quarta-feira, 1 de junho de 2011

POSTAGENS: O RETORNO... após um mês sem compartilhar na rede, eis-me-aqui outra vez.

Depois de exatamente um mês sem postar no blog, eis-me-aqui outra vez. Eu estava com muitas saudades, não sei quanto a vocês. Este foi um mês atípico, pois um vírus resolveu visitar minha casa e a cada momento um da família é quem dava maior atenção a ele. A demanda da agenda mudou bastante. Mas graças a Deus estamos bem de saúde. Apesar das mudanças na agenda provocadas por nosso inesperado visitante, as atividades continuaram. Compartilho em resumo algumas delas:

INAUGURAÇÃO DO NOVO HOSPITAL UNIMED EM PIRACICABA

Ontem (31.05) participei da cerimônia religiosa de inauguração do novo Hospital Unimed de Piracicaba. Desde minha internação em agosto de 2009 com H1N1 na área de isolamento da UTI do antigo Hospital estreitei muito meu relacionamento com médicos e colaboradores deste respeitado hospital. Muito me alegrei por ter sido convidado como um dos religiosos a proferir palavras de ação de graças e bênçãos. Tive oportunidade de partilhar uma porção da Palavra de Deus e escolhi o texto de Atos 3.1-5: “A cura do coxo”. Destaquei o fato de que o texto bíblico apresenta palavras diferentes sobre o ato de olhar. Neste sentido, convidei todos a pensarem sobre a importância do agir como Pedro e João, ou seja, olharem com profundidade para os outros, enxergando suas necessidades. Disse-lhes que muitas vezes as pessoas enfermas chegam ao hospital tal como o “coxo”, querendo apenas um alívio momentâneo, mas cabe ao profissional (toda a equipe do hospital) olhar para esta pessoa e oferecer-lhe o que tem de melhor. Faz-se necessário, então, repetir os gestos e as palavras dos apóstolos... “o que você quer eu não tenho, mas o que eu tenho te dou”. Oferecer o melhor que tenha em suas mãos. Desejei a toda equipe, que agora dobrou de 450 para 900 colaboradores, votos de saúde e paz no novo local de trabalho. Parabenizo à diretoria pelo objetivo alcançado e desejo que cumpram com êxito a missão para a qual o hospital nasceu. MAIS FOTOS

REUNIÃO DE ORAÇÃO – 31.05

Nossa reunião de oração foi dirigida pela irmã Zezé Martins e a reflexão bíblica ficou sob a responsabilidade da irmã Zoé Barbosa que compartilhou o texto bíblico de Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Tivemos a grata satisfação de receber a irmã Geni Rodrigues Camargo para compartilhar a bênção de uma cura. Em nossas reuniões intercedemos várias vezes a seu favor e de seu tratamento médico, ouví-la testemunhar da cura completa foi motivo de muita alegria para todos. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!!! Ao final investimos tempo orando em favor de todos os pedidos levantados encerrando a reunião com um delicioso café da tarde. MAIS FOTOS

VISITA AO LAR BETEL

Em nossa cidade temos uma instituição que acolhe pessoas idosas e cuida muito bem delas. Seu nome é LAR BETEL (Casa de Deus). Este Lar foi fundado pela Igreja Metodista, porém num determinado momento da história ele tornou-se independente. Hoje, apesar de não ser instituição metodista, seu conselho diretor e sua direção é composta por metodistas. Nossa igreja local tem um carinho muito grande por esta CASA e sempre procura presentear seus moradores.
Em todo o início de inverno realizamos uma campanha para presenteá-los com algo significativo. Em anos passados já levamos: chinelos acolchoados, mantas, cachecol, toucas de lã, etc. Neste ano estamos confeccionando blusas de moletom para todos os moradores (95 idosos). Muitas pessoas estão se envolvendo nesta campanha de solidariedade. Ontem (31.05) recebemos os moletons e estamos nos preparando para realizar a visita no dia 09 de junho (quinta-feira) e então presentearmos pessoalmente nossos amigos idosos que moram no LAR BETEL.

