terça-feira, 22 de outubro de 2013

DESPERTA DÉBORA – Mães de joelho, filhos em pé

Hoje, das 14h30 às 16h, realizamos o encontro semestral do movimento “Despertar Débora” de nossa igreja local. Sob a coordenação da irmã Zuleika este trabalho tem sido realizado na IMCC há alguns anos.
Hoje o tema da celebração foi “ação de graças”. Cantamos, oramos e fizemos leituras uníssonas. Eu compartilhei uma breve reflexão pastoral baseada no texto de 2 Timóteo 1:3-5. Comentei sobre a grande relevância deste movimento para o reino de Deus. Falei sobre a responsabilidade de serem Mães e avós como Lóide e Eunice. Mulheres que deixaram suas marcas na geração posterior... filho/neto. Neste movimento as mulheres se responsabilizam por orar não só por seus filhos/netos biológicos, mas também pelos vários adotados espiritualmente. Orar para que a geração posterior seja alcançada pela graça de Deus.
Desafiei-as a refletir sobre qual é o testamento/herança espiritual que estarão deixando para seus descendentes (biológicos e/ou espirituais). Disse-lhes que meu desejo é que sejam comparadas a Eunice e Lóide. Que as pessoas um dia possam dizer sobre o que fizeram e que marcou a vida dos seus. 
Logo após a irmã Zuleika fez a leitura de uma linda oração/mensagem que havia composto,cujo título é: Em tudo dai graças.
“Em tudo? Com certeza. Graças a Deus pela saúde e continuemos a louvá-lo quando a saúde se encontra abalada. Graças pela prosperidade e pela adversidade. Graças pelos momentos em que estamos cercados de amigos amáveis e quando somo esquecidos. Graças quando estamos abrigados debaixo de um bom teto e quando nos encontramos numa choupana. Evidentemente que não é a condição material que nos torna agradecidos, mas sim o estado de nosso coração. Grande é a Tua fidelidade, Senhor, para comigo. Graças pelo alimento sobre a mesa. Graças pelo vestuário que uso, pelo abrigo de minha habitação e por todos os meus confortos. Graças pela saúde para cumprir minhas tarefas diárias, pelos olhos para que possa ver, pelos ouvidos para ouvir cânticos de alegria. Meu Deus, eu te dougraças agora mesmo. Graças pela luz que brilha em cada dia e pelo repouso em paz que eu posso ter durante a noite, pela ainda pequena voz que me fala e me ajuda a escolher entre o mal e o bem. Graças pela comunhão com meus amigos. Pelos vizinhos amáveis e sinceros. Graças pelas árvores e flores, pássaros e abelhas, pelo céu azul. Oh! Jamais poderia contar as minhas bênçãos pois tenho muitas e muitas mais. E cada dia me sinto mais grata do que o dia anterior. Graças por meu Cristo, meu amado salvador. Eu te cantarei louvores por toda a eternidade, com um coração agradecido dar-te-ei graças”.
Logo após a leitura de seu texto, a irmã Zuleika propôs uma dinâmica para que todos participassem do momento de ação de graças. Cada pessoa recebeu uma fita colorida, envolto em um chocolate e com uma palavra escrita. Palavras estas que constavam em sua leitura. Dentre elas: Dia, noite, ouvidos, olhos... outros. Foi um momento de ação de graças cheio de criatividade e alegria.

Logo após a Pra. Rosana compartilhou com todos a história e o objetivo deste movimento. Ao final, duas pessoas foram consagradas Déboras: Pra. Rosana e Fafá.  A reunião foi encerrada com a distribuição de um brinde com a logomarca do movimento e um delicioso lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...