terça-feira, 21 de setembro de 2010

SUZEL TUNES LANÇA REVISTA DIGITAL... ENTHEOS... Confira!


Suzel Tunes - Jornalista
Compartilho com você o lançamento da revista digital Entheos, cuja proposta é estimular a reflexão e o diálogo sobre espiritualidade, religião, cultura e cidadania. Sua fundadora e coordenadora é a jornalista Suzel Tunes, pessoa com quem tenho convivido nos últimos anos e admirado seu trabalho. Acredito que você vá gostar muito desta revista, visite: http://www.revistaentheos.com.br/

Repasso abaixo o texto de apresentação da revista escrito pela Suzel

APRESENTAÇÃO:

Podemos falar secularmente de um fenômeno humano que, analisado, remete à experiência daquilo que Deus significa. Penso no entusiasmo. Em grego, de onde se deriva, entusiasmo é enthusiasmós. Compõe-se de três partes: en (em) thu (abreviação de theós=Deus), e mos (terminação de substantivos). Entusiasmo significa, pois, ter um Deus dentro, ser tomado por Deus. Não é uma intuição fantástica?

O entusiasmo não é exatamente isso, aquela energia que nos faz viver, cantarolar, saltitar, dançar e irradiar vitalidade? É uma força misteriosa que está em nós, mas que é também maior que nós. Nós não a possuímos, é ela que nos possui. Estamos à mercê dela. O entusiasmo é isso, o Deus interior. Vivendo o entusiasmo, neste sentido radical, estamos vivenciando a realidade daquilo que chamamos Deus.
Leonardo Boff (JB Online, novembro de 2004)

Não poderia encontrar melhor maneira de apresentar a Revista Entheos do que compartilhando o texto que lhe inspira o nome. Há muito descobri que não se vive plenamente sem entusiasmo. A vida pede luz, cor, movimento! E são os diferentes caminhos que trilhamos na busca dessa energia interior que nos fazem ser quem somos.

Na adolescência, os meus caminhos uniram São Bernardo do Campo ao Butantã. Minha casa num bairro de operários ao curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo. Era a década de 80, momento de abertura política e de grandes expectativas. Nas ruas, “caminhando e cantando”... Na Escola Dominical da Igreja Metodista, a utopia da construção do Reino de Deus. Teologia da libertação com fervor protestante.

Logo ficaria claro que meu “chamado jornalístico” não estaria na editoria de política, mas em ciência e educação. Foram vários anos de dedicação às reportagens nas áreas de biologia, história, psicologia, saúde, antropologia, comportamento... a religião surgiu como uma extensão natural. Tão fascinante quanto a cobertura de ciência, a área de religião também exige conhecimento multifacetado, pois a religiosidade permeia todas as relações humanas e exerce influência em áreas tão distintas quanto política, economia, artes, saúde, tecnologia ou esportes.

Com Michel de Certeau, autor a quem fui apresentada no Mestrado em Ciências da Religião, aprendi que, quem escreve, escreve a partir de um “lugar” sócio-econômico, político e cultural. Reconhecer este lugar é o primeiro passo para uma aproximação ética da temática religiosa. Identificando quem sou (ou como me construo, cotidianamente) tenho condições de dialogar com o diferente. Sou cristã e não temo o pluralismo religioso, acreditando, como diz o teólogo Hans Küng, que “não haverá paz no mundo sem diálogo entre as culturas, e não haverá paz entre as culturas sem paz entre as religiões”.

Tornar-se um espaço de diálogo e aprendizado é o que a Revista Entheos pretende ser, como um projeto estritamente pessoal e sem vínculos de ordem denominacional ou institucional. Como o entusiasmo me faz sonhar, sonho em construir pontes entre diferentes culturas e tradições religiosas, entre o saber acadêmico e a experiência de vida, a tese de doutorado e a revista na banca de jornal e entre os diversos projetos sociais e ações de cidadania que nascem da convicção de que a fé pode transformar a realidade.

