REFORMA PROTESTANTE
Conforme prometi ontem, eis aqui as anotações utilizadas pelo Bispo Adonias sobre a Reforma Protestante, compartilhadas na reunião de Superintendentes Distritais de ontem.
INTRODUÇÃO: Condições sociais e religiosa da época: Ganhar salvação pelas obras, afastamento das classes humildes da Igreja, Ceticismo dos letrados, Piedade exterior, mensagens sem o evangelho, liturgias mortas, templos sem vida, muita reza e pouco comunhão com Deus, relíquias em abundancia, venda e compra de indulgencias, penitencias, ausência da Bíblia na língua do povo,
2. Pre-Reforma: Albingenses (XI-XIII), Waldenses (1170), João Wycliffe (XVI), João Huss (1321-1384), Jerônimo de Praga, Anabatistas.
3. Reforma: Martinho Lutero (1517 - 95 Teses). Figura central da reforma; ele era simples, rude e sem muita cultura, porem tinha a firmeza, audácia, convicções profundas, dedicação, bondade, coragem, generosidade, compaixão para com o povo, eloqüência, etc.
5. Contra reforma: Concilio de Trento. 1545-1564
a. As Escrituras Sagradas como única regra de fé e pratica.
b. Justificação pela fé independente de boas obras.
c. Sacerdócio universal de cada crente.
7. Principais ênfases da Reforma:
a. Autoridade das Escrituras.
b. Rejeição a autoridade papal.
c. Rejeição a mariolatria e imagens.
d. Rejeição às Indulgencias.
e. Rejeição da sucessão apostólica.
f. Rejeição de muitos sacramentos.
g. Rejeição de concílios como inerrantes.
h. Ênfase na Justificação pela fé. Lei e Graca.
i. Sobre a ceia do Senhor. Rejeita a transubstanciação – Consubstanciação.
j. Rejeição do celibato obrigatório.
k. Separação entre Igreja e Estado.
l. Sacerdócio Universal do Cristão.
m. Só Jesus Cristo é o Mediador entre Deus e os Homens.
8. Lições da Reforma para os dias de hoje.
a. Deus é soberano e age como quer.
b. As Instituições Eclesiásticas não podem ser como se fosse um Deus.
c. Temos que usar bem a liberdade.
d. Deus em Cristo Reina sobre a terra.
9. Pontos negativos que a reforma trouxe.
a. Fragmentação dos cristãos.
b. Democratização exacerbada das coisas divinas.
10. Textos Bíblicos sobre a Igreja de Cristo.
a. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. I Tm. 3:15.
b. E sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos; Ef. 122,23.
c. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. I Co. 3:11.
d. Nem por sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hb. 9:12.
e. Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Ef.3:10.
f. Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor; Ef.1:4.
g. Para a apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Ef. 5:27.
h. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino são as justiças dos santos. Ap. 19:8.
i. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. I Co. 12:13.
j. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; Ef.2:20.
11. 24 de maio de 1738. Experiência do Coração Aquecido. Reforma espiritual na Igreja Anglicana. Movimento de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário