domingo, 10 de abril de 2011

DIA DO PASTOR... meu compromisso com você à luz de 1ª Pedro 5.2-4

Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelo do rebanho. Ora, logo que o supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”. (I Pedro 5:2-4)


Queridos irmãos e irmãs graça e paz!

Hoje, 2º Domingo de Abril, a Igreja Metodista em todo o território brasileiro estará homenageando seus pastores, pastoras, bispos e bispa. Aproveito esta data para fazer uma breve reflexão sobre nosso relacionamento enquanto “Pastor” e “Ovelhas” – sejam da igreja local ou da net. Para tal, gostaria de destacar alguns pontos que julgo relevantes e que já fazem parte integrante de meu Ministério Pastoral, analisando o modelo de pastorado apresentado pelo apóstolo Pedro.

 
1. O Rebanho é de Deus: Como pastor local não sou dono do rebanho. Estou sob a delegação de Deus. Portanto, estarei prestando contas sobre a forma a qual vos tenho pastoreado. Tenho me empenhado para cumprir da melhor forma a minha vocação.

2. Pastoreai: Se estou sob a autoridade de Deus devo, dentro do possível, seguir o modelo que Ele delegou. Esta tarefa não é nada fácil. Por isso peço que orem, para que apesar de minhas limitações eu possa fazer o melhor.

3. Espontaneamente: A realização de meu pastorado está firmado na convicção de meu chamado. Pastoreio como fruto da vocação e da paixão pela obra de Deus. Posso afirmar que é com muita espontaneidade que servido ao Senhor nesta cidade, e de forma específica nesta igreja local.

4. Não por torpe ganância: Se eu quisesse ser rico, nunca escolheria ser pastor. Há outras profissões e “maneiras” para o homem enriquecer-se, mas o pastorado sério e cristão não o permite. São incompatíveis.

5. De boa vontade: Tenho realizado meus trabalhos motivado por um sincero desejo de ser útil ao Reino de Deus. Caminhar ao lado de vocês tem sido um prazer.

6. Nem como dominadores: Entendo que para Deus, maior é aquele que serve. Procuro realizar um pastorado não autoritário. Antes, desejo ser um instrumento de apoio, que auxilie as ovelhas a encontrar o melhor caminho.

7. Servindo de exemplo: Quero ser exemplo, pois no Reino de Deus o homem é mais importante que sua fala, uma vez que o SENHOR é Deus de pessoas transformadas, não de discursos teóricos.

8. Esperando a recompensa do Senhor: Acredito piamente que as ovelhas não são fonte de autopromoção para o pastor. Os holofotes devem estar em Deus, não em mim, pois sou apenas um instrumento na realização da Obra Divina.
Com estas palavras, quero declarar a todos vocês que tem sido muito bom servir ao Senhor pastoreando a Catedral Metodista de Piracicaba e os leitores do Blog. Que Deus nos conserve neste relacionamento sadio e agradável.

Quero ser uma benção em sua vida, e desejo que você seja uma benção na minha. Juntos conseguiremos cumprir o que o texto acima nos apresenta como modelo relacional entre PASTOR e OVELHA.

Que Deus nos abençoe!

Rev. Paulo Dias Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...