domingo, 12 de dezembro de 2010

POSSE NA REITORIA E FESTIVIDADES DE FORMATURA 2010 - FATEO


Cerimônia de Posse - reitor e vice-reitor da FATEO
Rev. Prof. Paulo Garcia e Rev. Prof. Nicanor Lopes

Paulo Garcia, Paulo Nogueira,
 Rui Josgrilberg
Conforme anunciei no blog, sexta e sábado próximos passados (10 e 11 de dezembro) participei das festividades de formatura dos alunos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (96 ao todo) e da cerimônia de posse do reitor e do vice-reitor da mesma. Foram dias maravilhosos. Quanto a sexta-feira durante o dia, participei da reunião do Conselho Diretor da FATEO e já compartilhei sobre o tema no mesmo dia. Compartilho agora sobre três eventos ligados à formatura: 1) Cerimônia da porta; 2) Culto do Envio; 3) Solenidade de Formatura.

CERIMÔNIA DE PASSAGEM DA PORTA:
Segundo o Prof. Hélerson Bastos que pesquisou o tema, esta cerimônia acontece desde 1958. Trata-se de um momento em que...
 os alunos participam de uma breve devocional, no corredor das salas de aula. Bem em frente a uma grande porta de vidro que é aberta apenas uma vez por ano, ou seja, para a realização desta cerimônia. Esta porta tem um grande valor simbólico... ela representa uma transição... é o sair da sala de aula depois do dever cumprido, para dirigir-se ao Salão Nobre (templo nesta ocasião) para ser enviado/a em missão. Como parte da liturgia desta cerimônia foi lido o texto bíblico de João 10.1-9, proferida uma palavra pelo reitor, Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, entoado um cântico intitulado “Samba da Invocação” e proferida uma oração episcopal (Revmo. Bispo João Carlos Lopes). O processional de passagem pela porta se deu da seguinte forma: primeiramente os bispos e as autoridades eclesiásticas, seguidos pelos professores e professoras, e logo após os alunos e alunas das três turmas de teologia. A chegada de todos os participantes do processional ao Salão Nobre, seu início ao Culto do Envio. Este rito de passagem é tremendamente simbólico. Posso afirmar porque já passei por ele em situações diferentes... ora como formando (sendo guiado)... ora como membro do Conselho Diretor (guiando). A sensação é maravilhosa, pois este ato simbólico comunica mais que muitas palavras.

CULTO DO ENVIO:
O culto iniciou-se com um processional de entrada (bispos, autoridades, professores e formando) ao som do hino “Ó vem caminhante” de Charles Wesley. A primeira leitura foi do salmo 96, que depois foi entoado (música de Nelson Bomilcar). Com muita música, alegria e gratidão celebramos este culto. A Palavra de Deus foi Pregada pelo Revmo. Bispo João Carlos Lopes, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Foi um culto muito emocionante. Destaco aqui três momentos que para mim foram marcantes: 1) Sermão do Bispo João Carlos, como sempre uma palavra profunda e bem contextualizada; 2) momento de oração pelos formandos; 3) ato de posse dos novos reitor e vice, principalmente a palavra do Prof. Dr. Márcio de Moraes. Este ano além de enviarmos nossos ex-alunos e ex-alunas para a missão, tivemos a oportunidade de dar posse aos dirigentes da “Casa de Profetas”, enviando-os também em missão.

SOLENIDADE DE FORMATURA:

Esta solenidade aconteceu no CENFORTE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso) em São Bernardo do Campo. Tudo começou com a palavra de acolhida da Cerimonialista e Mestre de Cerimônias, Luciana de Santana. Após acolher a todos os presentes, convidou as autoridades eclesiásticas, professores/as e formandos/as para adentrarem o recinto em processional. Foi realizada a leitura da Bíblia Sagrada em Isaías 52.7 e depois realizada uma oração. Compôs-se a Mesa das Autoridades e entoou-se o Hino Nacional Brasileiro. Passou-se aos pronunciamentos das autoridades: 1) Presidente do Conselho Diretor de São Bernardo do Campo; 2) Reitor da FATEO – Prof. Dr. Rui Josgrilberg; 3) Presidente do Conselho Diretor da Fateo – Rev. Paulo Dias Nogueira (este que vos escreve); 4) Colégio Episcopal da Igreja Metodista – Revmo. Bispo Paulo de Oliveira Lockmann. Após estas palavras, todos se colocaram em pé para entoar o cântico “Eis-me-aqui” de Asaph Borba. Por se tratar de três turmas, tivemos três paraninfos, três oradores e três juramentistas.

Os formandos do Curso de Teologia – Bacharelado – Matutino, foi batizada com o nome de Turma Prof. José Carlos de Souza. Se paraninfo foi o Bispo Geoval Jacinto da Silva, o orador foi Jorge Luis Pereira de Freitas e o juramentista o Antonio Luis França Garcia. Esta turma homenageou as funcionárias Luzinete Armênio do Nascimento e Michelly Aiyumi do Rosário.

A turma dos formandos do curso noturno, recebeu o nome de Prof. Edson de Faria Francisco. Seu paraninfo foi o prof. Douglas Nassif Cardoso, o orador Edmilson Magalhães, o juramentista Manuel da Silva Machado. A turma homenageou as seguintes funcionárias: Adriana Pimpionatti Zaffe Zuffo e Maria Aparecida de Melo Mouro.

A terceira turma, intitulada Prof. Nicanor Lopes, teve como paraninfo o Prof. Luis Carlos Ramos, orador o Adilsom Salles Ramos e a juramentista a Elizabell. A turma homenageou as funcionárias Luciana de Santana e Michelly Aiyumi do Rosário.

O ápice da festa é o momento de entrega dos certificados, pois conforme os nomes eram chamados, os presentes se manifestavam com muito barulho e vibração. PARABÉNS AOS FORMANDOS... PARABÉNS À DIREÇÃO DA FATEO, JUNTAMENTE COM TODOS PROFESSORES E, FÚNCIONÁRIOS; PARABÉNS AOS FAMILIARES...

Por tudo que já aconteceu e pelo que irá acontecer, obrigado Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...