domingo, 20 de fevereiro de 2011

PALAVRA PASTORAL À CATEDRAL... Sobre crescimento qualitativo, quantitativo e orgânico (1).


Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve



Queridos irmãos e irmãs
Graça e paz!

Neste ano de 2011, nossa igreja local está utilizando uma nova metodologia para a elaboração de seu Plano de Ação. Reconhecendo que por muitos anos reduzimos o ato de planejar à elaboração de um calendário de atividades, assumimos desta vez o compromisso de nos esforçar na construção de um plano que norteie/oriente as atividades de todos os ministérios.

Após algumas reuniões da liderança, bem como de vários ministérios locais, definimos como premissa principal para este ano o “crescimento quantitativo e qualitativo” da igreja local. Este tema deverá levar em consideração alguns apontamentos e preocupações assinalados pelos coordenadores/as de ministérios durante as discussões.

Lembro-lhes que em setembro próximo completaremos 130 anos de vida e missão em Piracicaba. As gerações que nos antecederam, realizaram sua parte da missão, cabe agora a esta geração fazer a sua. Somos os responsáveis pela sustentabilidade e expansão do metodismo em Piracicaba.

Ainda que o tema do CRESCIMENTO seja uma novidade para nossa igreja local, não o é para muitas denominações, e em especial para o metodismo brasileiro. Muitas Regiões Eclesiásticas tem apresentado desafios numéricos de crescimento, com o intuito de motivar a ação missionária da igreja. Podemos citar o exemplo da 1ª RE que deseja chegar a 1 milhão de metodistas no Rio de Janeiro ou da nossa Região (5ª RE) que tem como alvo alcançar 50 mil metodistas até 2016. Oficialmente, a Igreja Metodista tem orientado que o caminho do crescimento é fruto do DISCIPULADO CRISTÃO. Inclusive a palavra do Bispo Adonias no Informativo Regional deste mês foi dedicada a este tema, intitulada: Discipulado Cristão – chamado de Deus para os metodistas.

Não tenho dúvidas da grande importância do discipulado para o crescimento da igreja, crescimento este quantitativo, qualitativo e orgânico. Porém, gostaria de compartilhar aqui a tese de um pesquisador alemão que me tem influenciado muito. Trata-se de Christian Schwarz, fundador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Natural da Igreja. Após realizar uma minuciosa pesquisa em mais de 1000 igrejas de 32 países diferentes nos 5 continentes, em busca das causas do crescimento das igrejas no mundo, chegou a oito marcas de qualidade das igrejas que crescem. Segundo ele, se estas marcas forem colocadas em prática na caminhada da igreja, redundarão em crescimento quantitativo e qualitativo.

Apresento abaixo as 8 marcas apontadas por Schwarz:

1) Liderança capacitadora; 2) Ministérios orientados pelos dons; 3) Espiritualidade contagiante; 4) Estruturas funcionais; 5) Culto inspirador; 6) Grupos familiares; 7) Evangelização orientada para as necessidades; 8) Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.

Segundo a pesquisa de Schwarz se desejamos crescer em qualidade e quantidade, precisamos levar em consideração estas oito marcas. Por ser este um espaço exíguo para maiores discussões e aprofundamentos, apenas introduzo o tema e me comprometo a preparar um material para melhor expor esta tese. Como pastor local, desejo que conheçam esta metodologia de crescimento, que não tem nada de “mágico”, mas é verdadeiramente o “desenvolvimento natural da Igreja”.
Rev. Paulo Dias Nogueira

Palavra Pastoral  publicada no Boletim Mensageiro
Orgão Oficial da Catedral Metodista de Piracicaba

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...