também, enaltecê-la esquecendo-se da verdadeira história do Natal, o nascimento de Jesus.

Como pai, tenho ensinado a história de Jesus para minha filhinha. Porém, não quero privá-la de algumas fábulas próprias da infância. Por isso, procurarei auxiliá-la da melhor forma possível em sua compreensão das mesmas.

Desejo a todos um Feliz Natal!



domingo, 19 de dezembro de 2010

CANTATA DE NATAL (INFANTIL) & BATISMO DA CAMILA CHIARINELLI

Hoje, em nosso Culto Matutino, realizamos uma celebração com a participação especial de nossas crianças. O momento da edificação (sermão), foi através de uma breve cantata de natal preparada juntamente com as professoras da Escola Dominical. Compartilhei o fato de que nos últimos domingos tivemos a possibilidade de receber vários corais e orquestras em nossos cultos, em grande parte apresentando a história do natal através de músicas eruditas, utilizando-se até as línguas originais da composição. Disse-lhes que a igreja é composta de várias faixas etárias e entre elas, as crianças.

Por mais lindas que sejam as canções eruditas, não conseguem comunicar a contento a história do natal para nossos pequeninos. Para tal, foi preparada um cantata infantil, onde elas mesmas contam e cantam a história do natal, dentro de sua capacidade intelectiva e domínio de vocabulário.


Foi um momento maravilhoso e de grande enlevo espiritual. Ao final da cantata, em reconhecimento do esforço e dedicação das crianças e suas professoras, a igreja aplaudiu os pequenos coralistas. Lembremo-nos do provérbio bíblico: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando for velha não se desviará dele”.

Tivemos o prazer de receber em nosso culto o Coral Liga Leve. Foi convidado por uma das componentes, a irmã Valéria Chiarinelli, para auxiliar num culto muito especial para ela e sua família: o batismo da Camila, a raspa do tacho. Tanto o coral, quanto os familiares da Valéria nos alegraram muito nesta manhã. A Camila é uma gatinha. A quarta filha do casal Reggero e Valéria, e uma menininha especial.

Ela já tem muita intimidade com o altar da igreja, pois sem nenhuma timidez se senta no genuflexório e ali fica brincando ou apenas sentada. Tenho falado à igreja que é bom ver crianças andando pelos corredores. É bom que aprendam a amar o espaço do templo, Casa do Senhor. Enquanto são crianças, somos nós que devemos compreendê-las, e não o contrário. O problema é se jovens e adultos teimarem em realizar as mesmas atitudes infantis de nossas crianças... aí sim alguma coisa deverá ser feita. As crianças alegram o ambiente do templo... seus sons são interlúdios em meio aos nossos louvores e orações. Nosso papel segundo Jesus é deixar que essas crianças cheguem até ele, sem as embaraçarmos. Que Deus nos ajude.

Nosso 4º domingo do advento, foi celebrado nesta manhã com muita alegria e vigor. Que venha o nosso natal.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COMPARTILHANDO MINHA ALEGRIA... Sessão Magna (IHGP)


Paulo Dias Nogueira - posse no IHGP
 Amigos e amigas internautas
Saúde e paz!


Mesa composta para a sessão

Pedro Caldari
Presidente do IHGP
Compartilho com vocês minha alegria por ter sido acolhido como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Este acolhimento aconteceu em Sessão Magna, realizada pelo IHGP ontem, 16 de dezembro, às 20h, no auditório da Biblioteca Municipal de Piracicaba.

Gustavo Alvim e
Paulo Nogueira
Agradeço a meus confrades do IHGP pela calorosa acolhida, ressaltando uma gratidão especial ao Prof. Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim pela indicação de meu nome a este colendo Instituto. Desejo cumprir minhas obrigações como membro deste egrégio conselho, colaborando para a preservação da história, estimulação da memória e promoção da cultura do povo piracicabano.

