quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CULTO VESPERTINO - Aniversário de 130 anos da Catedral Metodista de Piracicaba

Domingo passado no culto vespertino celebramos nosso aniversário: 130 anos da Igreja Metodista em Piracicaba. Pela manhã o bispo Paulo Ayres Mattos convidou-nos a refletir sobre nossa missão de educar, porém no culto vespertino dirigiu palavras proféticas à igreja, exortando-a a não compactuar com o movimento de comercialização da fé presente em nossa sociedade. O Coral Rev. James William Koger, coral oficial da Catedral Metodista, que está completanto  115 anos de existência apresentou belos hinos. Tivemos a participação especial de um noneto de cordas composto especialmente para esta celebração, que sob a regência do maestro Fernando, edificou a todos. Foi um culto maravilhoso.


Veja a liturgia:

Como igreja, adoramos ao Senhor
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou”. Sl 95,6

Prelúdio

Introito
Sanctuary of the Heart - Albert W. Ketèlby  (Solo)

Acolhida
Queridos irmãos e irmãs graça e paz! Nos reunimos neste belo e formoso templo, para celebrar os 130 anos de vida e missão da Catedral Metodista de Piracicaba. Tudo começou no dia 11 de setembro de 1881 quando o Rev. James William Koger (missionário americano nomeado para implantar o metodismo em Piracicaba) organizou nossa igreja. Foi num casarão alugado, situado no Largo de São Benedito, esquina da R. São José com a R. do Rosário que o Rev. Koger recebeu como primeiros membros, além de Francês Koger (sua esposa) e Martha Watts (companheira de missão), outros irmãos e irmãs transferidos de Santa Bárbara do Oeste, num total de 9 membros. O trabalho permaneceu por pouco tempo nesta casa alugada. Pois em 03 de março de 1885 foi lançada a pedra fundamental do primeiro templo da Igreja Metodista de Piracicaba. Templo este que foi o terceiro do metodismo brasileiro e o primeiro dos evangélicos na cidade de Piracicaba. Esta construção aconteceu em tempo recorde, 9 meses. No dia 01 de novembro de...
1885, foi realizado o Culto de Consagração deste Templo. A igreja permaneceu neste local por 44 anos. No dia 07 de setembro de 1922, após a aquisição do terreno, foi realizado o lançamento da pedra fundamental deste templo onde nos encontramos. E exatamente, 7 anos depois, no dia 07 de setembro de 1929, este templo foi consagrado e passou a ser a sede dos encontros do povo metodista de Piracicaba. No início de 2006 tivemos a oportunidade de restaurar a parte interna deste templo. Se estamos neste lugar belo e formoso, é porque pessoas se dedicaram na construção e conservação deste prédio. A motivação maior, nunca foi e nem deve ser o prédio por si só, mas sim o cuidado com local onde o povo de Deus se reúne, para adorá-lo em espírito e em verdade. Portanto, oremos ao Senhor para que se manifeste em nosso meio enquanto O cultuamos. Pois ainda que este seja um lugar agradável, se não tiver a manifestação da glória de Deus, não cumprirá o objetivo para o qual foi construído.

Oração de Invocação

Canto Congregacional: Culto à Trindade - HE n. 68


Como igreja, confessamos ao Senhor

“O Senhor está em seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”.
Hb 2:20

Chamado a Confissão
Olhando para a nossa história, vemos que a graça de Deus tem superabundado sobre nós, pois a cada ano temos prosperado. De uma comunidade metodista que se reunia num casarão alugado, hoje temos muitas comunidades e cada uma delas tem seu prédio próprio. De nove pessoas, todas elas estrangeiras, só nossa igreja local, já arrolou 3883 pessoas como membros e está prestes a arrolar muitos outros no próximo domingo através da celebração especial de recepção de novos membros, isto sem falar as muitas pessoas que pastoreou e que não fizeram parte do Rol oficial. Devemos estar conscientes de que esta prosperidade é fruto da graça divina somada ao labor missionário de muitas pessoas. Ouçamos a Palavra de Deus:

Leitura bíblica:
“Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também nós mesmos, como pedras que vivem, somos edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, afim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (I Pedro2.4-5)

Oração Silenciosa

Canto Congregacional: A Pedra Fundamental - HE nº 205


Como igreja, Louvamos ao Senhor
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras”.
Sl 96,1

Chamado ao Louvor

Coral Rev. James Willian Koger
Salmo 150 - César Franck
Gratidão – Wesley Jorge

Noneto de cordas
Save the Child de Paul McCartney

Ministério do Acolhimento

Conjunto Musical
Em espírito e em verdade
Oferta de amor


Como igreja, ouvimos o Senhor
“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...”
(Sl 95,7b)
Coral Rev. James Willian Koger
Metodismo Centenário – Umberto Cantoni


Reflexão Pastoral
Revmo. Bispo Paulo Ayres Mattos


Como igreja, nos dedicamos ao Senhor
“Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida. Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam”
(At 5,20-21)
Momento de Oração - Altar

Oração Final e Benção: Revmo. Bispo Paulo Ayres Mattos

Amém Tríplice

Poslúdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...