terça-feira, 30 de novembro de 2010

ADVENTO... Início do ano liturgico... início do ano cristão.

Estimado/a internauta se eu o cumprimentasse, desejando um Feliz Ano Novo, você acharia estranho? Acredito que sim! Quem sabe, você diria: “ainda estamos em novembro”. Ou: “Nem passou o Natal, e você já está desejando Feliz Ano Novo? Alguma coisa está errada!”.

Sim! Podemos dizer que alguma coisa esteja errada.

O equivoco está no fato de que não definimos de que calendário estamos falando.

Na atualidade existem aproximadamente 40 tipos de Calendário em uso no mundo, que podem ser classificados em três famílias:

REUNIÃO DE ORAÇÃO... ANUNCIANDO O NATAL...


Hoje, das 14h30 às 15h45, realizamos mais uma reunião de oração. Após entoarmos alguns cânticos, convidei todos para um momento de reflexão sobre o período de advento. Compartilhei sobre a proposta do ministério de liturgia de celebrarmos o tema “anunciação”, levando em conta os seguintes personagens durante os 4 domingos: 1º dom – anunciação dos profetas; 2º dom – anunciação à Maria; 3º dom – anunciação a José; 4º dom – anunciação ao mundo. Ao final, elaboramos a lista de oração e depois intercedemos pelos pedidos.

BIA UMA BAILARINA LINDA... papai e mamãe corujas

No domingo que se passou, conforme anunciei e convidei, a Bia fez sua primeira apresentação de balé. Devido ao compromisso com o culto vespertino eu não pude presenciar este “espetáculo” (espetáculo porque é minha filha – hehehe). A Valéria, a madrinha Priscila e a Carla foram quem a acompanhou. Eu me contentarei com as fotos por enquanto. Em mão tenho apenas a que tirei no momento em que ela saiu para sua apresentação. Vejam se não tenho motivo para ser um pai coruja... hehehe!

Bia prontinha para a apresentação de balé

CULTO VESPERTINO: Coro de Câmera de Piracicaba na Catedral... 1º Dom do Advento.


No Culto Vespertino do domingo passado, tivemos a alegria de receber novamente em nossa igreja local o Coro de Câmera de Piracicaba. Conforme compartilhei a algumas postagens atrás, eles apresentaram duas peças: 1) Trechos da Primeira Parte de “O Messias” - Georg Friedrich Händel (1685-1759; 2) Cantata Noite de Natal - Ernst Mahle (1982). Seguindo a proposta do Ministério de Liturgia de nossa igreja local, onde sugeriram que a reflexão pastoral trabalhasse como tema a anunciação da vinda do Messias por um dos profetas do Antigo Testamento, preguei sobre a mensagem de Isaías 9.1-7, intitulando o sermão de: “A esperança da vinda do Messias”.

CURSO DE CAPACITAÇÃO: Como falar em público... Catedral Metodista em Piracicaba


Domingo passado, 28.11, logo após a Escola Dominical de nossa igreja local realizamos o segundo encontro de capacitação em comunicação oral. Este curso de capacitação é uma parceria do Ministério de Ação Docente e da Escola Dominical na busca por capacitar pessoas para falarem em público. O professor destes dois encontros foi o irmão Gustavo Alvim, que utilizando-se do recurso do projetor multimídia, somado a sua vasta experiência na área de comunicação, passou várias dicas aos presentes no que diz respeito a tema em questão.


PRÉ-JUVENIS ESTUDAM SOBRE COMPROMISSO COM DEUS.


Neste domingo, 28.11, quem ministrou a aula na classe dos pré juvenis foi a irmã Zezé. Iniciamos uma revista da Flâmula Juvenil, a qual tínhamos alguns exemplares guardados, cuja primeira lição trouxe como tema o compromisso com Deus. Os alunos participaram com leituras e realizando as tarefas solicitadas pela lição. Dentre as tarefas destaco o ato de pesquisar alguns textos bíblicos e destacar o nome das pessoas que fizeram alianças com Deus, ou seja, assumiram compromisso com o Senhor. Ao final a irmã Zezé realizou uma dinâmica com os alunas... uma brincadeira muito divertida. Nesta ocasião eu fui o professor coadjutor e o fotografo. Posso testemunhar foi uma aula muito boa.