Gustavo Alvim
Nestes sete anos que moro às margens de um rio, bem no “lugar onde o peixe para”, a bela Piracicaba, tenho aprendido muitas coisas. Dentre elas, destaco aqui a paixão do povo por sua história e cultura. São muitos os espaços de preservação da história e promoção da cultura. Várias entidades e organismos, governamentais ou não, preocupam-se com este fato.

Estou chegando... tenho muito que aprender com meus confrades. Estou certo que me ajudarão a ser um bom colaborador.

Mesa
Gosto muito do texto bíblico de Eclesiastes 9.10: “Tudo quanto te vier às mãos para fazer, fazê-o conforme as tuas forças...”. Este texto nos apresenta uma boa medida. Não devemos ir além, nem ficar aquém de nossas forças. Portanto, desejo colocar minhas possibilidades e competência à serviço do nobre Instituto.


Ontem foi uma noite especial. Confira as fotos:

Diploma... IHGP... Sócio Efetivo

Colocando boton do IHGP

Pose para foto... recém-empossado.

Discurso em nome nos novos
Associados

Discurso em nome nos novos
Associados

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

MEU CONVITE... participe da solenidade de minha posse como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)

Estimados amigos e irmãos
Graça e paz!

Reafirmo meu convite, postado no dia 02 de dezembro p.p., para participarem, amanhã, da sessão solene onde serei empossado como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Aguardo por você e sua família!

Rev. Paulo Dias Nogueira

 Convite

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba tem a honra de convidar V. Sa. e Exma. Família para a sua Sessão Magna de outorga da Medalha de Mérito “Prudente de Moraes” e de posse de novos Associados Efetivos da instituição, bem como de lançamento de sete livros e da revista anual, a ser realizada no dia 16 de dezembro de 2010, às 20 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Piracicaba, sita na Avenida Saldanha Marinho, 333.

 Pedro Caldari
Presidente do IHGP

 Programa 
  • Composição da Mesa Diretora.
  • Abertura da Sessão Magna pelo Presidente do IHGP, Sr. Pedro Caldari.
  • Saudação do Orador do IHGP, Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim e Protocolo Oficial.
  • Apresentação das personalidades homenageadas com a outorga da Medalha de Mérito “Prudente de Moraes”e entrega de Diploma.
  • Apresentação dos novos Associados Efetivos do IHGP e entrega de Medalhões e Diplomas.
  • Palavra do representante dos outorgados com Medalha de Mérito, Dr. Barjas Negri.
  • Palavra do representante dos associados empossados, Rev. Paulo Dias Nogueira.
  • Lançamento de livros. Encerramento e Coquetel.


domingo, 12 de dezembro de 2010

POSSE NA REITORIA E FESTIVIDADES DE FORMATURA 2010 - FATEO


Cerimônia de Posse - reitor e vice-reitor da FATEO
Rev. Prof. Paulo Garcia e Rev. Prof. Nicanor Lopes

Paulo Garcia, Paulo Nogueira,
 Rui Josgrilberg
Conforme anunciei no blog, sexta e sábado próximos passados (10 e 11 de dezembro) participei das festividades de formatura dos alunos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (96 ao todo) e da cerimônia de posse do reitor e do vice-reitor da mesma. Foram dias maravilhosos. Quanto a sexta-feira durante o dia, participei da reunião do Conselho Diretor da FATEO e já compartilhei sobre o tema no mesmo dia. Compartilho agora sobre três eventos ligados à formatura: 1) Cerimônia da porta; 2) Culto do Envio; 3) Solenidade de Formatura.

CERIMÔNIA DE PASSAGEM DA PORTA:
Segundo o Prof. Hélerson Bastos que pesquisou o tema, esta cerimônia acontece desde 1958. Trata-se de um momento em que...

HOJE - DIA DA BÍBLIA... MINHA HOMENAGEM.

Estimad@s internautas graça e paz!

