quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PARTICIPEI DO 1º DIA DA IX JORNADA WESLEYANA... UNIMEP

MEMÓRIAS E DOCUMENTOS:
 A pesquisa em educação metodista para o século XXI


Infelizmente não consegui chegar no início das atividades. Cheguei após a apresentação dos painelistas da manhã e aproveitei o momento de debates da mesa redonda. Sei porém, que houve um momento devocional dirigido pela Revda. Ana Glória e depois, então, a palestra dos painelistas.
Profa. Dra. Rosa Meneghetti (Coordenadora do Nepeme)
Revda. Ana Glória (Coordenadora da Pastoral Escolar)
Revmo. Bispo Paulo Ayres (Painelista)

Profa. Dra. Aline Zanata (Painelista)

Profa. Ms. Joceli Lazier (Painelista)
 
Pausa para o cafezinho

Prof. Ms. Luis Cardoso (coordenando Mesa Redonda)

Logo após, fui almoçar com alguns dos participantes.


Fiz algumas anotações, mas as próximas são do folder da Jornada.

No período da tarde participei integralmente da programação e assisti a apresentação de 3 trabalhos. Veja os resumos conforme folder distribuído.

Prof. Dr. César Romero

1) César Romero A. Vieira

Título: História e memória das organizações escolares protestantes no Brasil: Colégio Piracicabano (1881)

Resumo: Este trabalho está sendo desenvolvido no contexto de um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq. A primeira etapa centra-se no Colégio Piracicabano (1881), de tradiçãometodista, e justifica-se pela importância desta Instituição, além do fato de que o NEPEME – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Metodismo e Educação abriga um arquivo histórico e documental em estado de boa conservação e em processo final de organização, o que facilitará muito a localização dos materiais de consulta e dos dados necessários à investigação.

Prof. Ms. Fernando Meneghetti
2) Fernando Krob Meneghetti

Título: O Processo Educacional Católico no Brasil do Século XVI

Resumo: Considerando-se o processo catequético como uma ação intencional com vistas à transformação cultural do indígena, o trabalho procura elucidar o quanto a educação indígena foi impulsionada pelos portugueses jesuítas. A discussão sobre a transformação provocada pelos portugueses nos indígenas, como imposição cultural, ressalta inúmeras práticas como, por exemplo, a implantação do trabalho escravo, a alteração dos costumes, crenças e valores, a aplicação de castigos, o uso das forças militares e a organização do sistema de aldeamentos, embora deixe claro, ao mesmo tempo, que o índio do século XVI não se amoldou passivamente à imposição portuguesa. O papel dos jesuítas neste processo foi fundamental.

Aline Basso
3) Alline Cristina Basso

Título: Práticas jurídicas e formas de amar na cidade de Piracicaba durante o inicio do século XX

Resumo: Um exame dos processos-crime, arquivados no CCMW, relativos ao inicio do século XX, traz à luz histórias de amor que emergem enquanto fontes para uma pesquisa histórica, considerados como testemunho de uma época. Trazem a público, um tema entendido como privado, onde personagens femininos exercem um papel notório. A pesquisa busca entender em que medida a prática jurídica teria conseguido interferir nas formas de amar dos populares na cidade de Piracicaba.

Salão de Exposições
Ao final fizemos uma visita ao Nepeme, à Sala de Exposições e à sala que abrigará o acervo do Bispo Sante Uberti Barbieri. Valeu foi um dia proveitoso... sai pela porta dos fundos do Centro Cultural Martha Watts, para pegar a Bia no Colégio. Fechei o dia com chave de Ouro.

Nepeme (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Metodismo e Educação)
AMANHÃ TEM MAIS... AGUARDEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...