segunda-feira, 26 de julho de 2010

CULTO VESPERTINO - Participações especiais e Sermão


Após merecidas férias, o Coral Rev. James Willian Koger retornou nesta semana às suas atividades ministeriais. No culto de ontem à noite participaram com duas belas canções: “Os céus declaram a glória de Deus” e o “Salmo 23”. Uma novidade trazida pelo coral foi a de ensinar novos hinos à congregação. Ontem foi ensinado o hino Fonte de todo o bem, no 323 do Hinário Evangélico, cuja letra diz:
1. A terra semeamos a fim de nos dar pão,
Mas Deus é quem a nutre com benfazeja mão;
Ele é quem manda o frio, A calma no verão,
A chuva e o doce orvalho, E a fresca viração.

De todo bem a fonte É  nosso bom Senhor,
Louvai a Deus, Por todo o seu amor.
2. O Criador de tudo, Que perto ou longe está,
Colora a flor silvestre E à estrela o brilho dá.
Os ventos lhe obedecem, E o bravo mar também,
As frágeis avezinhas O seu cuidado têm.

De todo bem a fonte É  nosso bom Senhor,
Louvai a Deus, Por todo o seu amor.

3. A nós, porém, seus filhos,   Revela mais amor,
Mandando-nos à terra Jesus, o Salvador,
Dotando-nos em Cristo De tudo quanto tem,
Fazendo-nos herdeiros De Deus, o Sumo Bem.


De todo bem a fonte É  nosso bom Senhor,
Louvai a Deus, Por todo o seu amor.



Os textos bíblicos utilizados foram os propostos pelo Lecionário Cristão: 1ª) Gn 18.20-32, 2ª) Cl 2.6-15, Evangelho) Lucas 11.1-13 e o Salmo 138. À luz do texto de Gn 18.20-32, que apresenta a história de Abraão intercedendo pelas cidades de Sodoma e Gomorra, preparei um sermão sobre o ministério de oração e intercessão do cristão.


SERMÃO:
Após a leitura bíblica de 1Pe 2.9 que ressalta o ministério sacerdotal de cada crente, convidei os presentes a refletirem sobre o papel do sumo sacerdote nos dias do Antigo Testamento. Destaquei seu papel intercessório e principalmente o simbolismo de suas vestimentas. Expliquei o que significava o Éfode, um peitoral com 12 pedras diferentes, sendo que cada uma delas representava uma das tribos de Israel.
Quando o sumo sacerdote entrava do tabernáculo (depois no templo) para ministrar na presença de Deus, ele levava consigo, bem perto do coração todas as tribos de Israel. Assim como o sumo sacerdote no passado, nós sacerdotes do presente, podemos e devemos interceder em favor das pessoas.
O apelo final e chamada ao altar foi baseada nas seguintes perguntas: Você tem dedicado tempo para sua vida de oração? Suas orações giram entorno de si mesmo e de suas necessidades? Você gostaria, nesta noite, de selar o propósito de dedicar tempo em oração em favor de outras pessoas? Você deseja ser um intercessor em nome do Senhor?
Diante dessas perguntas vários irmãos e irmãs responderam positivamente ao desafio bíblico e vieram ao altar para um momento de fé e compromisso. Que Deus nos abençoe em nosso ministério intercessório. Porém, devemos ter um vida de orAÇÃO, ou seja, orar + ação. Devemos pedir ao Senhor, mas também, consultar nossas forças e capacidade de ajudar nosso próximo. Podemos e devemos orar e agir em favor do próximo. Que nosso ministério de oração e intercessão, ande de mãos dadas com o ministério de solidariedade.
Encerramos o culto entoando o tradicional hino: Despedida, no 498 do Hinário Evangélico:
1. Deus vos guarde pelo seu poder, Protegidos, abençoados, 
Desfrutando os seus cuidados, Deus vos guarde pelo seu poder.

Pelo seu poder e no seu amor, Estaremos todos com Jesus,
Pelo seu poder e no seu amor, Oh! que Deus nos guarde em seu amor!


2. Deus vos guarde para o seu louvor, Consolados e contentes, 
Achegados sempre aos crentes, Deus vos guarde para o seu louvor.

3. Deus vos guarde bem no seu amor, No trabalho glorioso, 
Para o dia venturoso, Deus vos guarde bem no seu amor.


A oração final e a bênção foram realizadas pela Revda. Maria Imaculada, pastora em Amambaí-MS, que estava visitando a igreja. O culto foi um bênção... momentos de grande enlevo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...