DEPARTAMENTO INFANTIL DA CATEDRAL - Celebrando o Advento

Acendendo a coroa do advento - comestível

Domingo passado, o 1º Dom do Advento, o Departamento Infantil de nossa Escola Dominical realizou um momento devocional muito significativo e pedagógico. Ao trabalhar o tema do advento, explicaram sobre o significado da “Coroa de Vela”, realizando depois uma dinâmica interessante. A coroa que foi preparada era um bolo, ou seja, uma coroa comestível. Após as crianças aprenderem sobre o significado e acenderem a 1ª vela, ela comeram o bolo. Acredito que esta dinâmica vá marcar a vida destas crianças. O Departamento Infantil já está preparando outros tipos de coroas comestíveis. Parabéns às professoras e diretora do Departamento Infantil.

Momento Devocional - Departamento Infantil

CULTO MATUTINO - Catedral celebra o 1º Domingo do Advento

Crianças acendem a 1ª vela do Advento
Domingo passado, o 1º Dom do Advento, realizamos uma celebração especial no culto matutino. Levando em consideração a programação preparada pelo Ministério de Liturgia de nossa igreja local, que propôs refletirmos no Advento deste ano sobre a anunciação dos profetas no 1º domingo, eu preguei o texto de Miquéias 5.2-5. Para acender a 1ª vela do advento, convidamos as crianças presentes. Foi um ato muito bonito e significativo. Deixe as fotos falar por si mesmas:

CAFÉ DA MANHÃ... MOMENTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Momento de Oração
Domingo pela manhã, 7h30, realizamos um café da manhã na Catedral Metodista de Piracicaba alusivo ao Dia de Ação de Graças. Participaram deste evento 63 pessoas.

Foi um momento rico em confraternização e amizade. Após a acolhida pela irmã Rinalva e uma oração em ação de graças realizada por mim, nos alimentamos em meio a bate papo e risos. Foi uma bênção.

Veja as fotos:


Sociedade Metodista de Mulheres em Piracicaba completa 114 anos

Sábado passado, 27.11, logo após ministrar a disciplina “Pregação” no Curso Regional de Formação de Evangelista na cidade de São José do Rio Preto, almocei rapidamente e retornei para Piracicaba para participar da celebração do 114º aniversário da Sociedade Metodista de Mulheres. Tive oportunidade de participar desta celebração fotografando o evento e ao final orando em favor da SMM. Nesta ocasião foram realizados alguns atos litúrgicos que destaco através das fotos: 1) Ornamentação de uma árvore cujo fruto eram as ações missionárias da igreja escritas em pequenos papéis; 2) Apresentação de um cartaz com o nome de todas a presidentas da SMM no decorrer destes 114 anos. ; 3) Recepção de novas sócias; 4) celebração do aniversário das sócias que nasceram no mês de novembro. Mais que palavras, veja as fotos:
Vera Alvim e Inayá Ometto

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CURSO DE EVANGELISTAS EM SJRP - Disciplina "Pregação"

Turma - Curso de Evangelistas (Regional)

Sábado passado, 27.11, acordei às 3h30 para viajar para São José do Rio Preto, onde ministrei a disciplina “Pregação” no Curso Regional de Formação de Evangelista. Após passar por meu gabinete na Catedral, peguei a estrada às 5h30. Cheguei ao local do curso, Acampamento Metodista de São José do Rio Preto, às 9h onde encontrei uma ótima turma de alunos. Pessoas de várias cidades e estados da 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista reuniram-se numa mesma sala de aula para estudar sobre o processo de preparação e apresentação do sermão. A metodologia da aula foi expositivo-dialogada. Parabenizo a turma que participou muito bem em sala de aula, e que agora inicia a discussão do tema através do FÓRUM em nossa plataforma. Vejam a foto, além de bonitos são inteligentes e comprometidos com o Reino de Deus (hehehe).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO DA MAMÃE... minha homenagem!!!

Honra teu pai e tua mãe ...” (Ef 6.2a)


Maria Dias Nogueira
Minha mamãe querida
Se ontem foi o “Dia Nacional de Ação de Graças”, tempo oportuno para agradecer a Deus e às pessoas pelas bênçãos recebidas, hoje eu tenho um motivo especial para AÇÃO DE GRAÇA... é aniversário de minha querida mamãe.


