terça-feira, 1 de outubro de 2013

BREVE REFLEXÃO PARA O DIA DO IDOSO - Opção pela vida

“Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Isaías 40,30-31)

Hoje é o Dia Internacional do Idoso.  Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. No Brasil, comemorávamos no dia 27 de setembro, porém desde o dia 28 de dezembro de 2006 através da Lei nº 11.443, passamos a comemorar também em 1° de outubro. Esta lei determinou que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Envelhecer é algo natural, somente não envelhecem aqueles que morrem jovens. Aproveito o ensejo para compartilhar uma palavra especial, que intitulei OPÇÃO PELA VIDA. Como cristãos acreditamos que Deus nos criou e nos conserva vivos até quando lhe apraz. Ele é quem decide a hora de “partirmos”. Enquanto isso, devemos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias” (Sl 90,12).

É importante reconhecer que conforme envelhecemos nos deparamos com algumas limitações físicas/emocionais/sociais às quais não estávamos acostumados. Estes fatos têm levado muitos a enfrentarem momentos de crises intensas. Há uma dificuldade de adaptação neste novo estágio da vida.

 Diante dessa crise, temos duas opções: 1ª) Optarmos pelo caminho da morte (desistir de viver) ou, 2ª) Optarmos pelo caminho da vida (investir na qualidade de vida). Como alguém que foi chamado para zelar pela vida, incentivo-os a seguirem a segunda opção. Ainda que no começo seja dolorido adaptar-se a este estágio, convido-os a vencerem esta barreira, pois suas forças serão renovadas. À luz do texto bíblico citado acima compartilho com vocês a experiência vivida pela águia.

Ela é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chegando a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Nesta idade ela está com: As unhas compridas e flexíveis e não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, dificultando a caça. As asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e isso dificultam em muito o vôo.

Então ela só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar aproximadamente 150 dias. Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a pedra até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Somente cinco meses depois de iniciar o “tratamento” sairá para o famoso vôo de renovação, para viver por mais 30 anos.

Que possamos seguir o exemplo da águia!


Confiemos no Senhor, pois Ele pode nos renovar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...