sábado, 25 de junho de 2011

Senhor, ensina-nos a ser verdadeiramente humanos.


Nesta semana nossa cidade (Piracicaba-SP) foi surpreendida com um crime brutal, um assalto que culminou em assassinato. O que mais chamou a atenção foi o fato da vítima estar em seu trabalho, cuidando de suas atividades cotidianas, e de repente ser chamada com urgência por sua empregada para voltar à sua casa, onde foi surpreendida por um assaltante que na tentativa de roubá-la, esfaqueou-a.
 Vivemos momentos de grande violência. Parece-me que a cada dia que passa, os homens se mostram mais agressivos. Este lado brutal o tem desumanizado a cada dia. É diante dessa violência crescente, que tem desumanizado o homem, que se faz necessário ao cristão assumir atitudes concretas em favor da paz, da justiça, do amor, da fraternidade, do acolhimento do outro, ou seja, da humanização dos seres humanos.
O princípio da salvação em Cristo é a restauração da imagem de Deus em nós. É tornar-nos verdadeiramente humanos, ou seja, como fomos criados por Ele no princípio de tudo. Portanto, aqueles que já entregaram suas vidas a Jesus Cristo, vivem a dimensão da regeneração da imagem de Deus em suas vidas e por isso devem caminhar de acordo com o que já alcançaram.
Mais do que ter uma idéia consumista, utilitarista e egoísta de sua salvação, o cristão deve compreender que sua regeneração deve levá-lo a preocupar-se com a regeneração do outro. Não sou salvo para mim mesmo, mas sou salvo para salvar outros, ou seja, não fui regenerado para meu próprio bem estar, mas para ser bênção na regeneração de outros. A bênção de Deus é coletiva, a idéia do individualizado, do egoísmo, é fruto de nossa sociedade pecadora.
Para vencer esta violência generalizada de nossa sociedade, é necessário que os homens sejam regenerados por Deus. Para que recuperem a imagem de Deus em suas vidas é necessário que pregarmos a Mensagem Eterna e a vivermos com integridade. Para combater o mundo violento não adianta atos mais violentos, pois violência gera violência maior ainda. O que o mundo precisa é de homens e mulheres regenerados pelo Espírito de Deus, que ajudem na regeneração de outros, e assim construam uma sociedade mais justa, fraterna, amorosa e humana.
Que nossa espiritualidade leve em consideração que Deus nos fez humanos e nos quer restaurar como humanos. Toda e qualquer teoria/teologia fora disso não é bíblica. Não somos chamados a fugir de nossa humanidade, mas sim a restaurá-la. Ser um homem ou uma mulher espiritual no cristianismo é ser verdadeiramente humano, ou seja, alguém com sua humanidade restaurada por Deus.
Que o Senhor nos ensine a ser verdadeiramente humanos e a levar outras pessoas a experimentarem esta bênção da humanização (regeneração) de Deus.
Rev. Paulo Dias Nogueira

Palavra Pastoral - Boletim da Catedral Metodista de Piracicaba (26.06.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...