Querida mamãe!

Louvo a Deus pela graça de ter sido educado pela senhora. Tenho em mim muitas de suas características, não só físicas, mas também de personalidade. Muitos valores que acredito e vivo, estão ligados à formação que recebi em minha infância. Lembro-me de muitos ensinamentos e também das repreensões (chineladas e puxões de orelhas – aiaiai). Todas as suas intervenções foram importantes, mesmo que eu não entendesse naquele momento. Muito Obrigado mamãe!

Hoje, dia do seu aniversário, quero homenageá-la publicamente dizendo que a amo muito e que sou grato por tudo que fez e tem feito na minha vida. Te amo!!!

PARABÉNS QUERIDA MAMÃE!

Um delicioso beijo!!!

Paulinho

CONVITE: CORO DE CÂMERA DE PIRACICA na Catedral Metodista

CONVITE

Estimado/a internauta
Graça e paz!

Se você é de Piracicaba ou região, quero lhe fazer um convite especial!!!

No próximo domingo, o primeiro do Advento, realizaremos uma celebração especial na Catedral Metodista de Piracicaba, com o tema: “Esperando o Natal”.

Contaremos com a participação especial do Coro de Câmera de Piracicaba sob a regência do maestro Ernst Mahle.

Participe! Convide amigos e parentes para vir “Esperar o Natal” conosco.

Será um momento maravilhoso de Louvor e Adoração a Deus, anunciando a chegada do natal. Domingo, 28 de novembro na Catedral Metodista de Piracicaba, Rua Governador Pedro de Toledo esquina com a D. Pedro I, centro de Piracicaba.

Coro de Câmera de Piracicaba

O Coro de Câmera de Piracicaba apresentará:



Trechos da Primeira Parte de “O Messias” - Georg Friedrich Händel (1685-1759)


• Pifa (Sinfonia pastoral)
• E pastores estavam no Campo (Lucas, 2: 8)
• O anjo do Senhor veio a eles (Lucas, 2: 9)
• E o anjo lhes falou (Lucas, 2: 10 e 11)
• E súbito surgiu com o anjo (Lucas, 2: 13)
• Glória a Deus (Lucas, 2: 14)
• Pois um Menino nos nasceu (Isaías, 9: 6)

Cantata Noite de Natal - Ernst Mahle (1982)

• Abertura instrumental
• Bate asas, canta o galo
• Chegou, chegou o anjo
• Este é o anjo anunciante
• Eu sou o anunciante
• Já deu meia-noite
• Bendito
• O anjo sou
• Divina luz
• Eu sou a estrela
• Bate asas, canta o galo
• Ó São José
• Eu sou a estrela
• Marcha dos três Reis
• Os três Reis
• Com os Reis vão pastorinhas
• E todo esse presépio
• Eu sou a Noite
• Instrumental: carrilhão.
• Saudemos a Noite
• Bate asas, canta o galo




PARTICIPE!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Hoje é o Dia Nacional de Ação de Graças. Aproveito este espaço para compartilhar um breve histórico desta festa, celebrada pelas mais variadas tradições cristãs espalhadas pelo mundo.

A idéia de transformar o “Dia de Ação de Graças” em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando embaixador do Brasil em Washington. Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.

Vejamos como tudo começou: Nos Estados Unidos, em 1621, os “Peregrinos” iniciaram a comemoração como “thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças”. Estes peregrinos eram pessoas que se mudaram da Inglaterra em busca de liberdade religiosa em 1620. O primeiro inverno foi um período de terríveis dificuldades devido ao forte frio, doenças e fome. Diante deste fato, os Índios Nativos os ensinaram a plantar, pescar, caçar e sobreviver na América.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SERMÃO: Salmo 136 (Dia Nacional de Ação de Graças)

INTRODUÇÃO:

Na próxima quinta-feira é o Dia Nacional de Ação de Graças. Motivado por esta data o ministério de liturgia de nossa igreja local preparou um programa especial alusivo a esta data: DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS.

