sábado, 31 de julho de 2010

PARABÉNS PIRACICABA PELOS 243 ANOS!!! (minha homenagem)


Neste domingo, 01 de agosto de 2010, Piracicaba completa 243 anos. Desejo, através deste pequeno texto, homenagear a cidade onde estou morando atualmente, a qual seus habitantes me tem acolhido com carinho e ternura.
Lembrando o início da música "Piracicaba", interpretada por Tonico e Tinoco, que diz: “Piracicaba, que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto...”, compartilho sobre um dos maiores encantos da cidade em minha opinião... o rio. Um pouquinho de história... 
Piracicaba é uma palavra indígena que significa "lugar onde o peixe pára”, uma referência ao salto (quedas do rio) que bloqueia a piracema dos peixes. A primeira tentativa de desbravar estas terras foi em 1693, com Pedro Moraes de Cavalcanti, porém não resultou em povoamento. Com a descoberta do ouro em Cuiabá, construiu-se uma estrada que pudesse ligar São Paulo à estas minas em Mato Grosso. Esta estrada, construída em 1725 por Luiz Pedroso de Barros, passou por esta região.
Porém, foi em 01 de agosto de 1767 que oficialmente foi instalada, pelo capitão Antônio Correa Barbosa, um novo povoado às margens do Rio Piracicaba. Mas foi em 31 de outubro de 1821, quando este povoado foi elevado à condição de Vila, que recebeu o nome de “Vila Nova da Constituição”. Este nome foi uma homenagem à Constituição portuguesa promulgada naquele ano. No dia 24 de abril de 1856 a Vila foi promovida à cidade e em 13 de agosto de 1877, por petição do vereador Prudente de Moraes a cidade passa a se chamar, oficialmente, como já o era no cotidiano dos moradores, Piracicaba (lugar onde o peixe pára).
Gostaria de aproveitar a oportunidade desta data festiva para dizer que diante do salto não somente os peixes na piracema param. Ali também é o lugar onde homens e mulheres, sensíveis à beleza natural do rio, param para contemplá-lo. Tenho a oportunidade de morar bem pertinho do rio e contemplá-lo da sacada de meu apartamento. Em alguns momentos tenho a oportunidade de passear com a família às suas margens ou até mesmo comer um delicioso prato, o meu predileto - posta filhote, nos restaurantes da Rua do Porto.
Há muito a se destacar nesta bela cidade, porém nesta ocasião, destaco o lugar onde o peixe e todas as pessoas de bom gosto param... no salto do Rio de Piracicaba.
Um abraço a todos os piracicabanos que me tem acolhido nesta maravilhosa cidade e em especial àqueles e àquelas aos quais pastoreio, formal ou informalmente.
Feliz aniversário Piracicaba...
Paulo Dias Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...