quinta-feira, 22 de julho de 2010

PAI NOSSO - uma oração dialogada

Motivados pelos textos bíblicos propostos pelo "Lecionário Comum", o Ministério de Liturgia da Catedral Metodista de Piracicaba escolheu como tema para o culto matutino do próximo domingo (25.07), ORAÇÃO. 
O texto do Evangelho é o de Lucas 11.1-13, onde Jesus ensina seus discípulos a orar. Este será o texto utilizado para o sermão. Como parte integrante do sermão, teremos uma leitura dramatizada do texto abaixo, onde uma mulher começa a orar o Pai Nosso e derrepente... (cenas do próximo capítulo... leia o texto) Utilize-o também em um dos cultos de sua igreja local para ajudar na reflexão deste importante tema... ORAÇÃO. O sermão eu divido depois... aguarde!


CLIQUE ABAIXO E LEIA

PAI NOSSO

CRISTÃO: "Pai nosso que estás no céu..."

DEUS: Sim? Estou aqui...
CRISTÃO: Por favor, não me interrompa, estou orando!
DEUS: Mas você me chamou!
CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou orando. "Pai nosso que estás no céu..."
DEUS: Aí! Você fez de novo.
CRISTÃO: Fiz o que?
DEUS: Me chamou! Você disse: "Pai nosso que estás no céu." Estou aqui. Como posso ajudar você?
CRISTÃO: Mas... eu não quis dizer isso. É que estou orando. Oro o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem orando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem enquanto não oro...
DEUS: Mas como pode dizer "Pai Nosso", sem lembrar que todos são seus irmãos? Como pods dizer "que estás no céu", sem lembrar que o céu significa paz, que o céu é amor a todos?
CRISTÃO: É, realmente ainda não havia pensado nisso...
DEUS: Mas prossiga sua oração.
CRISTÃO: "Santificado seja o teu nome..."
DEUS: Espera aí! O que você quer dizer com isso?
CRISTÃO: Quero dizer... quer dizer... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
CRISTÃO: Ah! Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra ... santificado. "Venha a o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu..."
DEUS: Está falando serio?
CRISTÃO: Claro! Por que não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?
CRISTÃO: O que faço? Nada! É que faz parte da oração. Além disso acho que seria mesmo bom que o Senhor tivesse o controle sobre tudo o que acontece no céu e na terra.
DEUS: Tenho controle sobre você?
CRISTÃO: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que eu perguntei! Que tal o jeito como você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que dedica à televisão, às propagandas que você corre atrás, o pouco tempo que você dedica a mim?
CRISTÃO: Por favor. Pare de criticar!
DEUS: Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer, tem que ser com aqueles que oram, e estão dispostos a aceitar a minha vontade.
CRISTÃO: Está certo, tem razão. Acho que nunca aceito a sua vontade completamente, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente, peço saúde mas não cuido dela, não me alimento bem ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos, eu e você; saiba que vamos ter vitórias e derrotas. Mas estou gostando dessa nova atitude sua.
CRISTÃO: Tudo bem, Senhor, mas olha... preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito mais do que costuma ser...Vou continuar: "o pão nosso de cada dia nos dá hoje..."
DEUS: Pare ai! Você está me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedir o pão, lembre-se daqueles que não têm pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso, que tem muitos filhos e filhas! Tudo bem, continue. Eu estou interessado na próxima parte de sua oração.
CRISTÃO: "Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores..."
DEUS: E o seu irmão desprezado?
CRISTÃO: Ah! Não sabe? Olha, Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo mais perdoar. Preciso me vingar.
DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saia daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?
CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, e veja a sua tristeza agora. Eu posso mudar isso em você. Basta você querer.
CRISTÃO: Pode? Mas como?
DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e você se sentirá aliviado.
CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
DEUS: Então não me peça perdão também!
CRISTÃO: Mais uma vez está certo! Mais do vingar-me, quero a paz com o Senhor. Está bem, está bem; eu perdôo, mas me ajude, Senhor. Mostre-me o caminho certo entre mim e meus inimigos.
DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você, como está se sentindo?
CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.
DEUS: Hãn...Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
CRISTÃO: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.
CRISTÃO: O que quer dizer com isso?
DEUS: Você tem apreciado a companhia de pessoas que podem levá-lo a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Esse é o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!
CRISTÃO: Não estou entendendo!
DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.
CRISTÃO: Estou com muita vergonha. Perdoe-me, Senhor!
DEUS: Claro que perdôo! Sempre perdôo a quem está disposto a perdoar também. Mas não se esqueça: quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite em cada palavra que fala! E agora, termine sua oração.
CRISTÃO: Terminar? Ah, sim, "Amém!"
DEUS: O que quer dizer "Amém?
CRISTÃO: Não sei. É o final da oração.
DEUS: Você só deve dizer "Amém" quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque "amém" quer dizer "assim seja", "concordo com tudo que orei".
CRISTÃO: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, e me regozijo com aqueles que querem sair do erro, que querem ser livres do pecado. Abençôo-te e fica com a minha paz!
CRISTÃO: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor irmão Paulo!
    Deus o abençoe sempre nesse trabalho maravilhosos de transmitir o amor e o reino de Deus a todos.
    Esse texto acima expressa muito bem a verdade de muitas pessoas, que oram repetidamente e já nem entendem o que dizem,tal frieza se instala quando se ora mecanicamente.
    Jesus seja sempre o caminho por onde devemos andar, orar é nosso alimento mais importante
    Graça e Paz!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...