EXPERIÊNCIA DOS IRMÃOS WESLEY

Domingo passado, 31.05, no culto matutino da Catedral Metodista de Piracicaba, aproveitei ser o final da “Semana Wesleyana”, para partilhar com a igreja a experiência religiosa que Charles e John Wesley tiveram em maio de 1738 e registraram em seus diários. Charles teve uma experiência marcante no dia 21 e John no dia 24. MAIS FOTOS

CURSO – CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Logo após a Escola Dominical realizamos um curso de capacitação de professores da escola dominical. Quem ministrou foi a irmã Ivone Tavernard. A classe estava repleta e ficou até o final da palestra (12h30). MAIS FOTOS

ALMOÇO DA FAMÍLIA

Logo após as atividades da manhã, reunimo-nos no salão social da igreja para uma refeição comum. Realizamos um Almoço da Família. Cada família trouxe um prato especial e compartilhou numa mesa comum. Foi maravilhoso... delicioso... saboroso... hummmm!!!! MAIS FOTOS

CULTO DA FAMÍLIA

No domingo (31) à noite celebramos um belo culto, preparado pelo ministério de liturgia, cujo tema foi “FAMÍLIA”. Dentre os vários atos do culto, destaco o “momento da família”, momento este em que a família convidada (família Beissmann) foi à frente e apresentou todos os seus integrantes, compartilhou parte de sua história, receberam uma bênção especial da igreja e ao final foram homenageados com um lindo certificado de participação. Este foi o primeiro “momento da família”, estaremos preparando outros e convidando mais famílias de nossa igreja local. MAIS FOTOS

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL (POV 2011)

Sábado cedinho, saí de São Paulo rumo a São José do Rio Preto para ministrar aula no Programa de Orientação Vocacional 2011. Minha aula foi das 14h às 17h30 nas dependências do Acampamento Metodista daquela cidade. A matéria que ministro é “Ministério Pastoral na Igreja Metodista”. Este foi o segundo encontro do ano. Tem sido motivo de alegria ministrar e ser ministrado através deste programa de orientação vocacional. MAIS FOTOS

60ª SEMANA WESLEYANA

Nos dias 23 a 27 de maio na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista aconteceu a 60ª Semana Wesleyana, com o tema: Wesley, a Bíblia e o povo. Dentre as várias atividades proporcionadas destaco as conferências do Dr. Howard Snyder. Ele trabalhou de 1968 a 1975 como pastor e professor de teologia da Igreja Metodista Livre em São Paulo. Hoje reside nos Estados Unidos e atua como professor de Estudos Wesleyanos no Seminário Tyndale em Toronto, Ontário, Canadá. Ele também é editor da revista da Free Methodist Historical Society e da Revitalization, escreve com freqüência para Cristianity Today e é autor de 18 livros. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. As palestras foram gravadas e você pode assisti-las ou ver mais fotos:

PALESTRAS DO DR. SNYDER                 MAIS FOTOS

ALMOÇO COM PASTORES COREANOS

No dia 25 de maio tive a oportunidade de acompanhar uma comitiva da Faculdade de Teologia em uma Reunião/Almoço com pastores metodista da Coréia que visam iniciar um diálogo para possível relação de cooperação Coréia/Brasil em Formação Teológica. Foi muito bom conhecer um pouquinho pastores de outras culturas, apesar das dificuldades na comunicação, vimos que muitas coisas eram comuns. Havia um coreano “fanático” por café. Foi um momento impar para mim, poder ouvi-los ainda que um pouquinho. MAIS FOTOS

ALMOÇAR AO LADO DE AMIGOS

Em meio a uma semana cuja agenda estava abarrotada, uma pausa para a refeição sempre era bem vinda. Na quarta-feira (25) fui almoçar no restaurante Sete Mares com pastores coreanos. Na quinta (26) voltei ao Sete Mares, mas agora com o conselho diretor e diretoria da FATEO, acompanhado pelo casal Snyder e bispos metodistas. Já na sexta-feira (27), na “saideira”, fomos ao restaurante Varandão (churrascaria) conselho diretor e diretoria da FATEO, bispos metodistas e casal Snyder. À mesa da refeição, de forma descontraída e amiga, estreitamos laços de irmandade. Mais que saborear deliciosos pratos, saboreamos bons bate-papos. MAIS FOTOS

CONSELHO DIRETOR - FATEO

No dia 26 de maio, no período da tarde, em meio às atividades da Semana Wesleyana realizamos uma Reunião do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia (FATEO) em São Bernardo do Campo – SP. Apesar de curta foi uma reunião extremamente proveitosa. MAIS FOTOS

