segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Mandarim – história da infância da UNICAMP

No dia 31 de outubro de 2013 recebi das mãos do Prof. Edison Lins um exemplar do livro “O Mandarim – história da infância da UNICAMP” com dedicatória do Prof. Dr. José Tadeu Jorge atual reitor da UNICAMP.

Desde então, iniciei uma interessante viagem ao passado, através da narrativa de Eustáquio Gomes, jornalista e escritor que coordenou a área da comunicação e imprensa da UNICAMP durante décadas.

O texto escrito em estilo jornalístico apresenta uma breve biografia de Zeferino Vaz (1908-1981) principal protagonista da estruturação e consolidação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.


Zeferino é apresentado como um hábil administrador que se aproveitou de sua proximidade com o governo militar, para injetar muito dinheiro na realização de seu projeto de universidade. Com autonomia de pensamento e sem defender claramente uma ideologia política, ele era defendido por alguns e combatido por outros. Apesar da proximidade com os militares ele permitia a circulação de livros marxistas no campus. Ele não se preocupava com a posição ideológico-política de seus contratados, desde que fossem competentes em suas funções.

Além do livro apresentar o legado de Zeferino à UNICAMP, oferece também uma breve história dos outros protagonistas que de uma maneira ou de outra influenciaram esta renomada escola. Em tempos difíceis e de muita pressão, nasceu a UNICAMP.

Para mim foi uma leitura fascinante.

Obrigado Edison Lins pelo presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...