quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESGATE DOS MINEIROS NO CHILE - a fé como instrumento promotor de resiliência


Ontem, assistimos emocionadamente a operação de resgate dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto na mina San José, em Copiapó, Chile. As mais variadas formas de mídias fizeram cobertura desta matéria pelo mundo afora.

Aproveito o espaço de meu blog para fazer um breve comentário sobre o tema da resiliência, destacando especialmente a fé como um instrumento promotor de pessoas resilientes.

Uma das coisas que emocionou e surpreendeu a todos foi ver a camiseta que os mineiros usaram sobre o traje especial do resgate,  com a mensagem: “Graças Senhor”. Na parte superior estava escrito: "Porque em suas mãos estão as profundezas da terra. E as alturas dos montes são suas. Do Senhor é a honra e a glória" (Sl 95.4).
Alex Vega, com a bíblia na mão, mostra com orgulho a camiseta ao sair da mina
Foto: Governo do Chile/Divulgação

Segundo os depoimentos, durante este tempo de exílio eles se fortaleceram através da fé e esperança em Deus. Reuniam-se duas vezes ao dia, ao meio-dia e às 18h, para momentos de oração. David Segovia, um dos mineiros resgatados, afirmou que a primeira coisa que gostaria de fazer era ir numa igreja agradecer a Deus por seu livramento.

Fico pensando no texto bíblico de Mateus 7.24-27, quando Jesus fala sobre os dois fundamentos. O interessante é que as duas casas sofrem com a tempestade... o vento e a chuva sopram sobre elas. Porém, a diferença está em qual conseguirá se manter de pé após o temporal. Passar por esta vida sem experimentar suas intempéries é impossível, por isso precisamos investir bem em nosso alicerce.

Tive a oportunidade de escrever um artigo a quatro mãos com meu amigo e companheiro de ministério pastoral, Rev. Márcio Divino de Oliveira, sobre este tema. Nele defendemos a idéia de que a fé cristã, como portadora de horizontes de sentido existencial e últimos, pode despertar resiliência nas pessoas que estejam passando por sofrimento, provendo-lhes esperança realista frente aos dramas que as atingem.

Convido você a dar uma olhadinha no artigo publicado pela Vox Faifae, Revista de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas da Fama, com o título: Resiliência, fé e práxis pastoral: A igreja como agente de fé resiliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...