Após nossas reuniões de preparação do culto, fui me preparar e preparar a mensagem do culto. Comecei a pensar que palavra seria relevante numa celebração como esta.Lembrei-me então do Salmo 136, um hino de louvor.

domingo, 21 de novembro de 2010

HISTÓRIA DO HINO: Sou feliz, com Jesus meu Senhor

Título original: "It is well with my soul" - Tudo bem com a minha alma
Autor - Letra original inglesa: Horatio Gates Spafford.
Compositor - Música: Philip Paul Bliss
Tradutor - Letra portuguesa: William Edwin Entzminger

Este hino foi escrito por Horatio G. Spafford (1828-1888). Meses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha feito pesados investimentos financeiros em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spafford passou por uma dolorosa perda de um filho. Esta morte trouxe grande sofrimento para toda a família. O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelistica na Inglaterra, em 1873.

Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago; mas ele enviou sua esposa e as suas 4 filhas conforme já estava programado no navio S.S. Ville du Havre. Sua expectativa era seguir viagem dias depois. No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no Pais de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido:"SALVA, PORÉM SÓ". As 4 filhas morreram naquele naufrágio. Imediatamente após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Spafford escreveu a letra deste hino quando outro navio, que o transportava para a Inglaterra, chegou perto do local da tragédia. Spafford escreveu a letra deste hino.

CULTO ESPECIAL: Dia Nacional de Ação de Graças

“Em tudo daí graças...”
Queridos irmãos e irmãs graça e paz!

No próximo dia 25, última quinta-feira de novembro, é o Dia de Ação de Graças. Motivados por esta data realizamos hoje em nossa igreja local (Catedral Metodista de Piracicaba) um Culto Especial de Ação de Graças. O programa foi preparado pelo ministério de liturgia local que após algumas reuniões e trocas de e-mails concluiu todos os itens do culto.

Dentre os vários atos, destaco a composição de uma litania intitulada “O que é gratidão”, preparada por Clóris Alessi (membro do ministério) baseada no livro “Frutos do Espírito e outras virtudes” do rev. José Carlos Barbosa.

sábado, 20 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA... minha breve homenagem

Hoje a sociedade brasileira celebra o Dia da Consciência Negra. Em muitos municípios, por decreto de lei, é feriado. Um dos riscos, como em muitas outras datas comemorativas, é aproveitar-se o dia para muitas outras atividades, porém em nada para refletir sobre o motivo do feriado. O objetivo da celebração desta data é refletir sobre a consciência negra na sociedade atual. No passado, essa data estava relacionada à Abolição da Escravatura (13 de maio), porém a partir da década de 1960 passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à derrota de Zumbi e do Quilombo dos Palmares, neste mesmo dia de 1695.

Hoje é um dia oportuno para se refletir sobre toda a forma de discriminação e propor caminhos de superação. O Colégio de Bispos da Igreja Metodista, denominação a qual faço parte, lançou neste mês uma Carta Pastoral sobre Racismo. No site oficial da Igreja Metodista é possível fazer download da Carta Pastoral, Estudo Bíblico sobre Racismo e uma Liturgia para celebração de um culto.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA SOCIEDADE METODISTA DE HOMENS...


Hoje, 19 de novembro de 2010, a Sociedade Metodista de Homens (SMH) completa 72 anos de existência. Parece-me que em outros momentos da história do metodismo brasileiro a SMH contáva com o apoio de mais homens nas igrejas locais. Hoje, são poucas as comunidades que tem uma SMH organizada e funcionando. Como seria bom se os homens (gênero masculino) de nossas igrejas locais assumissem juntos algumas tarefas missionárias. Que o SENHOR nos ajude na obra de despertamento desta importante Sociedade... SMH.

Para homenagear os homens e incentivá-los na organização das Sociedades em sua igreja locais, indico uma matéria escrica por meu irmão e amigo Pastor José do Carmo, carinhosamente chamado de “ZÉ DO EGITO”. Sou fã de seus textos e de seus blog... faça a leitura, vale a pena:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE BALLET DA BIA... nossa linda bailarina.


CULTO ESPECIAL - CORO E ORQUESTRA TCHAIKOVSKI NA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA


Domingo passado (14.11.10), em nosso culto matutino (9h), tivemos a alegria de acolher a Orquestra Sinfônica Tchaikovsky de Piracicaba e o Coro Polifônico Vozes de Tchaikovsky sob Regência do Maestro J. Fernando P. Ortiz de Villate, para celebrarem conosco.


