segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SERMÃO: Mais que ouvintes, sejamos praticantes da Palavra de Deus (intercâmbio de EDs... Campinas-Piracicaba)

A Escola Dominical ainda é o melhor espaço que temos para o estudo da Bíblia e de temas importantes da fé cristã. Existem outras possibilidades na vida da igreja, tais como grupos familiares, pequenos grupos, células, discipulado coletivo ou individual, reuniões de estudos bíblicos, mas a escola dominical é a que se estrutura da forma mais pedagógica possível para atender a este objetivo. Ela valoriza a divisão de classes por faixa etária ou nível de interesse, utiliza materiais didático-pedagógicos, compõem-se de professores/as que se preparam com antecedência, utiliza-se de horários prefixados para ministração da aula (início e término), formada por alunos dedicados... se não tem sido assim, pelo menos deveria.

No decorrer dos tempos ela tem servido à igreja, para que a igreja sirva ao mundo. Ela pode ser considerada a principal agência de formação de cristãos maduros.

Tanto na Inglaterra, quanto nos Estados Unidos e Brasil, a Igreja Metodista foi a pioneira na fundação de escolas dominicais. Ela era utilizada como instrumento de evangelização e de formação espiritual e doutrinária de seus membros. Vejamos cada uma destas experiências:

Inglaterra: Ainda que muitos textos apontem o jornalista inglês, Robert Raikes, como o fundador da primeira escola dominical em 1780, verifica-se que uma jovem metodista chamada Ana Ball já havia começado uma atividade como esta, 11 anos antes.

Estados Unidos: Francis Asbury, primeiro bispo dos Estados Unidos, foi o fundador da primeira Escola Dominical na América do Norte.

Brasil: Justin Spalding, enviado como o primeiro missionário metodista para o Rio de Janeiro, em 1836, organizou a primeira Escola Dominical em nosso país.

A Escola Dominical está no DNA do metodismo. Precisamos revitalizar esta importante escola, não só no âmbito local (Central de Campinas e Catedral de Piracicaba), mas em nível distrital, regional e nacional. Que nossas “escolas dominicais” aqui reunidas sejam exemplo e motivação para muitas outras igrejas.

Uma das críticas que tenho ouvido por parte de alguns extremistas é que a escola dominical tem ensinado muita coisa, mas não tem mudado a vida das pessoas. Tem faltado transformação. Seus alunos frequentam classes há muitos anos, mas estes ensinos não têm provocado mudanças em suas vidas. Quanto a isso, acredito que todos os amantes da escola dominical, deveriam “dar a mão à palmatória”. Infelizmente, pode ser que esta crítica esteja correta. Precisamos nos auto avaliar.

Diante desta constatação, fala-se então que o “discipulado”, marcado por um “Encontro com Deus” (retiro espiritual cheio de surpresas, novas experiências e apelos impactantes) é que tem provocado mudanças na vida das pessoas. Ele é que tem gerado verdadeiros discípulos e discípulas (pessoas dispostas a assumirem e viverem os valores do Evangelho).

Diante disso, fico pensando se temos valorizado esta importante escola, mais do que um espaço a ser frequentado. Será que a temos considerado uma agência formadora do caráter cristão? Nossa base para uma vivência marcada pelo caráter de Cristo?
O texto de Tiago 1:19-27 nos confronta com a realidade do aprendizado. Aprender e colocar em prática. Chama a atenção dos cristãos da época, que haviam se esfriado na fé e já não praticavam os ensinamentos com o mesmo vigor de outrora.

Jesus contará um parábola com os mesmo teor segundo Mateus nos apresenta no final do Sermão da Montanha: Mateus 7:24-27. Os discípulos devem colocar em prática aquilo que ouviram/aprenderam. Quem só ouve, mas não coloca em prática é chamado de tolo.
Em Filipenses 3:16 vemos o seguinte ensinamento: “... Andemos de acordo com o que já alcançamos”. John Wesley fazia a seguintes afirmação: “Você não precisa saber todos os ditames (preceitos) da Palavra de Deus, mas deve viver todos aqueles que já aprendeu”.

Convido a todos os professores e professoras, bem como alunos e alunas, a assumirmos um compromisso ainda maior com a escola dominical. Mais do que frequentá-la, deixar-se moldar por seus ensinamentos.

Mas do que ouvintes, sejamos praticantes da Palavra de Deus.

Sermão proferido pelo Rev. Paulo Dias Nogueira no intercâmbio de escolas dominicais das igrejas metodistas, Central de Campinas e Catedral de Piracicaba, no dia 10 de novembro de 2013 no culto matutino – Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...