Hoje, 2º domingo de dezembro, comemoramos o “DIA DA BÍBLIA”. Aproveito o ensejo para apresentar um breve histórico. O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. No Brasil, somente após a chegada do protestantismo de cunho missionário (1850) que a data passou a ser celebrada. Mas o primeiro registro público...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR... agradecimento ao Prof. Rui e acolhida aos professores Paulo e Nicanor. Confira!!!

momento da reunião
Hoje, no período da manhã, participei da última reunião ordinária anual do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO). Após um momento agradável de desjejum iniciamos a reunião com um momento devocional dirigido pelo Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg. O texto bíblico utilizado para reflexão foi de Lucas 1.26-33. Foi um momento de grande elevo espiritual.

Nicanor, Rui, Paulo Garcia, Lia, Paulo Nogueira, Otoniel e Robson

Prof. Dr. Rui e Rev. Paulo Nogueira
Dentre os vários assuntos trabalhados, compartilho aqui a transição de nossa reitoria e vice-reitoria. Após servir a FATEO nos cargos de reitor e vice-reitor por 22 anos, o Prof. Dr. Rui deixa a direção para dedicar-se mais à docência e pesquisa. Sua relevante contribuição por mais de duas décadas na administração/gestão da FATEO é...

CONVITE... HOJE - POSSE DO REITOR E DO VICE-REITOR DA FATEO

Estimados e estimadas internautas
Saúde e paz!

Relembro que hoje será a posse do reitor e do vice-reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Àqueles/as que se interessarem e puderem participar vai meu convite. Abraços!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

À IRMÃ ANA MODOLO, meu carinho... AO IRMÃO ARISTIDES MÓDOLO minha homenagem.

Hoje investi um tempo conversando com a irmã Ana Módolo. Ela é membro de nossa igreja local e também moradora do “LAR BETEL” (Instituição que abriga aproximadamente 100 idosos na cidade de Piracicaba). Após a morte de seu esposo, irmão Aristides Módolo, ela ficou morando sozinha por alguns meses em sua casa. Dialogando com seus familiares (cunhada e sobrinhos, pois eles não tiveram filhos) chegaram de forma unânime a conclusão de que o “Lar Betel” seria um bom lugar para ela morar. As providências foram tomadas e ela mudou-se para seu novo “lar”.

Hoje, passados muitos meses, ela me disse que está muito feliz e que aquele é o melhor lugar do mundo. Ela tem atividades todos os dias, se relaciona com muitas pessoas e participa de vários cultos na capela. Segunda a irmã Ivone, diretora da instituição, a irmã Ana é muito bem humorada e participativa. Destacou que um gesto muito bonita que ela faz é telefonar para pessoas da igreja e parentes no dia de seus aniversários e desejar felicidades através de uma música.

Lembramo-nos um pouquinho do irmão Aristides Módolo (Tide como ela o chama). Lembrei-me de um presente que...

VISITA AO LAR BETEL

Hoje no período da tarde tive a oportunidade de visitar, juntamente com a sociedade de mulheres de minha igreja local, o “LAR BETEL”. Esta instituição é o lar de aproximadamente 100 pessoas idosas. Para mim é sempre motivo de muita alegria poder visitar seus moradores. Na visita de hoje levamos um panetone para cada um. Antes de entregá-los realizamos um “momento devocional” na capela. Após saudá-los, convidei-os para...cantar a música “Deus está aqui”, conhecida por muitos.
Após o cântico, disse-lhes que estes dias que antecedem o natal é considerado pela igreja cristã como período do advento. Ou seja, tempo de refletir sobre as promessas da vinda de Jesus (Messias) ao mundo. Fiz a leitura do texto bíblico de Isaías 9.6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Partilhei com todos sobre...

REUNIÃO DO MINISTÉRIO DE AÇÃO DOCENTE

Dia 08 de dezembro é feriado em Piracicaba. Aproveitando a data o Ministério de Ação Docente de nossa igreja local reuniu-se para um momento de avaliação e início de planejamento para 2011. Foi um momento muito agradável, pois fomos acolhidos na casa da irmã Rinalva (coordenadora do ministério) que nos agraciou com um delicioso lanche vespertino.

