sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BREVÍSSIMO HISTÓRICO DA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA - 130 anos de vida e missão


130 ANOS DE METODISMO EM PIRACICABA

“Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres” Sl 126,3

Estimados e estimadas internautas
Graça e paz!

O metodismo está completando 130 anos de vida e missão na cidade de Piracicaba. Durante esse tempo, semeamos boas sementes e colhemos bons frutos, obra da graça de Deus em nossa história. De um velho casarão colonial alugado à belos prédios próprios em vários locais da cidade... de uma humilde missão estrangeira à cinco Igrejas (Catedral, Paulista, Betânia, Matão e Ebenézer), suas respectivas Congregações e Pontos Missionários, um Colégio (Colégio Piracicabano), uma Universidade (UNIMEP), uma Creche (Creche Marshléa Dawsey), uma Escola de Música (EMPEM) e muito respeito na cidade.

Destacarei aqui um brevíssimo histórico da mais antiga Igreja Metodista da cidade, hoje, Catedral Metodista de Piracicaba. Foi num casarão, estilo colonial, localizado na esquina da Rua do Rosário com a Rua São José (Largo de São Benedito), que o Rev. James Willian Koger, no contexto de um culto dominical, arrolou seus primeiros membros, a saber: Frances Smith Koger, Martha Hite Watts, William Godfrey, Thomas Dixon Smith, Laura A. Smith, Elisabeth Carlton Kidd Smith, Erasmo Fulton Smith, Mary Phillips Newman, Leonora Dixon Smith . Nascia então a terceira Igreja Metodista em solo brasileiro.

Após algum tempo de trabalho o número de metodistas foi crescendo sendo necessário a construção de um espaço mais adequado ao serviço religioso. No dia 3 de março de 1885 no terreno que fica na esquina da Rua dos Ourives (atual Rangel Pestana) com a Rua Boa Morte, foi lançada a pedra fundamental daquele que seria o primeiro templo evangélico da cidade de Piracicaba e do estado de São Paulo. Sua inauguração ocorreu no dia 1o de novembro do mesmo ano. Este templo trazia em seu projeto arquitetônico características das igrejas da Inglaterra e dos Estados Unidos. Neste período no Brasil eram proibidas para outras denominações religiosas que não a Católica, edificarem templos com estas características. Este fato fez com que a construção deste templo gerasse certa polêmica. O padre Galvão, pároco da Igreja Matriz de Piracicaba, exigiu da Câmara Municipal que se cumprisse a lei, não permitindo que os metodistas construíssem um templo com aquelas características. Mesmo com todo o esforço do padre, o templo seguiu o projeto inicial. Algo a se destacar é que o fato de se construir um templo com torre (campanário) foi uma afronta à lei vigente na época, através do art. 5o da Constituição, que proibia outras religiões que não a católica de construírem casas de cultos com características exteriores de templo.

Passados alguns anos, a igreja adquiriu um terreno na esquina da Rua Governador Pedro de Toledo com a Rua Dom Pedro Primeiro. No dia 7 de setembro de 1922, data em que se comemorava o centenário da Independência do Brasil, foi realizado um culto com o lançamento da pedra fundamental do atual templo. Passados exatamente 6 anos, no dia 7 de setembro de 1928, foi realizado o culto de inauguração e instalação do templo. Em 2010, tive oportunidade de conhecer duas filhas do Rev. Guaracy Silveira, pastor da igreja naquela época. Elas me contaram um fato pitoresco ocorrido naquele dia, que marcou profundamente a família Silveira e seus descendentes. No dia de inaugurar o templo, algumas irmãs estavam encerando o templo, quando o pastor chegou e viu que havia muito por fazer, para dar um pouco de ânimo às dedicadas irmãs, arregaçou as mangas, ajoelhou-se e começou a encerar junto. Na realidade ele havia deixado aquele momento para preparar seu sermão, mas seu preparo foi ajoelhado encerando o chão da igreja. Daí em diante, todas as vezes que ele ou alguém ia preparar o sermão ou algum estudo, os outros diziam: você está indo encerar o chão da igreja de Piracicaba? Afirmaram-me elas que esta expressão é utilizada até hoje entre os descendentes.

No ano de 2006, ano em que a Igreja Metodista Central de Piracicaba (IMCP) completava 125 anos ela foi reconhecida como Catedral Metodista de Piracicaba. Este fato aconteceu após alguns encaminhamentos formais. No dia 03 de dezembro de 2005 em sua reunião ordinária, a Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM) de nossa igreja local, após discutir e aprovar o tema de um possível recinhecimento da IMCP em Catedral, nomeou um Grupo de Trabalho (GT-Catedral) com a tarefa de promover estudos sobre o assunto e elaborar uma proposta a ser apresentada ao Concílio Local. No dia 05 de fevereiro de 2006 este GT apresentou o projeto ao Concílio Local que o aprovou por unanimidade. No dia 10 de fevereiro este projeto foi apresentado à Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM) que também o aprovou. E por fim o Colégio Episcopal reunido no mês de março apreciou o projeto, aprovando-o também. Com isto, todos os orgãos competentes participaram da decisão por reconhecer a Igreja como Catedral . No dia 25 de junho foi realizado um culto especial de reconhecimento da Igreja Metodista Central de Piracicaba como Catedral Metodista de Piracicaba.

Muito tempo já se passou... Chegamos aos 130 anos e podemos afirmar: EBENÉZER - até aqui nos ajudou o Senhor. São 130 anos recebendo graça e misericórdia de Deus e compartilhando com a sociedade Piracicabana.

LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...