Muito obrigada!
Suzel Tunes


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOLETIM MENSAGEIRO de 19 de setembro de 2010 (Orgão Oficial da Catedral Metodista de Piracicaba)


CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA celebra Dia da Escola Dominical


Ontem em nosso culto matutino celebramos o DIA DA ESCOLA DOMINICAL. O programa do culto foi preparado pelo Ministério de Liturgia da Catedral e ficou muito bonito. Após a saudação pastoral, os irmãos César e Márcia fizeram um dueto do salmo 78, musicado por Jorge Camargo e Guilherme K. Neto que diz:

Logo após, o coordenador da Escola Dominical, irmão Gustavo Alvim, compartilhou um breve histórico da Escola Dominical, abordando seu surgimento através de uma metodista na Inglaterra, Ana Ball e depois o pioneirismo dos metodistas em implantar a Escola dominical tanto nos Estados Unidos, como no Brasil. Fez um destaque especial ao trabalho de Martha Watts em Piracicaba, que mesmo antes de inaugurar o Colégio Piracicabano já havia iniciado uma Escola Dominical. Aqui também os metodistas foram pioneiros. Encerrou sua reflexão afirmando que a Escola Dominical é o coração da Igreja.


O ponto mais significativo da celebração foi o momento da edificação. A professora Sheila Hussar contou uma história com a participação de várias crianças. A história foi baseada na parábola de Jesus sobre os dois fundamentos, apresentada ao final do Sermão da Montanha. De forma muito dinâmica a professora envolveu adultos e crianças na construção de uma casa cujo alicerce era muito resistente, pois fora construído na Escola Dominical. Por isso, tanto a chuva, quanto o vento não conseguiram derrubar a casa. Todos ao me cumprimentarem na saída comentaram como foi agradável e edificante o culto. Na realidade foi um culto com cara de Escola Dominical, pois estávamos celebrando o Dia desta que é a maior escola do mundo.


TEOLOGIA DA GRAÇA, SIM! TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, NÃO!


Reunião de Oração - Catedral Metodista de Piracicaba - 14/09/2010

Terça-feira passada, dia 14 de setembro, em nossa reunião de oração celebramos a Ceia do Senhor.  Mas o que gostaria de destacar foi a participação de um grupo de coralista que se uniu para cantar um hino muito tradicional e com uma letra muito profunda... MARAVILHOSA GRAÇA.

Num tempo em que muitas igrejas cristãs tem pregado sobre o tema da prosperidade firmado na troca, ou seja, o homem oferta e então Deus o fará prosperar, é importante se refletir sobre a GRAÇA. Tal como nos afirma o texto bíblico: “Pela graça sois salvo por meio da fé, isso não vem de vós é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie”. Há outro texto ainda que diz que “estávamos mortos em nossos delitos e pecados”. Não há nada em nós que possa ser oferecido ao Senhor, que o convença a nos fazer prosperar. Tudo que Ele faz por nós é fruto de sua graça, amor, bondade e misericórdia. Portanto, nossa oferta ou dízimo deve ser em gratidão por aquilo que já recebemos de graça e não uma moeda de troca. Nossa teologia deve ser firmada na graça de Deus e não na prosperidade. Diga sim à Teologia da Graça e não à Teologia da Prosperidade.

Se você se lembra pode até cantar:

MARAVILHOSA GRAÇA

Maravilhosa graça! Maior que o meu pecar!
Como poder cantá-la? Como hei de começar?!
Trouxe-me alívio à alma, e vivo em toda a calma,
Pela maravilhosa graça de Jesus!

Graça! Quão maravilhosa graça!
Como o firmamento, é sem fim!
É maravilhosa, é tão grandiosa,
Tão sublime e doce para mim!
É maior que a minha vida inútil,
Mais profunda que o imenso mar.
A Cristo vamos, pois, louvores dar!
A Deus honrar!

