sábado, 7 de dezembro de 2013

Uma reflexão especial sobre a Terceira Idade (óculos e máscaras)

Hoje no período da tarde realizamos a celebração de encerramento das atividades do Ministério da Terceira Idade de nossa igreja local no ano de 2013. Fui responsável pela direção e reflexão deste culto. Aproveitamos o ensejo do advento para entoarmos várias canções natalinas. Nos acompanhou ao órgão a irmã Justina Battagin.

No momento da reflexão compartilhei que existem vários olhares para a velhice. Várias formas de se compreender e viver esta etapa da vida. Muitas destas formas estão recheadas de preconceitos. Leituras reducionistas apresentam este tempo da vida como um fardo pesado e terrível de se carregar.

Vejamos alguns destes olhares:

MEDICINA: Chamado como medicalização da velhice, este olhar fala apenas das limitações físicas e psíquicas desta idade. Velhice é igual a enfermidade.

MERCADO: Num mundo marcado pela filosofia neoliberal a pessoa vale pelo que produz ou consome. Os idosos são alvo de agencias de turismo, de planos de saúde, de empréstimos consignados, etc. São vistos... enxergados... se tiverem condições de consumir os produtos oferecidos.

GÊNERO E IDADE: O olhar da mulher é diferente do olhar do homem. O olhar do adolescente é diferente do olhar do idoso. Não se vive como princesa eternamente. Há pessoas que mesmo idosos fisicamente, são infantis em suas ações e reações.




SÁTIRA: Só sabe falar da velhice através de piadinhas, que na sua maioria são preconceituosas. Esta é uma fuga para não encarar a velhice com seriedade e dignidade. Neste olhar a velhice é sinônimo de piada.

BÍBLICO: Olhar de respeito e valorização por esta etapa da vida. Os cabelos brancos são considerados coroas. O velho é considerado produtivo, mesmo com todas as suas limitações. O ancião e a anciã são tremendamente respeitados.

Precisamos de um olhar mais amplo para a velhice. Nossa sociedade esta calcada em visões preconceituosas e excludentes. Precisamos cortar este mal pela raiz. Precisamos vencê-lo através de uma (re)educação da sociedade. Necessitamos corrigir os olhares reducionistas e preconceituosos através de novos óculos. Óculos com lentes de respeito, valorização, integralidade, amor, compreensão... etc.


A Bíblia é um importante instrumento de correção para estes olhares equivocados sobre a velhice. Todos nós precisamos de novas lentes: velhos, adultos, jovens, juvenis e crianças. Vamos construir um mundo melhor? Vamos (re)educar nossa sociedade? Então, mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...