domingo, 20 de fevereiro de 2011

POV 2011 - 1º Encontro - Minha palavra como professor da disciplina Ministério Pastoral na Igreja Metodista


Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, tive a oportunidade de conhecer a turma do Programa de Orientação Vocacional (POV) que acompanharei este ano através da disciplina Ministério Pastoral na Igreja Metodista. Neste encontro, o primeiro de quatro que teremos no decorrer deste ano, foi possível perceber uma turma participativa.


Alguns dos participantes deste programa, eu já conhecia de outras atividades na vida da Igreja Regional, outros, porém, conheci durante este encontro. O grupo é bem heterogêneo. Temos homens e mulheres; pessoas com formação universitária e outros em busca do primeiro curso; alguns formados em teologia por EAD pela Universidade Metodista e outros com formação teológica em diferentes seminários; moradores da própria cidade onde acontece o curso (São José do Rio Preto) e outros que viajam dia e noite para chegarem (Tocantins por exemplo); gente tentando o programa pela primeira vez e outros persistindo por mais uma.


Como professor da disciplina de Ministério Pastoral na Igreja Metodista, tenho o desafio de ajudá-los a compreender melhor o que seja este ministério (do pastor e da pastora) entre muitos outros na vida da igreja. Após conhecerem mais de perto o que seja este ministério, cada candidato/candidata deve se perguntar se sua vocação é para realizar estas tarefas. Afirmo sempre aos participantes do programa: “É preferível a uma pessoa ser um/a bom/boa leigo/a na vida da igreja, do que um/ pastor/a medíocre”. Cito sempre o exemplo utilizado no livro O Monge e o Executivo, como uma analogia: Quando uma loja promove seu melhor vendedor de televisão a gerente, pelo simples fato de ser bom vendedor de televisões, corre o risco de perder um ótimo vendedor e ganhar um péssimo gerente. Quando bons leigos e leigas que servem ao Senhor com dedicação e destemor são coagidos por uma comunidade de fé, ou por sua família, ou até mesmo por seus desejos pessoais a assumir o pastorado sem ter dom/vocação, corre-se o risco de se perder um/a ótimo/a leigo/a e ganhar-se um péssimo/ pastor/a.


Tenho participado como professor deste programa desde seu início em 2000. Tive a oportunidade de acompanhar muitos alunos e alunas e constatar esta verdade. Muitos que passaram por aqui, estão desempenhando um ótimo ministério pastoral em suas igrejas locais. Outros, porém, não subsistiram ao fardo próprio imposto ao ministério, sucumbindo na caminhada. Alguns além de não estarem no ministério local, nem mesmo na igreja local como leigos estão. Optaram por afastar-se. Desejo que o POV seja orientador/norteador para os irmãos e irmãs que deixando suas igrejas locais dirigem-se ao Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco em busca de auxilio quanto aos rumos ministeriais a serem tomados. Que Deus os ajude a entender Sua vontade... que o Programa seja bênção para cada um/a.

Um comentário:

  1. Queridos pastores e participantes do POV,
    Primeiramente agradeço a Deus por participar de tal oportunidade e agora pela unidade com outros irmãos do Brasil inteiro. Que Deus nos abençoe nesta caminhada!!!!!Abraços de Tereza Brasília DF

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...