Maravilhosa graça! Traz vida perenal!
Por Cristo perdoado, vou à mansão real.
Sei que hoje sou liberto, vivo de Deus bem perto,
Pela maravilhosa graça de Jesus!

Maravilhosa graça! Quão ricas bênçãos traz!
Por ela Deus salvou-me, deu-me perdão e paz!
Salvo, sim, em verdade, por toda a eternidade,
Pela maravilhosa graça de Jesus!

sábado, 18 de setembro de 2010

ARTIGO SOBRE RESILIÊNCIA... publicado em parceria com Meu amigo Márcio Divino... CONFIRA!!!


Tive a oportunidade de escrever um artigo em parceria com meu amigo e companheiro de ministério pastoral, Rev. Márcio Divino de Oliveira, sobre um tema que julgamos relevante para a pastoral da igreja: RESILIÊNCIA.


O termo resiliência vem da física e corresponde a capacidade de um material sofrer tensão e depois se recuperar ao estado normal. Nas ciências humanas o termo tem sido utilizado como a capacidade do ser humano de superar experiências adversas. Mais do que simplesmente significar a capacidade de superação dessas experiências, o termo abrange todo o processo de enfrentamento, vitória, fortalecimento e transformação diante da adversidade.

Nosso texto procurou apresentar a fé cristã e a ação pastoral da igreja como elementos importantes na formação de indivíduos e comunidades resilientes, ou seja, pessoas capazes de extrair do íntimo de seu ser uma reserva extra de forças para superar dificuldades.

O texto foi estruturado em três tópicos. No primeiro, foram apresentadas discussões sobre a vida humana e o sofrimento. No segundo, questões conceituais sobre o termo resiliência e suas implicações para a vida das pessoas que sofrem. E no terceiro apresentadas algumas pistas pastorais para a promoção da resiliência dentro e fora da igreja.

O texto foi publicado pela Vox Faifae, Revista de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas da Fama, com o título: Resiliência, fé e práxis pastoral: A igreja como agente de fé resiliente.

Convido aos que desejarem fazer a leitura do artigo a clicar no link abaixo

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

JORNAIS EM PIRACICABA PUBLICAM MATÉRIA SOBRE OS 129 ANOS DO METODISMO NA CIDADE


No domingo passado, 12 de setembro, os jornais “A Tribuna” e “Jornal de Piracicaba” publicaram matérias sobre o 129º aniversário do metodismo em Piracicaba. Confira as matérias.



Clique aqui para ler as matérias:



METODISMO EM PIRACICABA... um pouco de história.

Preparei este breve texto para introduzir os leitores na maravilhosa história do metodismo que se desenvolveu em Piracicaba. Existem várias formas de fazê-lo, porém preferi partilha-la imaginando a parábola do Grão de mostarda proferida por Jesus. Uma semente tão pequena, transformou-se numa árvore capaz de acolher em si muitos pássaros. Ao olhar para o metodismo piracicabano vejo se cumprir esta história. De um velho casarão com apenas 9 estrangeiros à uma igreja com cinco templos, Colégio, Universidade, Creche e uma linda história.

Vejamos como tudo começou. A primeira Igreja Metodista da cidade de Piracicaba foi organizada formalmente no dia 11 de setembro de 1881. Neste ano ela completa 129 anos de vida e missão. Tudo começou num velho casarão colonial localizado na esquina da Rua do Rosário com a Rua São José (Largo de São Benedito), onde o Rev. James Willian Koger, no contexto de um culto dominical, arrolou seus primeiros membros, a saber: Frances Smith Koger, Martha Hite Watts, William Godfrey, Thomas Dixon Smith, Laura A. Smith, Elisabeth Carlton Kidd Smith, Erasmo Fulton Smith, Mary Phillips Newman, Leonora Dixon Smith . Nascia então a terceira Igreja Metodista em solo brasileiro.

