segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sermão de domingo passado (04/06) - Culto Matutino - Seguindo o exemplo de Naamã

Compartilho logo abaixo o ppt do sermão de domingo de manhã, bem como o esboço que utilizei (clique em mais informações) . Desejo que possam ser instrumento de bênção na vida dos que lerem... e mais bênção ainda dos que relerem. Que Deus vos abençõe!


Seguindo o exemplo de naamã 2 reis 5 1-18
View more presentations from Paulo Dias Nogueira.


SEGUINDO O EXEMPLO DE NAAMÃ
  
INTRODUÇÃO

CALENDÁRIO LITÚRGICO
Ano C
Tempo Comum – 14º Dom
6º Domingo após Pentecostes
Cor Litúrgica: Verde

LEITURAS BÍBLICAS

Primeira – 2 Reis 5,1-14
Segunda – Gálatas 6,1-16
Evangelho  – Lucas 10,1-11;16-20
Salmos – 66,1-9

TEXTO – 2 Reis 5,1-18

1  Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso.
2  Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3  Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4  Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.
5  Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais.
6  Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7  Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.
8  Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9  Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu.
10  Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.
11   Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.
12  Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
13  Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
14  Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
15  Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.
16  Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.
17  Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
18  Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

CONTEXTO

Reino do Norte (Israel), durante o reinado de Jorão (853-842 a.C.).

Jorão é o nono rei de Israel, filho de Acabe e Jezabel.

Nesta época os reis de Israel, querendo modernizar o país e marcar sua presença no cenário político do antigo Oriente Médio, mantiveram uma relação muito estreita com os povos circunvizinhos. Isso levou a uma invasão de deuses, de cultos e de valores estrangeiros, que ameaçam a fé israelita.

Ainda que Jorão tivesse retirado as estátuas que seu pai havia erigido a Baal (2 Re 3,2), esta era uma época de muita idolatria, onde os deuses cananeus eram cultuados em Israel e Baal assumira o lugar de Deus (JAVÉ) no coração de muitos israelitas.

O profeta que se destaca nesta época é Eliseu. Ele dá continuidade ao ministério profético de Elias, assumindo como bandeira principal de seu ministério, o defender a fé em Deus (JAVÉ).

Nosso texto é a história de Naamã, um general da Síria que apesar de poderoso era acometido de uma doença terrível, a lepra. Informado por uma serva de que em Israel havia um profeta que poderia curá-lo do seu mal, ele veio até Eliseu, carregado de presentes com o objetivo de “comprar” sua cura. O profeta mandou que ele apenas se banhasse por sete vezes no rio Jordão. Após a cura o general reconheceu que o Deus de Israel (JAVÉ) é o único Deus.

MENSAGEM

Este não é um texto jornalístico onde o autor descreve os últimos acontecimentos, mas sim um texto teológico, com uma finalidade catequética. Ele pretende ajudar os israelitas que sentem seduzidos pelos deuses dos povos e principalmente pelo culto a Baal, a redescobrirem os fundamentos da sua fé em Deus (JAVÉ).

Cinco lições presentes no texto:

1ª lição: Deus (JAVÉ) é o Senhor da vida - Ele tem um projeto de libertação para o homem... só Ele pode salvar aquele que parece condenado à morte. Deus usa os homens para atuar no mundo; mas é Ele quem salva e dá a vida.  Os israelitas deveriam reconhecer isto, assim como fez Naamã.

2ª lição: A ação de Deus (JAVÉ) não é uma ação circunstancial, que apenas resolve os problemas externos, mas é uma ação que atua a um nível profundo e que transforma radicalmente a vida do homem… Naamã não ficou só curado de uma doença física mas tornou-se um homem novo que deixou os ídolos para servir o verdadeiro e único Deus. 

3ª lição: A salvação não é um dom exclusivo, reservado a alguns privilegiados ou a uma raça especial: Naamã é sírio e, portanto, um inimigo tradicional do Povo de Deus… Mas Deus (JAVÉ) não faz distinção de pessoas e oferece a todos, sem exceção, a sua graça.

4ª lição: Liberto dos males, Naamã quis agradecer a sua cura presenteando Eliseu; mas aprendeu com o testemunho de Eliseu que não fora um homem que o havia curado, mas Deus. Diante disso, manifestou sua gratidão a Deus (JAVÉ) convertendo-se totalmente ao seu senhorio.

5ª lição: Eliseu não se utilizou do ministério profético para auto-promoção ou benefício próprio. Ele reconheceu que a ação foi de Deus e portanto, toda a glória deveria ser dada a Ele.


APLICAÇÃO PASTORAL

A história de Naamã nos desafia.

Onde temos depositado nossas esperanças? No Deus Verdadeiro ou em outros “deuses”?

Temos nos permitido ser mudado e moldado por Deus ou estamos interessados apenas nas curas/bênçãos?

Reconhecemos em nossos atos que a salvação de Deus é para todos e que Ele não faz acepção de pessoas?

Temos agradecido ao Senhor pelos inumeráveis benefícios com que nos tem agraciado? Ou só sabemos pedir?

Temos promovido a glória de Deus ou nos aproveitamos do dom que recebemos para auto-promoção?


Rev. Paulo Dias Nogueira
Catedral Metodista de Piracicaba
6º Domingo após o Pentecostes
04 de julho de 2010

Um comentário:

  1. PEÇO ALTORIZAÇÁO PARA PREGAR O SEU SERMÃO SOBRE OBEDIENCIA, QUE ME CHAMOU MUITA ATENÇÃO NA SUA COLOCAÇÃO. Sou Pr.Aux.Em minha cidade natal São João Del Rei-MG. Terminando um curso de Teologia em setembro proximo.A 02 anos neste Ministerio Pastoral.Ainda aprendendo e muito aprender. Meu imail para resposta altairluizz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...