segunda-feira, 25 de abril de 2011

SERMÃO DO CULTO VESPERTINO DE PÁSCOA - Morrer para o mundo e viver para Deus

CLIQUE E VEJA O POWER POINT


INTRODUÇÃO:

Queridos irmãos e irmãs...

Hoje é o Domingo da Ressurreição, chamado também de “Domingo de Páscoa”. Espero que tenha sido um bom dia. Muitos irmãos e irmãs iniciaram seu dia, aqui na igreja, celebrando uma alvorada (6h) e tomando um delicioso Café da Manhã.

Como afirmei no início desse período litúrgico, a Quaresma é um tempo reservado para a reflexão, o arrependimento e a conversão. Assim como nos preparamos para realizar nossas festas (aniversário, batizado, noivado, casamento, bodas, formatura, etc), nos preparamos durante este tempo para celebrar a maior Festa do Cristianismo: a Ressurreição de Jesus.

Durante estes dias que precederam a Páscoa, realizamos em nossa igreja local muitas atividades visando preparar o “Povo de Deus” para a celebração desta importante festa. Durante todos este tempo nos preparamos, não de forma passiva, mas muito ativa, para a Celebração da Festa da Páscoa.

Hoje é o Grande dia.... Aleluia!!!

Estamos bem no início dessa Festa... Alegremo-nos!!!

CLIQUE ABAIXO PARA CONTINUAR A LEITURA
Quem sabe algum irmão ou irmã possa dizer: ...Pastor já é de noite... estamos para encerrar o Culto Vespertino de Páscoa, e o senhor vem falar em início da Festa? Ok! Eu vou explicar...

A Festa da Páscoa perdura por 50 dias. É uma grande e prolongada festa. Compreende os dias, a partir de hoje (Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (12/06).

As propostas do Lecionário Comum para este período são as seguintes:

As Primeiras Leituras são uma seqüência de textos dos Atos dos Apóstolos

As Segundas Leituras são textos da 1ª Carta de Pedro

As Leituras do Evangelho, são retiradas do Evangelho de João.

Com a festa de Pentecostes termina este Tempo Pascal, ou seja, essa Grande Festa, e retornamos para o “Tempo Comum”.

Portanto hoje, ao iniciarmos a festa somos convidados à leitura dos seguintes textos:

1ª Leitura: At 10, 34-43

2ª Leitura: Cl 3,1-4

Evangelho: Jo 20,1-9

No sermão desta noite, convido-os a refletir sobre 2ª Leitura, ou seja, Cl 3,1-4

Ouçamos a leitura da Palavra de Deus.

 

TEXTO: Colossenses 3.1-4

   
CONTEXTO

Vamos entender um pouquinho o contexto.

A carta aos Colossenses foi escrita pelo apóstolo Paulo num momento em que ele se encontrava preso.

Há algumas dificuldades com a exatidão da época. Os estudiosos apresentam algumas opções:

Prisão em Éfeso (anos 56-57)

Prisão em Cesaréia (58-60)

Prisão em Roma (61-63)

Conforme o último versículo dessa carta (4,18), vemos que Paulo ditou o seu conteúdo e somente assinou-a com o próprio punho.

Paulo fica sabendo por intermédio de Epafras (que é o fundador daquela comunidade) algumas dificuldades enfrentadas pelos irmãos colossenses, na caminhada cristã.

Esta carta é ocasional. Ela pretendde ajudar os irmãos de Colossos a superarem as dificuldades presentes.

É importante destacar que na cidade de Colossos além desse grupo liderado por Epafras, existia um outro que se reunia na casa de Filemom. Filemom á aquele irmão para quem o apóstolo Paulo escreveu uma carta, pedindo que ele aceitasse de volta o seu escravo Onésimo. Lembram-se?

A Carta aos Colossenses foi levada por Tíquico, uma pessoa a quem Paulo chama de “irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor” (4,7).

Os moradores da região onde se encontrava a cidade de Colossos tinham algumas crenças. Dentre elas eu gostaria de destacar as seguintes: Eles acreditavam em poderes celestiais, potências , potestades, demônios. Mas tudo isso de uma forma diferente daquilo que Jesus havia ensinado. Para eles no Céu existiam vários tronos, principados e autoridades. O Céu estava infestado de espíritos maus que travavam lutas constantes.

A região da Frigia, local onde se encontra a cidade de Colossos é uma região vulcânica, com muitos terremotos e gases saindo da terra e aquecendo as águas. Na região haviam muitos poços de águas quentes.

Tudo isso criava um ambiente propício para se ensinar que estas manifestações da natureza se tratavam de lutas entre poderes celestiais.

Na cidade de Colossos existiam muitos doutores/mestres locais que estavam ensinando estas doutrinas estranhas, na comunidade dos cristãos. Eles misturavam a fé cristã com estas especulações da crendice do povo.

Segundo estes “Falsos Mestres” todos estes ensinamentos deveriam ser adicionados à fé, para completar a obra de Cristo.

