Segunda-feira passada, 20.12, fui ao Shopping Piracicaba levar minha filhinha de 3 anos para ver o Papai Noel. Ela estava muito empolgada com o fato e preparou uma cartinha pedindo seu presente de natal. Este fato me levou a refletir um pouco mais sobre a lenda do Papai Noel e quero dividir aqui com você.
Mesmo sabendo que a verdadeira história do natal é o nascimento de Jesus Cristo, aproveitei-me dessa lenda tão explorada pela mídia para alegrar minha filha. Aliás, há uma distorção muito grande com relação à figura do bom velhinho promovida pela cultura de consumo. A origem dessa história é muito bonita, pois trata-se do testemunho de um cristão generoso que costumava ajudar ao próximo.
Bispo Nicolau |
Segundo os estudiosos a figura do Papai Noel foi inspirada no Bispo Nicolau (280 d. C.) da Turquia. Ele era um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi na Alemanha que associaram sua figura ao Natal. Depois a idéia espalhou-se por todo o mundo. Nos Estados Unidos passou a ser chamado de Santa Claus e no Brasil de Papai Noel.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Segundo a lenda ele mora no Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, visita todas as casas durante as festas natalinas trazendo presentes. Mais do que demonizar esta lenda, podemos ir à sua raiz. Falar sobre a solidariedade e generosidade do bom velhinho. Na realidade, um líder da igreja que cheio da graça de Deus auxiliava as famílias mais necessitadas. Apesar da beleza da roupa vermelha, do cinto preto e do trenó puxado por renas, precisamos humanizar um pouco mais a figura do bom velhinho, lembrando que ele era um bispo dedicado à igreja de Cristo.
Portanto neste natal, não perca a oportunidade de ensinar sobre o nascimento de Jesus, o Salvador do mundo. Se nossas crianças te perguntar sobre o Papai Noel, conte histórias ligadas à solidariedade e generosidade, baseada no exemplo do Bispo Nicolau, um verdadeiro bom velhinho... um homem que verdadeiramente existiu.
Meu desejo é que tenhamos uma postura de equilíbrio. Não devemos demonizar a idéia de Papai Noel, bem como também, enaltecê-la esquecendo-se da verdadeira história do Natal, o nascimento de Jesus.
Como pai, tenho ensinado a história de Jesus para minha filhinha. Porém, não quero privá-la de algumas fábulas próprias da infância. Por isso, procurarei auxiliá-la da melhor forma possível em sua compreensão das mesmas.
Desejo a todos um Feliz Natal!
Pr. Paulo.
ResponderExcluirGraça e Paz!
Parabéns pela excelente matéria sobre Papai Noel. Precisamos remar contra essa corrente de preconceitos que chegou pelo vento dos movimentos carismáticos pentecostais. Temos a obrigação de narrar os acontecimentos históricos para as nossas crianças.
Obrigado pela história do Papai Noel, Pastor. estava mesmo pensando em uma forma de contar o verdadeiro valor do Natal a Helena mas não queria simplesmente "destruir" a idéia do bom velhinho.
ResponderExcluirgrande abrass
Muito Obrigado por ter postado essa matéria maravilhosa, ainda não tenho filhos mas sempre pensei muito a respeito de como me portar com meus futuros filhos em relação ao Papai Noel.
ResponderExcluirNasci num lar católico onde sempre foi cultivada essa tradição, porém à uns 12 anos sou cristão protestante, e nas igrejas evangélicas, pelo menos na sua grande maioria como o irmão da matéria disse, "demonizam" o Papai noel, vou seguir o conselho do irmão não vou privar meus futuros filhinhos dessa tradição tão linda.
Fiquem na Paz
Miguel
Muito oportunas as sua reflexões...
ResponderExcluirAbraços, bom Natal a você e família... saúde!
Ana Paterniani
Boa Noite Rev. Paulo Como Vai O Senhor
ResponderExcluirEu E Minha Familia Desejamos Um Feliz E Santo Natal
E Prospero Ano Novo
Um Abraço Do Seu Amigo Em Cristo
Marcos Magagnatto