terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O QUE MOTIVA NOSSA IGREJA?... Retirado do Livro uma Igreja com Propósito, de Rick Warren

“O QUE MOTIVA NOSSA IGREJA?”

“Muitos são os planos do coração do homem, mas é o propósito do Senhor que permanecerá”.Provérbios 19:21

Steve johnson iniciou a reunião mensal do conselho da Igreja de Westside exatamente às 19h. - Temos muito a decidir esta noite, então é melhor começarmos - disse. Como vocês sabem, a pauta de hoje é aprovarmos um programa unificado da igreja para o próximo ano. Temos que apresentá-lo à congregação em duas semanas.

Como presidente, Steve estava bastante ansioso em relação ao que iria acontecer. Só a reunião anual de orçamento provocava mais discórdia e debates do que a reunião de planejamento de programa. - Quem quer começar? - perguntou Steve.

- Isso deve ser fácil -, disse BEN FIEL, um diácono, membro da igreja há 26 anos. - O ano passado foi um bom ano. Vamos somente repetir todas as coisas boas que fizemos. Sempre acreditei no conceito de que tudo o que foi tentado e deu certo é melhor do que idéias novas.

- Bem, tenho que discordar disso -, disse BOB NOVIDADE. - Os tempos mudaram e creio que devemos reavaliar tudo o que estamos fazendo. Só porque o programa funcionou no passado não significa que automaticamente vai continuar funcionando no próximo ano. Acho interessante começarmos outro culto de adoração com um estilo diferente. Temos visto o crescimento da Igreja Calvary desde que eles programaram um culto contemporâneo para alcançar os sem-igreja.

- É isso aí, algumas igrejas fazem qualquer...
 ...coisa para trazer o povo - replicou BEN FIEL - Eles se esquecem para que serve a igreja: é para nós, os crentes! Nós devemos ser diferentes e nos separar do mundo. Não temos que nos conformar com o que o mundo quer. Ver isto acontecendo na igreja de Westside seria decepcionante!

Nas duas horas seguintes uma lista de programas foi apresentada para inclusão no calendário da igreja. KAREN COMPASSIVA insistiu apaixonadamente que a igreja de Westside tomasse um papel mais ativo no resgate de mães grávidas que querem abortar e nos movimentos anti-aborto. JOHN CORAJOSO deu um testemunho emocionante de como os “Cumpridores de Promessas”, grupo evangélico composto só de homens, mudou sua vida e sugeriu um quadro cheio de atividades para os homens. LINDA AMOROSA falou sobre a necessidade de se desenvolver grupos de apoio às pessoas carentes. BOB EDUCADOR deu as opiniões costumeiras sobre a fundação de uma escola cristã. JERRY ECONÔMICO, nervoso com tantas idéias, não parava de perguntar “quanto tudo isso vai custar?”, cada vez que uma proposta era feita. Todas as sugestões eram válidas. O problema é que parecia não haver um padrão de referências pelo qual o conselho pudesse avaliar e decidir quais programas iria adotar.

Finalmente, CLARK PERSUASIVO falou. A voz de CLARK era o que todos queriam ouvir naquela altura do campeonato, Sempre que havia impasse nas reuniões de negócios da igreja, ele costumava fazer um pequeno discurso e a maioria votava da forma como ele orientava. Não que suas idéias fossem melhores. Na verdade as pessoas freqüentemente discordavam dele, mas sua personalidade marcante fazia com que tudo que ele dizia fizesse sentido.

Qual o problema deste cenário? Forças múltiplas de motivação nesta igreja competindo por atenção. Isto resulta em conflito porque estão tentando ir em diversas direções ao mesmo tempo.

Se você olhar a palavra dirigir no dicionário, irá achar esta definição: “guiar, controlar ou direcionar”. Quando dirige um grupo, você o guia, controla e direciona. Quando dirige uma orquestra, você guia, controla e direciona a música!

Toda a igreja é dirigida ou motivada por alguma coisa. Existe uma força que a guia, uma pressuposição controladora, uma convicção motivadora por detrás de tudo que acontece. Este direcionamento pode não estar escrito em nenhum lugar. Ele pode ser desconhecido para a maioria das pessoas da congregação. Provavelmente nunca houve uma votação para aprovar tal direcionamento. Mas, ainda assim, ele existe e influencia cada aspecto da vida da igreja. Qual é a força que direciona e motiva sua igreja?

Retirado do Livro “Uma Igreja com Propósito” de Rick Warren.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...