Eles desejavam comunicar aos crentes um conhecimento superior de Deus e dos mistérios cristãos e possibilitar uma vida religiosa mais autêntica.

É contra este sincretismo religioso, que Paulo vai afirmar a absoluta suficiência de Cristo.

 

MENSAGEM

O nosso texto encontra-se no final das advertências de Paulo com relação aos ritos acéticos.

Ele vai apresentar a centralidade de Cristo no projeto salvador de Deus.

Ele vai relembrar aos irmãos de Colossos que é preciso viver de forma coerente e comprometida com Cristo.

Em Jesus todas as especulações com respeito aos poderes celestiais perdem o sentido. A fé cristã é exclusiva, confessa um Deus Único. Não há espaço para ficar se submetendo a outros poderes.

O cristão deve se entregar exclusivamente a Deus e não a poderes celestiais. A manipulação ou crença nestes poderes não é a pratica do verdadeiro cristianismo.

Paulo vai afirmar que a cruz de Cristo anulou o poder das potestades. Inclusive o “príncipe da trevas” já está condenado.

A tarefa do cristão é a de pensar nas coisas lá do alto. Lá onde Jesus está, e não nos lugares onde eles imaginavam existir, poderes celestiais.

Paulo vai afirmar que a base da fé está no batismo. Este é o ponto de partida e a base da vida cristã.

Ao ser batizado, o cristão morre para o pecado e renasce para uma nova vida. Vida esta que começa aqui e transcende para a eternidade.

Ao passarmos pelo Batismo e declararmos a nossa Profissão de Fé, iniciamos um processo de despojarmo-nos do “velho homem” por um processo de conversão que nunca se acaba, e nos revestimos do “novo homem”.

No nosso texto vemos bem presente a idéia de que temos que viver com os pés na terra, mas com a mente e o coração no céu. Somos convidados e ser “Crentes Girafas”, ou seja, aqueles que estão com os pés na terra, mas com a cabeça lá no alto.

Se você desejar estudar um pouco mais, leia o restante da Carta. Pois a partir deste texto que refletimos, Paulo vai apresentar um conjunto de exigências práticas a serem vividas pelos irmãos colossenses (Cl 3,5-4,1).
 
APLICAÇÃO PASTORAL
 
Vejamos algumas lições que podemos aprender neste pequeno texto:

A fé cristã celebra nova vida a partir de Cristo, o ressurreto. A ressurreição é o sinal. Se antes os colossenses estavam submetidos às ordens das potestades, agora já não vivem mais sob esse domínio, mas sob o senhorio de Cristo e buscam as coisas lá do alto.

Cristo é o Senhor sobre tudo e sobre todos. Por isso podemos viver aqui e agora, pensando nas coisas do alto. Nosso dia-a-dia deve ser pautado pela vontade de Deus. É olhando para o alto, para Deus, que definimos nossas ações no mundo.

É no batismo que somos introduzidos nessa comunhão com o Cristo ressuscitado. É a partir dele que começamos a vivenciar esta dinâmica. Pois a afirmação do batismo cristão é: morrer para o mundo, e viver para Deus. Ou seja, morrer o velho homem, para que o novo homem nasça para Deus.

Aproveito hoje, Domingo da Ressurreição, para deixar um questionamento com todos nós:

Temos vivenciado uma caminhada coerente com esta dinâmica de vida nova que começou no dia do nosso batismo ou Profissão de Fé?

Temos nos esforçado para nos despojar do “velho homem”, egoísta e escravo do pecado, e nos revestir do “novo homem”, que se identifica com Cristo e que vive no amor, no serviço, na doação aos irmãos?

E se você ainda não se batizou ou fez sua pública “Profissão de fé”, gostaria hoje de assumir o compromisso de se preparar para tal?

Cristo ressuscitou! É Isto que estamos celebrando nesta noite.

Ao rememorarmos a morte e ressurreição de Jesus, proclamamos a nossa morte para o mundo, e ressurreição para Deus. E para além disso, nossa fé de que um dia ressuscitaremos para a eternidade.

Hoje é um dia muito importante, assuma o compromisso de viver como um ressuscitado. Pés no chão, mas a mente e o coração, lá no alto, bem junto a Deus.

Deus nos abençoe!





















































































1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.












































2 comentários:

  1. A paz amado. Parabéns pela postagem e pelo o blog. Que o Senhor possa derramar sobre você e sua caminhada "bençãos que nem sei contar" como diz a música. Como mudei de blog, pois antes eu estava com o blog Ministério Jovens em Cristo, então venho aqui te fazer um convite a nos seguir e nos visitar nesse novo endereço: http://blogdajuholanda.blogspot.com/.Já estou te seguindo. Fica na paz do Senhor. Ju.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem maravilhosa! Que o Espírito Santo continue te iluminando pastor.

    Grande abraço,
    Galileu ( www.galileulins.blogspot.com ).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...