domingo, 21 de novembro de 2010

CULTO ESPECIAL: Dia Nacional de Ação de Graças

“Em tudo daí graças...”
Queridos irmãos e irmãs graça e paz!

No próximo dia 25, última quinta-feira de novembro, é o Dia de Ação de Graças. Motivados por esta data realizamos hoje em nossa igreja local (Catedral Metodista de Piracicaba) um Culto Especial de Ação de Graças. O programa foi preparado pelo ministério de liturgia local que após algumas reuniões e trocas de e-mails concluiu todos os itens do culto.

Dentre os vários atos, destaco a composição de uma litania intitulada “O que é gratidão”, preparada por Clóris Alessi (membro do ministério) baseada no livro “Frutos do Espírito e outras virtudes” do rev. José Carlos Barbosa.

Dirigente: Queremos neste momento refletir um pouco sobre o que é gratidão, com ajuda de frases do rev. José Carlos Barbosa, no livro “Frutos do Espírito e outras virtudes”. O que é a gratidão?

Congregação: Gratidão é esforço.

Leitor 1: É um esforço deliberado de fazer o bem, um esforço de produzir alegria, um esforço de repartir com aquele que foi responsável por ela.

Congregação: Gratidão é reconhecimento.

Leitor 2: Reconheço que esta alegria que estou experimentando nasceu a partir de um determinado gesto de bondade feito por alguém.

Congregação: Gratidão é retribuição.

Leitor 1: Fui alcançada por um gesto de bondade, reconheço a minha dívida e, em sinal de gratidão, só me resta retribuir.

Congregação: Gratidão é satisfação plena.

Leitor 2: Aquele que foi alcançado por um gesto de bondade se encontra plenamente satisfeito.

Congregação: Gratidão é soma e multiplicação.

Leitor 1: É amor somado a amor, felicidade somada a felicidade.

Congregação: Gratidão é estilo de vida.

Leitor 2: Não bastam gestos isolados de gratidão. É necessário muito mais. É necessário uma vida inteira voltada para a gratidão.

Congregação: Gratidão é dom de Deus e virtude.

Leitor 1: Mais virtude do que dom, na medida em pode ser desenvolvida e aprimorada.

Congregação: Gratidão é dom, graça de Deus.

Leitor 2: Somente a graça divina pode transformar o ser humano egoísta em alguém generoso e grato.

Dirigente: Gratidão produz regozijo, paz, amizade, segurança, libertação, humildade. A gratidão aparenta ser virtude comum, simples e acessível a qualquer um. Mas a realidade é outra. Trata-se de uma virtude rara, prática de gigantes, acessível apenas aos grandes. O exercício da gratidão requer um esforço de superação e quebra inúmeras barreiras. A melhor forma de gratidão ao Pai é expressando sua gratidão aos seus irmãos.

Todos: Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a Tua Misericórdia e, durante as noites, a Tua fidelidade. (Salmo 92: 1-2)


Outro momento marcante da liturgia foi o ofertório, pois ao trazer a oferta ao altar (dízimos, contribuições e mantimentos) as pessoas passavam por uma mesa cheia de frutas que exalavam seus deliciosos cheiros e depois comiam um pedaço de pão. Através deste ato, todos foram convidados a reconhecer os cuidados e sustento de Deus em sua caminhada. 

Preguei sobre o Salmo 136 e estarei compartilhando em outro post... confira. Encerramos o culto entoando o hino Sou feliz, com Jesus meu Senhor, cuja letra foi composta por Horatio Gates Spafford e a música, por Philip Paul Bliss. Contei a História do hino (farei um post... confira) e logo após cantamos firmemente, acompanhados pelos instrumentos: órgão, teclado, piano e violão. Foi um momento de grande enlevo espiritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...