sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VISITA PASTORAL... visitar os viúvos também (Mauro)

A religião pura e sem mácula é... visitar a/o viúva/o na sua tribulação” Tg 1:27
Hoje completou um ano que a irmã Eunice Aguiar descansou no SENHOR. Reconhecendo o cuidado material já tem sido tomado pela família, hoje fui visitar o irmão Mauro com o intuito de solidarizar-me nesta data de muitas lembranças. Há um ano atrás estávamos sepultando sua companheira amada. O processo de enlutamento não é nada fácil. Principalmente para pessoas que conviveram bem e por muitos anos com o ente querido.
Combinei com ele desde o domingo passado que nesta data eu faria uma visita pastoral para orarmos e dialogarmos um pouco. Quando cheguei à sua casa, já havia um delicioso bolo de fubá com erva-doce me esperando. Isto foi arte da Vera, sua filha, que acompanhada do esposo, Samuel, prepararam uma linda e deliciosa mesa. Sentamo-nos na varanda, onde conversamos, rimos, choramos, oramos e comemos. No momento de reflexão bíblica eu fiz uma paráfrase do versículo bíblico de Hb 13:7, nos seguintes termos: “Lembrai da vossa maestrina (mãe e esposa) que vos regeu; considerando atentamente o fim para o qual viveu, imitai a sua fé”. Foi um momento emocionante.
A irmã Eunice viveu para a família e para seus corais. Diaconisa da Igreja Metodista, formada na extinta Chácara Flora. Foi aluna e professora de música do Instituto Bennett da Igreja Metodista. Na Igreja Metodista Central de Campinas regeu o coral por muitos anos. Este era um, dos vários corais que regia. Uma mulher que amava a música. Era também uma poetiza. Tive acesso a um poema que escreveu quando estava sentada em sua sala de estar olhando para o lindo Ipê Rosa plantado bem à frente de sua casa. Hoje, já não existe mais esta árvore, foi necessária substituí-la. Em seu lugar hoje, encontramos um Chorão, que foi ela mesma quem plantou.
Divido com vocês está linda poesia. Com este texto desejo não somente homenageá-la postumamente, bem como também promover alívio, consolo e conforto a seus queridos. Como afirmei em minha visita: nossa esperança é que um dia encontraremos nossos queridos e queridas que partiram antes de nós.
Especialmente, expressei ao irmão Mauro meu carinho pessoal, bem como de toda a IMCC. Brinquei com ele, que é agente do devocional “No Cenáculo” de nossa igreja há 30 anos, dizendo: “Irmão Mauro o Senhor sabe por que que nós não mandamos o senhor embora do seu posto?” Ele olhou assustado. Eu continuei: “É porque não temos dinheiro para pagar sua rescisão contratual”... Rimos longamente. Tenho aprendido que o desafio bíblico é para cuidar dos viúvos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...