quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Hoje é o Dia Nacional de Ação de Graças. Aproveito este espaço para compartilhar um breve histórico desta festa, celebrada pelas mais variadas tradições cristãs espalhadas pelo mundo.

A idéia de transformar o “Dia de Ação de Graças” em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando embaixador do Brasil em Washington. Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.

Vejamos como tudo começou: Nos Estados Unidos, em 1621, os “Peregrinos” iniciaram a comemoração como “thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças”. Estes peregrinos eram pessoas que se mudaram da Inglaterra em busca de liberdade religiosa em 1620. O primeiro inverno foi um período de terríveis dificuldades devido ao forte frio, doenças e fome. Diante deste fato, os Índios Nativos os ensinaram a plantar, pescar, caçar e sobreviver na América.

Como fruto disso, no outono de 1621, as colheitas foram fartas. Os peregrinos agradecidos, decidiram celebrar uma festa especial, convidando seus amigos índios para participarem. Esta celebração tornou-se uma festa de família. Desde então, a reunião familiar com a participação dos amigos e vizinhos, fazendo deste encontro um momento oportuno de dar graças a Deus, promover perdão, proporcionar um compartilhamento, tornou-se uma das maiores tradições nos EUA. No Brasil, o “Dia de Ação de Graças”, foi instituído em 17 de agosto de 1949.

Uma das características do mundo moderno (ou pós-moderno) é a postura consumista do ser humano. Quanto mais a pessoa tem, mais deseja ter. Fica sempre com a sensação de que algo está faltando. Não consegue se contentar com o que tem. Deseja mais... deseja o que é do outro. A “filosofia” produzida por esta sociedade não dá espaço para a gratidão. O homem não consegue agradecer porque nunca está satisfeito. Sempre quer algo mais.

Esta breve reflexão me fez lembrar as afirmações do Salmo 23. Ainda que em suas traduções mais conhecidas pareça que Deus nos dará todas as coisas (... nada me faltará), a mensagem do salmo é de contentamento. Uma melhor tradução seria: O Senhor é meu pastor eu não sentirei falta. Neste sentido, há um contentamento pelo que o “Pastor” providencia. A pessoa/ovelha agradece a Deus/Pastor pelo cuidado, proteção, alimento, descanso proporcionado. Não deseja mais do que aquilo que o pastor oferece... sua medida é perfeita e isso é motivo de gozo e alegria da ovelha.

Somos convidados a reconhecer que nosso Deus-Pastor tem cuidado de nós. Ele é quem nos dá o melhor conforme sua vontade soberana. Portanto, em tudo sejamos agradecidos!


Navegando pela internet encontrei um movimento cujo propósito é resgatar no Brasil, a celebração do Dia Nacional de Ação De Graças - DNAG. Apresentam como missão consolidar o Dia Nacional de Ação de Graças como um instrumento de mobilização social, com o fim de oportunizar ajuntamentos, confraternizações e ações de assistência social, resultantes do sentimento de Gratidão a DEUS. Achei fantástico este movimento e o apóio completamente. Convido você a visitar a página oficial do movimento e assumir as suas responsabilidade: http://www.acaodegracas.com.br/2010/

FELIZ DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS!!!

Um comentário:

  1. Parabéns, e obrigado pelas ricas informações, usei-as em uma celebração do Dia de Ação de Graças numa programação ecumênica aqui em minha cidade, já participamos do ato há cinco anos. Amado, mestre, eu coloquei links para seu blog e site na página principal da Rede. Fiz uma seleção de alguns sites metodistas e coloquei os na Rede. Como para o amado professor foram dois linkes, o “JABÁ” também será duplo.. kkkkkkkkk
    Deus permaneça a abençoá-lo.
    Grato por sua vida e influência na minha história.
    Pr. Zé do Egito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...