segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NEM TODO OTIMISTA É ALIENADO... reflexão bíblica da reunião de oração de 20 de setembro de 2011

 

No dia 20 de setembro, terça feira, a irmã Rinalva Cassiano Silva quem compartilhou uma meditação bíblica. Compartilho abaixo suas anotações no desejo de edificá-los assim como fomos edificados.

 

NEM TODO OTIMISTA É ALIENADO

O título é de Israel Belo numa de suas reflexões diárias.
Em Isaias 54. v. 2 lemos: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.” E no Salmo 31 v.24  “sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor”. E, ainda no Salmo  Salmo 37 v 9b “mas os que esperam no Senhor possuirão a terra”.

O que é ser otimista? A grande pergunta que podemos nos fazer.

Segundo Aurélio o otimismo...
é uma doutrina filosófica segundo a qual tudo corre no mundo do melhor modo possível, tudo vai bem. Atitude em face dos problemas humanos ou sociais que consiste em considerá-los passiveis de uma solução global positiva, do que se pode resultar numa atitude geral ativa e confiante, ou ao contrário o descompromisso, por desnecessário com qualquer tipo de participação.

A tendência quase natural da sociedade de hoje é ser pessimista. Diante de tantos problemas, tantas corrupções, tanto pecado de todas as formas, nós nos tornamos pessimistas e estamos sempre a afirmar, perguntando: que adianta ser honesto nesse mundo de desonestidade? Essa é a pergunta constante que fazemos para nós mesmos e para os nossos amigos.

Entretanto, nas leituras feitas vemos expressões fortes que devem nos induzir ao otimismo. Vejamos:

“Alarga o espaço da tua tenda”, “sede fortes”, “espera no Senhor”, são expressões que nos chamam para confiar em Deus e  sermos otimistas.

Na reflexão de Israel ele diz que:  “É ótimo ser otimista.
O otimismo é de grande valor quando nos traz vigor para mais um dia de trabalho”.  E no Salmo 37.5 lemos: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o restante Ele fará.
“O otimismo é ótimo quando nos fortalece na hora da dificuldade”.
O otimismo é positivo quando nos ajuda a ver nossas próprias qualidades e nossas fraquezas e tornar as qualidades mais fortes que as fraquezas.

 Israel continua dizendo: É péssimo ser otimista, se o otimismo é daqueles que nos inoculam (propagam ou difundem) uma visão apenas rósea de vida, porque, afinal, nem sempre o céu é de brigadeiro. As coisas não vão dar certo só porque achamos que vão dar certo.

É o otimismo que nos ajuda a levantar da cama todos os dias. Pois sem ele ficaremos a mercê do tempo.
“Bem-vindo o otimismo que nos faz pensar nossas vidas  e continuar querendo viver.
Como enfrentar a realidade crua de que o fácil não existe? Com otimismo.”
Aliás, se as coisas fossem sempre fácil onde estariam os nossos desafios?

É dever do cristão ser otimista. Isto é, confiar em Deus sem Lhe impor nossa vontade. Confiar que Ele está no comando.
O reverendo Ed René Kivitz escrevendo  numa de suas mensagens  intitulada Resoluções para uma vida melhor nos  oferece dicas  que ajudam para nos tornamos otimistas.

“1. Não deixe que o trabalho e a religião atrapalhem sua vida. Cante sozinho. Leia poesias em voz alta. Participe de rodas de piadas. Não tenha pressa de deixar a mesa após as  refeições. Peque crianças no colo.Ande sem relógio. Fuga dos beatos.

2. Não jogue fora a utopia. Ninguém consegue viver sem acreditar que outro mundo é possível. Faça o possível e o impossível para que esse outro mundo possível se torne realidade.

3. Não deixe de dar bom dia para Deus. Nem boa noite. Mesmo quando o dia não tiver sido bom.  Com o tempo, você vai descobrir que quem anda com Deus não tem dias ruins, apenas dias difíceis”. (Ed René Kivitz).

Que Deus nos ajuda na caminhada de fé, sempre otimistas de que Ele tem o comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...