sábado, 18 de setembro de 2010

ARTIGO SOBRE RESILIÊNCIA... publicado em parceria com Meu amigo Márcio Divino... CONFIRA!!!


Tive a oportunidade de escrever um artigo em parceria com meu amigo e companheiro de ministério pastoral, Rev. Márcio Divino de Oliveira, sobre um tema que julgamos relevante para a pastoral da igreja: RESILIÊNCIA.


O termo resiliência vem da física e corresponde a capacidade de um material sofrer tensão e depois se recuperar ao estado normal. Nas ciências humanas o termo tem sido utilizado como a capacidade do ser humano de superar experiências adversas. Mais do que simplesmente significar a capacidade de superação dessas experiências, o termo abrange todo o processo de enfrentamento, vitória, fortalecimento e transformação diante da adversidade.

Nosso texto procurou apresentar a fé cristã e a ação pastoral da igreja como elementos importantes na formação de indivíduos e comunidades resilientes, ou seja, pessoas capazes de extrair do íntimo de seu ser uma reserva extra de forças para superar dificuldades.

O texto foi estruturado em três tópicos. No primeiro, foram apresentadas discussões sobre a vida humana e o sofrimento. No segundo, questões conceituais sobre o termo resiliência e suas implicações para a vida das pessoas que sofrem. E no terceiro apresentadas algumas pistas pastorais para a promoção da resiliência dentro e fora da igreja.

O texto foi publicado pela Vox Faifae, Revista de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas da Fama, com o título: Resiliência, fé e práxis pastoral: A igreja como agente de fé resiliente.

Convido aos que desejarem fazer a leitura do artigo a clicar no link abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...