terça-feira, 21 de setembro de 2010

SUZEL TUNES LANÇA REVISTA DIGITAL... ENTHEOS... Confira!


Suzel Tunes - Jornalista
Compartilho com você o lançamento da revista digital Entheos, cuja proposta é estimular a reflexão e o diálogo sobre espiritualidade, religião, cultura e cidadania. Sua fundadora e coordenadora é a jornalista Suzel Tunes, pessoa com quem tenho convivido nos últimos anos e admirado seu trabalho. Acredito que você vá gostar muito desta revista, visite: http://www.revistaentheos.com.br/

Repasso abaixo o texto de apresentação da revista escrito pela Suzel

APRESENTAÇÃO:

Podemos falar secularmente de um fenômeno humano que, analisado, remete à experiência daquilo que Deus significa. Penso no entusiasmo. Em grego, de onde se deriva, entusiasmo é enthusiasmós. Compõe-se de três partes: en (em) thu (abreviação de theós=Deus), e mos (terminação de substantivos). Entusiasmo significa, pois, ter um Deus dentro, ser tomado por Deus. Não é uma intuição fantástica?

O entusiasmo não é exatamente isso, aquela energia que nos faz viver, cantarolar, saltitar, dançar e irradiar vitalidade? É uma força misteriosa que está em nós, mas que é também maior que nós. Nós não a possuímos, é ela que nos possui. Estamos à mercê dela. O entusiasmo é isso, o Deus interior. Vivendo o entusiasmo, neste sentido radical, estamos vivenciando a realidade daquilo que chamamos Deus.
Leonardo Boff (JB Online, novembro de 2004)

Não poderia encontrar melhor maneira de apresentar a Revista Entheos do que compartilhando o texto que lhe inspira o nome. Há muito descobri que não se vive plenamente sem entusiasmo. A vida pede luz, cor, movimento! E são os diferentes caminhos que trilhamos na busca dessa energia interior que nos fazem ser quem somos.

Na adolescência, os meus caminhos uniram São Bernardo do Campo ao Butantã. Minha casa num bairro de operários ao curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo. Era a década de 80, momento de abertura política e de grandes expectativas. Nas ruas, “caminhando e cantando”... Na Escola Dominical da Igreja Metodista, a utopia da construção do Reino de Deus. Teologia da libertação com fervor protestante.

Logo ficaria claro que meu “chamado jornalístico” não estaria na editoria de política, mas em ciência e educação. Foram vários anos de dedicação às reportagens nas áreas de biologia, história, psicologia, saúde, antropologia, comportamento... a religião surgiu como uma extensão natural. Tão fascinante quanto a cobertura de ciência, a área de religião também exige conhecimento multifacetado, pois a religiosidade permeia todas as relações humanas e exerce influência em áreas tão distintas quanto política, economia, artes, saúde, tecnologia ou esportes.

Com Michel de Certeau, autor a quem fui apresentada no Mestrado em Ciências da Religião, aprendi que, quem escreve, escreve a partir de um “lugar” sócio-econômico, político e cultural. Reconhecer este lugar é o primeiro passo para uma aproximação ética da temática religiosa. Identificando quem sou (ou como me construo, cotidianamente) tenho condições de dialogar com o diferente. Sou cristã e não temo o pluralismo religioso, acreditando, como diz o teólogo Hans Küng, que “não haverá paz no mundo sem diálogo entre as culturas, e não haverá paz entre as culturas sem paz entre as religiões”.

Tornar-se um espaço de diálogo e aprendizado é o que a Revista Entheos pretende ser, como um projeto estritamente pessoal e sem vínculos de ordem denominacional ou institucional. Como o entusiasmo me faz sonhar, sonho em construir pontes entre diferentes culturas e tradições religiosas, entre o saber acadêmico e a experiência de vida, a tese de doutorado e a revista na banca de jornal e entre os diversos projetos sociais e ações de cidadania que nascem da convicção de que a fé pode transformar a realidade.

Muito obrigada!
Suzel Tunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...