quinta-feira, 16 de setembro de 2010

METODISMO EM PIRACICABA... um pouco de história.

Preparei este breve texto para introduzir os leitores na maravilhosa história do metodismo que se desenvolveu em Piracicaba. Existem várias formas de fazê-lo, porém preferi partilha-la imaginando a parábola do Grão de mostarda proferida por Jesus. Uma semente tão pequena, transformou-se numa árvore capaz de acolher em si muitos pássaros. Ao olhar para o metodismo piracicabano vejo se cumprir esta história. De um velho casarão com apenas 9 estrangeiros à uma igreja com cinco templos, Colégio, Universidade, Creche e uma linda história.

Vejamos como tudo começou. A primeira Igreja Metodista da cidade de Piracicaba foi organizada formalmente no dia 11 de setembro de 1881. Neste ano ela completa 129 anos de vida e missão. Tudo começou num velho casarão colonial localizado na esquina da Rua do Rosário com a Rua São José (Largo de São Benedito), onde o Rev. James Willian Koger, no contexto de um culto dominical, arrolou seus primeiros membros, a saber: Frances Smith Koger, Martha Hite Watts, William Godfrey, Thomas Dixon Smith, Laura A. Smith, Elisabeth Carlton Kidd Smith, Erasmo Fulton Smith, Mary Phillips Newman, Leonora Dixon Smith . Nascia então a terceira Igreja Metodista em solo brasileiro.

Após algum tempo de trabalho o número de metodistas foi crescendo sendo necessário a construção de um espaço mais adequado para os cultos. No dia 3 de março de 1885 na esquina da Rua Rangel Pestana com a Rua Boa Morte foi lançada a pedra fundamental daquele que seria o primeiro templo evangélico da cidade de Piracicaba e do estado de São Paulo. Sua inauguração ocorreu no dia 1o de novembro do mesmo ano. Este templo trazia em seu projeto arquitetônico características das igrejas da Inglaterra e dos Estados Unidos. Neste período no Brasil eram proibidas para outras denominações religiosas que não a Igreja Católica, edificarem templos com estas características. Este fato fez com que a construção deste templo gerasse certa polêmica. O padre Galvão, pároco da Igreja Matriz de Piracicaba, exigiu da Câmara Municipal que se cumprisse a lei, não permitindo que os metodistas construíssem um templo com aquelas características. Mesmo com todo o esforço do padre, o templo seguiu o projeto inicial. Algo a se destacar é que o fato de se construir um templo com torre (campanário) foi uma afronta à lei vigente na época, através do art. 5o da Constituição, que proibia outras religiões que não a católica de construírem casas de cultos com características exteriores de templo.



Passados alguns anos, a igreja adquiriu um terreno na esquina da Rua Governador Pedro de Toledo com a Rua Dom Pedro I. No dia 7 de setembro de 1922, data em que se comemorava o centenário da Independência do Brasil, foi realizado um culto com o lançamento da pedra fundamental do atual templo. Passados exatamente 6 anos, no dia 7 de setembro de 1928, foi realizado o culto de inauguração e instalação do templo. 

No ano de 2006, ano em que a Igreja Metodista Central de Piracicaba (IMCP) completava 125 anos, seu templo foi restaurado e ela foi reconhecida pelo metodismo nacional como Catedral Metodista de Piracicaba. Neste ano de 2010 a comunidade da Catedral realiza uma Campanha de Revitalização Ministerial. O objetivo é revitalizar os vários ministérios da igreja local para que cumpram o propósito para o qual foram instituídos.

Dentre as várias programações para celebrar seu aniversário, a Catedral Metodista de Piracicaba convida você e sua família para:


19/09 – 9h – Dia da Escola Dominical... a maior escola do mundo.
19/09 – 19h – Culto com a participação especial do Coral Rev. J. W. Koger e o Coral Misto da EMPEM.

26/09 – 9h – Culto com a participação especial do Coral Evangélico de Piracicaba.
26/09 – 19h – Culto com a participação especial do “Grande Coral” – Coral formado especialmente para a ocasião, composto por coralistas e ex-coralistas, dos mais variados corais e conjuntos musicais, com o intuito de louvar a Deus pelos 129 anos de vida e missão do metodismo piracicabano.

Desde 1881 até o presente momento o metodismo piracicabano tem prosperado como fruto da graça divina e de seu labor missionário. Hoje são cinco Igrejas (Catedral, Paulista, Betânia, Matão e Ebenézer) e suas respectivas Congregações e Pontos Missionários, um Colégio (Colégio Piracicabano), uma Universidade (UNIMEP), uma Creche (Creche Marshléa Dawsey), uma Escola de Música (EMPEM) e muito respeito na cidade.

Participe das programações de aniversário da Catedral, Templo localizado na esquina da Rua Pedro de Toledo com a Rua Dom Pedro I, Largo do Mercado, Piracicaba, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...