segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

VELAS DO ADVENTO (COROA)... Ensinando as crianças e a igreja (significado simbólico deste ato)

Ontem em nosso culto vespertino aproveitei a data, 1º Domingo do Advento, para explicar para as crianças o significado das velas do advento. Este é um período do calendário litúrgico em que o povo de Deus celebra a expectativa da chegada do Messias.
Um dos símbolos utilizados para marcar este tempo de espera é acender uma das velas no 4º domingo que antecede ao natal, depois duas velas no 3º, três no 2º, até que no domingo que antecede o natal as quatro velas estão acesas.
Este é um marco simbólico para a chegada do natal, ou seja, o nascimento do nosso salvador. No natal, acendemos as quatro velas e mais uma vela no centro. Símbolos são importantes para nossa compreensão de valores que não se explicam pela razão.
Longe de todo o preconceito com velas que o protestantismo possa ter adquirido no decorrer dos tempos, façamos uso deste simbolismo tão bonito e emblemático. Aproveitei este momento do culto para uma ação pedagógica com as crianças e muitos adultos.
Ainda que tivéssemos poucas pessoas em nosso templo, devido a viagem do coral jovem e seus familiares para Americana, foi uma celebração significativa com a presença de muitas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...