segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PÉROLA DA BIA & uma possível reflexão teológica.

Acabei de levar a Bia para escola.

No caminho ela me disse: Papai aprendi uma coisa com a Lê. Quando a gente está dormindo, Deus joga um pozinho pra gente crescer.

Sorrindo, eu disse: que Legal Bia! Eu não sabia disso.

Então ela continuou: Eu também achei legal. Na Bíblia deveria ter alguma história ensinando isso. É algo muito importante.

REFLETINDO:

As palavras da Bia levaram-me a uma reflexão teológica.   Existem pessoas que, mesmo sendo adultas, agem teologicamente dessa forma. Querem transformar sua experiência pessoal em uma doutrina. Porque acham sua própria ideia, algo relevante transforma-a em pré-requisito para os outros. Tornam suas opiniões em revelação divina, dando-lhe um caráter de PALAVRA DE DEUS. Acredito que em seu íntimo a pergunta seja a mesma de uma criança de 6 anos: “por que a Bíblia não fala sobre isso?”.

Esta é uma questão epistemológica (episteme = conhecimento; logia = estudo; epistemologia = estudo do conhecimento). Epistemologia é
uma área da filosofia que nos ajuda a compreender as várias formas de conhecimento sobre os mais diversos objetos de análise. Dentre eles destaco aqui o “senso comum” e o “teológico”. Existem outros, tais como o científico, o filosófico, etc. Destaco estes dois, porque acho que muitas crenças e crendices entre os cristãos estão ligadas ao fato de se transformar o conhecimento simples do cotidiano (senso comum) em conhecimento teológico (revelação de Deus).

Como já afirmei em outro texto, precisamos de cristãos que se importem com a exegese bíblica (extrair a mensagem do Livro Sagrado) e não de fazer eisegese (colocar opinião própria descontextualizando a mensagem). Existem muitas coisas que podem ser boas e legais, porém não devem ser transformadas em doutrina... revelação divina. Este é meu partilhar, baseado numa simples afirmação da minha filhinha.


Um comentário:

  1. Que artigo legal meu mano! Simples e ao mesmo tempo profundo! Ótima aplicação para os nossos dias...Parabéns Paizão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...