No relatório distribuído pela coordenadora, apresentando as atividades do ministério após sua reorganização em 08 de maio deste ano, fruto da Campanha de Revitalização Ministerial da Catedral, foi possível ver a importância de...

REUNIÃO DE ORAÇÃO

Terça-feira passada, 07 de dezembro, fui o responsável por dirigir a reunião de oração da tarde. Toda a primeira reunião do mês sou o responsável, pois aproveitamos a data para também celebrar a Ceia do Senhor. No primeiro momento da reunião entoamos vários cântico, muitos deles escolhidos pelos presentes.

No momento da reflexão pastoral, utilizando-me de um texto de João Wesley que instruía os pregadores leigos de sua época a considerar a congregação ao elaborar o sermão, desafiei os presentes a pensarem nas pessoas às quais desejaram o natal, imaginando que tipo de mensagem elas necessitam.

Utilizei o exemplo de nossa visita ao... 

APRESENTAÇÃO DE PESQUISA AO GETEP (Grupo de Pesquisa em Teologia Prática no Contexto Brasileiro)


Segunda-feira passada, 06 de dezembro, participei da última reunião de 2010 do Grupo de Pesquisa ao qual faço parte, GETEP (Grupo de Pesquisa em Teologia Prática no Contexto Brasileiro), ligado à Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Nesta ocasião tive a oportunidade de apresentar minha dissertação de mestrado ao grupo.


Minha pesquisa foi na área de Práxis Religiosa e Sociedade do Programa de Pós...

2º DOM DO ADVENTO NA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA – Culto Vespertino


Domingo passado, em nosso culto vespertino, O Coral Rev. James W. Koger (Coral de nossa igreja local) apresentou uma programação especial: a Cantata 142 de J. S. Bach e duas peças de G. F. Haendel: E a glória de Deus (coro inicial de O Messias) e Aleluia, Amém! (Coro final do Oratório Judas Macabeus). O acompanhamento (piano e órgão) foi do irmão Wesley Jorge Freire, que também nos brindou com o prelúdio "Eis dos anjos a harmonia!" - Mendelssohn (Arranjo: Ira B. Wilson) e o poslúdio "O primeiro Natal" - tradicional (Arranjo: Dan Coates), além de acompanhar a igreja nos cânticos congregacionais.


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CANTATA 142 DE J. S. Bach:

Considerada uma das cantatas "apócrifas" (de autoria incerta) de Bach (as outras são nos: 15; 141; 160). A cantata BWV 142 foi...

CRIANÇAS CELEBRAM A SANTA CEIA - 2º DOM DO ADVENTO NA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA – Culto Matutino

No culto matutino do domingo passado, 2º dom do advento (2010), também celebramos a Ceia do Senhor em nossa igreja local. Partilho aqui uma das coisas que me traz mais alegria no momento de servir a Mesa do Senhor: ensinar as crianças sobre a importância deste ato e servi-las. Lembro-me da época em que as crianças só tinham acesso aos elementos da Ceia, quando terminava o culto e as bandejas eram levadas para a cozinha. Neste momento, as igrejas deixavam as crianças...

sábado, 4 de dezembro de 2010

BEATRIZ FEZ SUA 1ª AUDIÇÃO... curtimos muito... valeu!!!

Paulo, Beatriz e Valéria
Hoje pela manhã nossa filha participou de sua primeira audição. Como pais corujas, curtimos cada momento. Tivemos ao nosso lado os compadres (Ronalde e Priscila) e a prima torta (Carla).
Em meio a tantas atividades, reservamos um dia da semana (quarta-feira) para acompanhar a Bia em seus estudos musicais (musicalização infantil). Após um ano de estudos tivemos a recompensa vendo-a se apresentar publicamente.


Profª Rosana, Paulo, Bia e Valéria
Louvamos a Deus pela oportunidade de poder investir na educação musical da Bia; agradecemos à profª Rosana Fontolan por sua dedicação; alegramo-nos porque tudo isso acontece no espaço da Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle (EMPEM) – Instituição Metodista.


Vejam as fotos:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...