REUNIÃO CONJUNTA
FATEO/CONSAD/CE/ASSESSORES

Sexta feira, 27.05.11 das 19h às 21h, na sala de reuniões da reitoria da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, por convocação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, participei na qualidade de presidente do Conselho Diretor da FATEO, juntamente com a diretoria da mesma, composta pelos irmãos Prof. Paulo Roberto Garcia (Reitor), Prof. Nicanor Lopes e Prof. Otoniel Luciano, de uma reunião com representantes da Rede Metodista de Educação, irmãos Paulo Roberto de Lima Bruhn (Presidente do Conselho de Administração da Rede Metodista de Educação e Presidente do Conselho Diretor do IMS) e Prof. Marcio Moraes (Diretor Geral da Rede Metodista de Educação e Reitor da UMESP), com vistas a definir a situação do Instituto Metodista da Amazônia e outros ajustes necessários. A reunião foi presidida pelo Revmo. Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann e contando com a presença do Revmo. Bispo Stanley de Moraes e Dr. Alexandre Maia (Secretário Executivo da IM). Foi uma reunião proveitosa com decisões sábias. Que Deus continue a nos iluminar nos diálogos. MAIS FOTOS

MINISTERIAL REGIONAL DA FAMÍLIA

Nos dias 20 a 22 de maio o Ministério de Apoio Pastoral (MAPA) da 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, realizou um Ministerial da Família Pastoral na cidade São Pedro, SP. O Hotel escolhido foi “Hotel Fazenda São João”. Foi um momento oportuno de reencontro de muitos amigos e de descontração. Família é um tema complexo e que exige sensibilidade para se abordar. Que Deus nos dê sabedoria para compreender as várias necessidades pelas quais passam as famílias pastorais no tempo presente. Parabéns ao MAPA pela iniciativa e que Deus nos ajude nos próximos encontros. Parabenizo especialmente aos meus amigos Rev. Cássio Botelho (Coord. do ministério na 5ª RE) e o Rev. Anderson Campos (co-liderança no encontro). MAIS FOTOS
REUNIÃO DE ORAÇÃO 17.05

A Reunião de Oração do dia 17 de maio contou foi dirigida pela irmã Zezé e a reflexão bíblica pela irmã Ana Tereza. Foi um momento muito rico e de grande enlevo espiritual. O título da reflexão foi: “inteligência ou sabedoria?”. Durante o momento de oração as pessoas tiveram oportunidade de fazer seus pedidos e depois orarem uns pelos outros. Ao final investimos um tempo ao redor da mesa conversando e saboreando deliciosos quitutes. MAIS FOTOS

CONCÍLIO DISTRITAL - PIRACICABA

No dia 14 de maio realizamos o Concílio Distrital Ordinário 2011 – Distrito de Piracicaba. Sob a presidência do Rev. Tarcísio dos Santos discutimos assuntos vitais para a caminhada de nosso distrito no decorrer deste ano. A reunião conciliar aconteceu nas dependências da IM em Santa Barbara do Oeste. A Coordenação Distrital de Ação Missionária (CODIAM) eleita para este ano ficou assim composta: Presidente: Rev. Tarcísio (IM Capivari), Rev. Callaú (IM Paulista), Rev. Luiz Ferraz (Catedral), Lauro (IMC Limeira), Priscila (Catedral) e Zoé (Catedral). Que o Senhor continue a abençoar nosso distrito. MAIS FOTOS

REUNIÃO DA DELEGAÇÃO AO 19º CONCÍLIO GERAL

Nos dias 06 e 07 de maio a delegação da 5ª Região Eclesiástica ao 19º Concílio Geral da Igreja Metodista realizou sua última reunião antes do egrégio conclave. Reunimo-nos nas dependências da Igreja Metodista Central de Campinas, onde fomos muito bem acolhidos pelo Rev. Samir Borges e membros da igreja local. Destaco aqui a dedicação da irmã Cleide Trigo, preparando deliciosas refeições. Foram reuniões proveitosas e produtivas. Que Deus nos abençoe durante a realização deste importante concílio. MAIS FOTOS

III ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES À DISTÂNCIA

Dia 30.04 preparamos a Catedral Metodista de Piracicaba para ser um pólo da transmissão do III Encontro Nacional de Mulheres à Distância. A transmissão foi iniciada às 10h (horário de Brasília). Onde foram proferidas duas palestras, a primeira no período da manhã pela Revma. Bispa Marisa de Freitas e a segunda, no período da tarde pela Profa. Elaine Lima. No horário do almoço os/as participantes fizeram uma refeição comum, intitulada “almoço da travessinha”. Foi um encontro maravilhoso. Além dos banquetes oferecidos pelas palestrantes, a convivência entre os/as participantes foi fundamental para edificação de todos. MAIS FOTOS