sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Estudo Biblico - Justina Battagin: "Jesus a nossa esperança"

Compartilho abaixo a reflexão proferida pela irmã Justina Battagin no dia 05 de novembro na reunião mensal da Sociedade Metodista de Mulheres (SMM) da Igreja Metodista Central de Campinas (IMCC). Na ocasião pedi-lhe o manuscrito, mas ela disse que pediria à sua neta Rebeca para digitar e me enviar. Agradeço à irmã Justina pela cessão e à Rebeca pela digitação. Espero que ao ler você possa ser edificado/a como o foram todos que participaram da reunião.
Rev. Paulo Dias Nogueira
JESUS NOSSA MAIOR ESPERANÇA

(I Timóteo 1:1; Jeremias 17:7; Salmo 71:5)

Esta é uma mensagem de esperança para a nossa alma. A caminhada cristã não é uma redoma de vidro nem uma estufa espiritual. Nós não estamos blindados nem imunes aos dramas da vida. Vivemos tempos turbulentos. As nuvens escuras das provações e os vales profundos da dor não poucas vezes assolam nosso peito. Nessas horas, o coração é assaltado pelo medo.
Para onde olhar na hora da crise?
Para onde correr na hora do aperto?
A única porta de escape que podemos encontrar nessas bifurcações difíceis da vida é Jesus. Ele é a nossa esperança. O dinheiro não pode ser refúgio seguro para nós. A nossa saúde não é um alicerce confiável para edificarmos sobre ela os nossos sonhos. O poder dos nossos braços não é suficiente para manter-nos em pé.
Nossos amigos não podem estar ao nosso lado nas noites escuras da alma. Nós precisamos de um refúgio verdadeiro. De um amigo verdadeiro. De uma esperança que não falha. Esta esperança é Jesus!
O mundo está marcado pela desesperança. Estamos sem esperança nos políticos, na educação. Quanto mais o mundo avança no conhecimento da ciência, mais as pessoas se afundam no desespero. As drogas escravizam a juventude. O alcoolismo assola as famílias. A violência transforma as cidades em campos de sangue.
A falta de credibilidade está presente nos palácios e nos barracos. Até mesmo a religião está perdendo a credibilidade. Nesse cenário de desespero e desesperança, a Bíblia nos afirma que Jesus é a nossa esperança.
Ele jamais nos decepciona. Nele nós podemos confiar. Suas palavras são verdadeiras, seu amor é compassivo e suas obras são poderosas.
Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Nele, temos perdão, salvação e paz. Por meio dele temos livre acesso a Deus. Ele é o pão para a nossa fome, a água para a nossa sede, o caminho para os nossos passos, a razão da nossa vida, o fundamento da nossa esperança. Quando chegamos ao fim da linha, quando nossos recursos acabam, quando as possibilidades humanas terminam, precisamos olhar para o céu na certeza de que Deus está no controle e que Ele é poderoso para fazer um milagre em nossa vida.
A crise não é permanente. Os problemas não são insolúveis. Deus ainda opera maravilhas. Vamos deixar de olhar para o chão e olhar para o céu, contar as estrelas e nos preparar para receber o cumprimento das promessas de Deus.
Muitas pessoas pensam que a salvação precisa ser comprada. Há quem pense que precisamos merecer a salvação. Há os que acreditam que precisam fazer obras, penitências, sacrifícios para chegarem até Deus.
A salvação não pode ser comprada nem merecida. A salvação é um presente de Deus. É uma dádiva gratuita. A Bíblia diz: “Pela graça, sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie.”
A salvação não é barata. É muito cara, pois custou muito para Deus. Custou a vida do seu próprio filho. Jesus morreu em nosso lugar para nos dar a vida eterna.
Um dos títulos mais importantes que Jesus Cristo ostenta é o de pastor. Ele é bom, o grande e o supremo pastor.
Como bom pastor, morreu por nós, para nos conceder a vida eterna. Como grande pastor, Jesus Cristo vive para nos dar provisão, direção e comunhão. Ele é quem nos guia pelas veredas da justiça e caminha conosco mesmo nos vales escuros da sombra da morte. É Ele quem coloca diante de nós uma mesa no deserto e nos dá a vitória contra os inimigos. Ele permite caminhar conosco aqui e depois nos receber na glória. Como supremo pastor, Jesus voltará em majestade e glória e trará em suas mãos a sua gloriosa recompensa, a coroa da vida.
A desesperança é a marca registrada daqueles que não conhecem a Deus. Paulo, o apóstolo, porém, diz que Jesus é a nossa esperança, e Marcos nos fala sobre quatro milagres realizados pelo mestre. Primeiro: Jesus acalmou o mar, demonstrando poder sobre a natureza. Segundo: Jesus libertou um homem possesso, mostrando que ele tem autoridade sobre os demônios. Terceiro: Jesus curou uma mulher hemorrágica, mostrando que ele tem poder sobre a enfermidade. Quarto: Jesus ressuscitou a filha de Jairo, mostrando que ele tem poder sobre a morte.
Jesus tem poder sobre as leis da natureza, sobre os demônios, sobre a enfermidade e sobre a morte. Jesus tem todo o poder e toda a autoridade nos céus e na terra. Para ele não existe problema insolúvel.
Quando nos deparamos com algum problema maior do que nossas forças, devemos entregar a nossa causa a Jesus. Ele é poderoso para livrar, perdoar, salvar e nos consolar. Ele jamais desampara aqueles que nele esperam. Ele é a nossa esperança. Vamos nele confiar.
Somos bem-aventurados, felizes, pois temos a Jesus Cristo, o Filho de Deus, como nosso salvador, o senhor de nossas vidas, o nosso bom, grande e supremo pastor de nossas almas.
Que o Senhor nos ajude a segui-lo com esperança, fidelidade, compromisso e amor, procurando servi-lo e testemunhá-lo. Ao Senhor Nosso Deus, toda honra e Gloria. Amém!

Texto: Adaptação do “Cada Dia” por Justina de Oliveira Battagin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...