Foi uma celebração diferente, pois cultuamos assistindo um belo Concerto e assistimos um belo Concerto enquanto cultuávamos ao Senhor. Foram executadas as seguintes peças: Sonata de Arcângelo Corelli, Rondó de Henry Purcell, Glória de Antonio Vivaldi, Ave Verum Corpus de Mozart, Lacrimosa Dies Illa de Mozart, Tollite Hostias de Camille Sant-Saëns.

 

LITURGIA DO CULTO MATUTINO DE 14 DE NOVEMBRO - PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA E CORO TCHAIKOVSKI DE PIRACICABA

 Culto de louvor e adoração
com a participação especial da Orquestra Sinfônica Tchaikovsky de Piracicaba e Coro Polifônico Vozes de Tchaikovsky  sob Regência do Maestro Peruano
J. Fernando P. Ortiz de Villate

Catedral Metodista de Piracicaba, 14 de novembro de 2010 às 9h

COMO IGREJA, ADORAMOS AO SENHOR
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou”. (Sl 95.6)
Prelúdio:
Acolhida:
Canto Congregacional: Louvor ao Eterno Deus – Hinário Evangélico nº 106

1. Ó Rei sublime em majestade e glória
Sobre as milícias do celeste Além,.
Ouve o louvor, os hinos de vitória ,
Dos que de ti recebem todo o bem!

Vinde, ó remidos, filhos de Deus,
Glórias rendamos, Que alcancem os céus!

2. Os altos céus louvor a Deus ressoam
De gratidão ao soberano amor;
Os redimidos com fervor entoam
O nome ilustre de seu Benfeitor!

3. Eterno Deus! Teus filhos vês prostrados
Em meio ao brilho da superna Luz,
Pois do pecado foram resgatados,
E agora rendem glórias a Jesus”

Oração de Adoração
Orquestra Filarmônica Tchaikovsky: Sonata - A. Corelli


COMO IGREJA, CONFESSAMOS AO SENHOR
“O Senhor está em seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”. Hb 2:20
Leitura Bíblica: Responsorial – 1João 1.5-10
clique abaixo para continuar lendo

BAZAR DE NATAL... uma linda lição da SMM

A Sociedade Metodista de Mulheres tem um mote que realmente às representa. Trata-se do salmo 90.17: “Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos”. Acredito não ser novidade afirmar que quando as mulheres colocam as “mãos” em alguma coisa na igreja elas vão prá frente. Estas mulheres, realmente, tem mãos abençoadoras.

Além de abençoadas estas mãos sãos muito hábeis para trabalhos manuais. Na semana passada realizamos um BAZAR DE NATAL, onde todas as marcadorias foram confeccionadas pelas irmãs da igreja. Depois de meses de trabalho se preparando para o evento, várias mulheres expuseram o fruto de seus dons e reverteram o lucro para a missão da igreja. Além da beleza das mercadorias, o mais belo foi ver a alegria em investir na obra do Senhor. Parabéns à SMM da Catedral Metodista de Piracicaba.

PASTORES DA CATEDRAL... PAULO... LUIS... TAVERNARD (TRIO)

Rev. Tavernard - Rev. Paulo - Rev. Luis
Catedral Metodista de Piracicaba
Nos últimos anos, como pastor da Catedral Metodista de Piracicaba, tenho trabalhado ao lado de outros dois pastores: Rev. Luis de Souza Cardoso (secretário executivo do COGEIME) e o Rev. Jesus Tavernard Júnior (agente de pastoral na UNIMEP) que exercem atividades extra igreja local, sendo nomeados de tempo parcial para a Catedral.

Expresso minha alegria em trabalhar ao lado destes dois pastores que dentro de suas possibilidades de agenda tem auxiliado no pastoreio da Catedral.

Que Deus nos ajude!

Rev. Paulo

VISITA DO PASTOR JUAN COVARRÚBIAS... Pastor boliviano, aluno de pós-graduação da UNIMEP e um amigo pessoal

Sexta-feira passada, tive a alegria de reencontrar o Pr. Juan Covarrúbias. O Pr. Juan realiza seu ministério junto a Igreja Metodista da Bolívia. Nos últimos anos residiu em Piracicaba, juntamente com sua esposa, irmã Ruth, para cumprir os créditos referentes a seu doutorado. Durante este período o casal congregou conosco na Catedral Metodista.

