terça-feira, 30 de novembro de 2010

ADVENTO... Início do ano liturgico... início do ano cristão.

Estimado/a internauta se eu o cumprimentasse, desejando um Feliz Ano Novo, você acharia estranho? Acredito que sim! Quem sabe, você diria: “ainda estamos em novembro”. Ou: “Nem passou o Natal, e você já está desejando Feliz Ano Novo? Alguma coisa está errada!”.

Sim! Podemos dizer que alguma coisa esteja errada.

O equivoco está no fato de que não definimos de que calendário estamos falando.

Na atualidade existem aproximadamente 40 tipos de Calendário em uso no mundo, que podem ser classificados em três famílias:

1) Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua.

2) Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol.

3) Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra.

Podemos definir Calendário como um conjunto de unidades de tempo (dias, meses, estações, ano, ...), organizadas com o propósito de medir e registrar eventos ao longo de "grandes períodos".

Há indícios que mesmo em eras pré-históricas, alguns homens já se preocupavam em marcar o tempo. Na Europa, há 20.000 anos, caçadores escavavam pequenos orifícios e riscavam traços em pedaços de ossos e madeira, possívelmente contando os dias entre fases da Lua.

Há 5.000 anos, os Sumérios tinham um Calendário bem parecido com o nosso, com um ano dividido em 12 meses de 30 dias, o dia em 12 períodos e cada um desses períodos em 30 partes.

Há 4.000 anos, na Babilônia, havia um calendário com um ano de 12 meses lunares que se alternavam em 29 e 30 dias, num total de 354 dias.

Os egípcios inicialmente fizeram um calendário baseado nos ciclos lunares, mas depois notaram que quando o Sol se aproximava da "Estrela do Cão" (Sírius), estava próximo do Nilo inundar. Notaram que isso acontecia em ciclos de 365 dias. Com base nesse conhecimento eles fizeram um Calendário com um ano de 365 dias, possívelmente inaugurado em 4.236 AC. Essa é a primeira data registrada na história.

Quando Cabral chegou por aqui, encontrou os nossos índios medindo o tempo pelos ciclos lunares. O Francês Paulmier de Gonneville na sua viagem ao Brasil em 1503-1504 teria levado no seu retorno à França, o filho do chefe dos Carijós, com a promessa de trazê-lo de volta no prazo de 20 Luas (Livro: Vinte Luas; autor: Leyla Perrone-Moisés; editora: Companhia das Letras).

O Calendário que atualmente utilizamos no mundo cristão ocidental é denominado “Calendário Gregoriano“. Ele foi proposto por Aloysius Lilius, astrônomo de Nápoles, e adotado pelo Papa Gregório XIII, seguindo instruções do Concílio de Trento (1545-1563). O decreto instituindo esse Calendário foi publicado em 24 de fevereiro de 1582.

Portanto, se eu estivesse partindo dos pressupostos apresentados pelo Calendário Gregoriano, este que você tem pendurado na cozinha (folhinha), na contra capa do Cheque, etc... eu estaria redondamente equivocado em cumprimentá-lo com um feliz ano novo.

MAS, PORÉM, CONTUDO... estou partindo de outro pressuposto. Meu cumprimento está fundamentado no Calendário Litúrgico Cristão. Segundo ele, domingo passado foi o 1º Domingo do Advento, portanto o primeiro dia do ano. O ano começa com este período litúrgico: ADVENTO.

Portanto, estou em ordem para desejar-lhes um “Feliz Ano Novo”. Estamos iniciando mais uma vez o Calendário Litúrgico. Que Deus te abençoe, que neste novo ano, você seja instrumento de bênçãos nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...