segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CULTO MATUTINO: A prosperidade que vem de Deus

Ontem nossa celebração matutina contou com a presença de menos pessoas devido o recesso de final de ano, momento em que muitas pessoas aproveitam para viajar. Os irmãos e irmãs presentes celebraram com alegria e fervor. Aproveitamos a ocasião, último domingo de 2010, para refletirmos um pouco sobre nossa caminhada no ano que está por findar e nos consagrar em oração para o ano que se iniciará.

Como os membros do grupo de louvor estavam em viagem, este momento ficou sob minha responsabilidade que acompanhado pelo violão e ao lado do Rodrigo Bombach ministrei alguns cânticos. Matei saudades, pois fazia muitos anos que eu não ministrava e tocava nos cultos dominicais. Claro que toquei os cânticos da “velha guarda”, mas...
 são cânticos inesquecíveis. A igreja acompanhou todos sem o uso do projetor de multimídia.

No momento da reflexão compartilhei o texto de Josué 1.1-9, intitulando o sermão de : “A prosperidade que vem de Deus”. Introduzi dizendo que neste tempo que se aproxima da passagem do ano o que as pessoas mais dizem é: Feliz Natal e PRÓSPERO Ano Novo. Afirmei que provavelmente a música brasileira mais cantada na passagem de ano seja "Fim de Ano", de Francisco Alves e David Nasser, gravada por João Dias em 1951. Todo mundo já cantou ao menos o refrão:

Adeus ano velho,
Feliz Ano Novo.
Que tudo se realize
No ano que vai nascer.
Muito dinheiro no bolso,
Saúde pra dar e vender.
  
Inclusive muitas pessoas se utilizam de “simpatias” para iniciar o ano, visando que ele seja próspero. Citei algumas simpatias de ano novo retiradas da internet:


  • “Fazer simpatia é bom durante o ano todo, mas no Reveillon é mais importante ainda, pois ele vem carregado de novas vibrações positivas e com a esperança de que só coisas boas aconteçam”.
  • “Na passagem do ano é legal usar roupas novas, pois elas sempre atraem novidades”. 
  • “À meia-noite de 31 de dezembro, dê uma mordida numa maça bem vermelha, que simboliza o sucesso, e mentalize tudo de bom que você deseja conquistar”. 
  • “À meia-noite, segure uma taça de champanhe com a mão esquerda, tome sete goles e jogue o restante do líquido para trás, de uma só vez, por cima do ombro direito”.
Após todas estas apresentações, afirmei que a verdadeira prosperidade só pode vir de Deus. E ser próspero é muito mais que ter dinheiro no bolso e boa saúde. Se este for o padrão de avaliação, muitos personagens bíblicos não passarão no teste. Infelizmente existem denominações cristãs que tem teologias/ideologias muito próximas desta idéia capitalista de prosperidade material/física. Isto tem confundido a mente de muitos cristãos.


Disse à igreja reunida que se queremos experimentar a prosperidade de Deus, temos que nos basear em sua Palavra, não em experiências, simpatias, etc. Primeiramente fiz a leitura de 2 Timóteo 3. 16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.


Logo após, convidei-os à leitura do texto base que eu utilizaria: Josué 1.1-9:


Após fazer a apresentação do texto no seu contexto, ressaltei três pontos importantes para que experimentemos a prosperidade que vem de Deus segundo as palavras dirigidas à Josué: 1º) Obedecer as ordenanças (segue tudo quanto meu servo Moisés te ordenou); 2º) Falar das ordenanças (não cesses de falar deste livro); 3º) Medita nas ordenanças (medita dia e noite nas palavras desta lei).
Encerrei o sermão, convidando os que assim desejassem, a se aproximarem do altar para um momento especial de oração e consagração. Foi um momento de grande enlevo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...