Desde minha enfermidade, que eles acompanharam da Bolívia, não havíamos nos encontrado. Tívemos um tempo agradável de compartilhamento, onde pudemos estreitar ainda mais nossos laços de amizade e irmandade. Fiquei muito feliz por saber que a irmã Ruth, com formação básica em teologia, está pastoreando uma comunidade na Bolívia (Pastora Local). Oro a Deus pela família Covarrúbias (Juan, Ruth e Dayse). Que Dios los bendiga!!!

PRÉDIO DA IGREJA METODISTA VIRA SUPERMERCADO


Prédio da Igreja Metodista vira Supermercado na Inglaterra


Não tenho dúvidas de que a IGREJA é muito mais que um templo ou mesmo uma organização religiosa. Porém, não desejo, neste momento, fazer apontamentos sobre o significado e a essência da Igreja de Cristo. Quero apenas compartilhar minha tristeza ao ler a matéria veiculada em http://marketingnacozinha.com.br/, que apresenta a inauguração de um Supermercado no prédio de uma antiga Igreja Metodista da Inglaterra.

Isto significa que a comunidade local que se reunia naquele local deixou de freqüentá-la. Não havendo mais sentido de ser lugar de culto, pois deve ter ficado abandonado, poderia se transformar em qualquer coisa. Mais do que a preocupação com o edifício (prédio de tijolos e cimento) o que mais me chocou e entristeceu foi o fato de se romper com a missão e memória das gerações anteriores. Quando construíram o templo no passado, seus antepassados tinham o desejo de ver uma comunidade vivendo ativamente a fé em Cristo. Porém, pelos percalços da vida e missão da igreja essa comunidade parece ter se dissolvido. Não julgo ninguém! Apenas partilho minha tristeza.

QUE O POVO DE DEUS POSSA MUDAR ESSA LÓGICA E COMEÇARMOS A TRANSFORMAR MERCADOS EM IGREJAS. QUE DEUS NOS ABENÇOE!

CONVITE... POSSE... REITOR E VICE-REITOR DA FATEO


DEPARTAMENTO INFANTIL DA CATEDRAL... PLANEJAMENTO

“Então lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava” (Mc 10.13-16).


No dia 07.11 (domingo) logo após as atividades da manhã o Departamento Infantil da E.D. reuniu-se sob a coordenação do irmão Gustavo Alvim (Superintendente) para deliberar algumas decisões e dialogar sobre os itens do novo planejamento. Nossa igreja local está repleta de crianças, o que tem aumentado nossa alegria e responsabilidade. Que Deus nos ajude!!!


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ORQUESTRA E CORO TCHAIKOVSKY DE PIRACICABA NA CATEDRAL METODISTA... PARTICIPE!

CONVITE ESPECIAL

No próximo domingo (14.11.10), no culto matutino da Catedral Metodista de Piracicaba (9h), acolheremos a Orquestra Sinfônica Tchaikovsky de Piracicaba e o Coro Polifônico Vozes de Tchaikovsky sob Regência do Maestro J. Fernando P. Ortiz de Villate, para celebrarem conosco.

Será uma celebração diferente, pois cultuaremos assistindo um belo Concerto, ou se preferirmos, podemos dizer que assistiremos um belo Concerto enquanto cultuamos ao Senhor.

Serão apresentadas as seguintes músicas: Sonata de Arcângelo Corelli, Rondó de Henry Purcell, Glória de Antonio Vivaldi, Ave Verum Corpus de Mozart, Lacrimosa Dies Illa de Mozart, Tollite Hostias de Camille Sant-Saëns.

Convido você e sua família para participarem deste maravilhoso culto.

Rev. Paulo Dias Nogueira


Alguns detalhes sobre a Associação Tchaikovsky de Artes de Piracicaba, da qual a Orquestra e o Coro fazem parte.

MAESTRO
J. Fernando P. Ortiz de Villate
Orquestra Filarmônica Tchaikovsky de Piracicaba: Nascida ao dia 8 de agosto de 2009, a Orquestra tem como finalidade mostrar aos músicos e publico piracicabano a riqueza da música erudita. Com a Orquestra, os músicos aprendem em conjunto abordar Sinfonias, Missas, Concertos para Piano, entre outros. Buscando sempre a melhor qualidade sonora e com isso atingir o mercado nacional e internacional. Os músicos aprendem a tocar em equipe como uma família orquestral, e se disciplinam nos moldes europeu, despertando um interesse maior e profundo pela música, através da dinâmica e profissionalismo do Maestro.


Orquestra Filarmônica Tchaikovsky de Piracicaba

Violininos: Natanael de Souza Camargo, Larissa Moschini Camargo Cavalcante, Beatriz Giovanetti, Marília Ruberti França de Souza, Rebeca Barbosa de Oliveira, Victor Lima Dias, Ana Carolina Goldschmidt, Tatiane Sêga Escobar, Natália Alcarde, Alan Ricardo de Mello, Edison Luíz Cardoso.

Violas Eruditas: Iriz Costa Felippe Ortiz de Villate, Irany Jacqueline de Barros, Christine Pecorari Bertocco.

Violoncello: Eloísa Visgueira Gomes de Souza.

Contrabaixo: Juliano Brunelli

Flautas: Wagner Siqueira Cavalcante, Lucas de Arruda Ferraz.

Oboé: Tatiane Cristine Pereira.

Clarinete: Elisete Rosani Stocco.

Saxofone: Maurício Alves Junior.

Trompete: Tiago Viana Flor de Santana.

Percussão: Lucas Rosa Perez Martines

Piano: Amanda Aparecida Crespin.


Coro Polifônico Vozes de Tchaikovsky: Nasceu ao dia 12 de junho de 2010, reunindo as melhores vozes de Piracicaba. Tem como finalidade dar o total conhecimento das músicas eruditas e preparar obras Sinfônico-Corais juntamente com a Orquestra, para um melhor desempenho e desenvolvimento técnico vocal e de percepção sonora, cantando e aplicando seus conhecimentos junto à Orquestra. Para com isso, num futuro próximo realizar as mais famosas Árias de Ópera.


Coro Polifônico Vozes de Tchaikovsky
Sopranos: Cleusa Isabel Sonsino, Edena C . Mitidieri, Geni Rodrigues Camargo, Gilka Lopes, Iandara de Oliveira Costa Bento, Jéssica Barbosa, Lilian Mitidieri Degaspari, Maria Sônia de Oliveira Souza, Melissa Ravelei, Mirian da Conceição de Oliveira, Philomena do Santos Orsini, Terezinha Guastalla Cardoso, Viviane Cilene Sant'Ana, Marlene Theodoro.

Contraltos: Ana Abranches Viana, Cléa do Amaral Manfrinato, Cleusa Simionato, Eliana F. G. Alcarde, Elienai G. Sobral de Lima, Helena de Campos, Lucilene Diniz Torres, Maria Josefina R. Matsuoka, Silvia Regina Gustinelli, Sonia Maria da Silva, Maria Lúcia Lopes.

Tenores: Amauri Baldine, Davi de S. Fernandéz, Edison Rubens do Nascimento, Levy Cachioni, Rafael de Souza Minetto, Sinemar Ap. Barbosa.

Baixos: Edivaldo Alcarde, Erik Antonio Alves, Francisco Azevedo de Souza, Gilberto Cardoso Oliveira, Manoel Maoly Eliaz, Thiago Fernando Garcia, Victor Rubens Almeida, Lucas Gustinelli.

Serão apresentadas as seguintes músicas: Sonata de Arcângelo Corelli, Rondó de Henry Purcell, Glória de Antonio Vivaldi, Ave Verum Corpus de Mozart, Lacrimosa Dies Illa de Mozart, Tollite Hostias de Camille Sant-Saëns.


Próximos Concertos

20/11/2010: Società Italiana di Mutuo Socorso

27/11/2010: Catedral de Santo Antonio

11/12/2010: 1ª Igreja Batista de Piracicaba

12/12/2010: Igreja Presbiteriana (Piracicamirim)


Contato

Telefone: (19) 3042.2300 - Walkiria (secretária)

Endereço: Rua 15 de Novembro, 1413 - Centro

Email: orquestrafilarmonicatchaikovsky@yahoo.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...