Após algum tempo de trabalho o número de metodistas foi crescendo sendo necessário a construção de um espaço mais adequado para os cultos. No dia 3 de março de 1885 na esquina da Rua Rangel Pestana com a Rua Boa Morte foi lançada a pedra fundamental daquele que seria o primeiro templo evangélico da cidade de Piracicaba e do estado de São Paulo. Sua inauguração ocorreu no dia 1o de novembro do mesmo ano. Este templo trazia em seu projeto arquitetônico características das igrejas da Inglaterra e dos Estados Unidos. Neste período no Brasil eram proibidas para outras denominações religiosas que não a Igreja Católica, edificarem templos com estas características. Este fato fez com que a construção deste templo gerasse certa polêmica. O padre Galvão, pároco da Igreja Matriz de Piracicaba, exigiu da Câmara Municipal que se cumprisse a lei, não permitindo que os metodistas construíssem um templo com aquelas características. Mesmo com todo o esforço do padre, o templo seguiu o projeto inicial. Algo a se destacar é que o fato de se construir um templo com torre (campanário) foi uma afronta à lei vigente na época, através do art. 5o da Constituição, que proibia outras religiões que não a católica de construírem casas de cultos com características exteriores de templo.



Passados alguns anos, a igreja adquiriu um terreno na esquina da Rua Governador Pedro de Toledo com a Rua Dom Pedro I. No dia 7 de setembro de 1922, data em que se comemorava o centenário da Independência do Brasil, foi realizado um culto com o lançamento da pedra fundamental do atual templo. Passados exatamente 6 anos, no dia 7 de setembro de 1928, foi realizado o culto de inauguração e instalação do templo. 

No ano de 2006, ano em que a Igreja Metodista Central de Piracicaba (IMCP) completava 125 anos, seu templo foi restaurado e ela foi reconhecida pelo metodismo nacional como Catedral Metodista de Piracicaba. Neste ano de 2010 a comunidade da Catedral realiza uma Campanha de Revitalização Ministerial. O objetivo é revitalizar os vários ministérios da igreja local para que cumpram o propósito para o qual foram instituídos.

Dentre as várias programações para celebrar seu aniversário, a Catedral Metodista de Piracicaba convida você e sua família para:


19/09 – 9h – Dia da Escola Dominical... a maior escola do mundo.
19/09 – 19h – Culto com a participação especial do Coral Rev. J. W. Koger e o Coral Misto da EMPEM.

26/09 – 9h – Culto com a participação especial do Coral Evangélico de Piracicaba.
26/09 – 19h – Culto com a participação especial do “Grande Coral” – Coral formado especialmente para a ocasião, composto por coralistas e ex-coralistas, dos mais variados corais e conjuntos musicais, com o intuito de louvar a Deus pelos 129 anos de vida e missão do metodismo piracicabano.

Desde 1881 até o presente momento o metodismo piracicabano tem prosperado como fruto da graça divina e de seu labor missionário. Hoje são cinco Igrejas (Catedral, Paulista, Betânia, Matão e Ebenézer) e suas respectivas Congregações e Pontos Missionários, um Colégio (Colégio Piracicabano), uma Universidade (UNIMEP), uma Creche (Creche Marshléa Dawsey), uma Escola de Música (EMPEM) e muito respeito na cidade.

Participe das programações de aniversário da Catedral, Templo localizado na esquina da Rua Pedro de Toledo com a Rua Dom Pedro I, Largo do Mercado, Piracicaba, SP.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMEMORAÇÃO DOS 129 ANOS DA CATEDRAL COM CULTO E UM DELICIOSO BOLO


Domingo passado em nosso culto vespertino (19h) celebramos ações de graças pelos 129 anos de vida e missão de nossa igreja local. Eu compartilhei um histórico dos primórdios do metodismo em Piracicaba e depois preguei um sermão intitulado “Imitai a fé que tiveram”, baseado nos textos bíblicos de Hebreus 12.1-4 e 13.7.

O Coral Rev. James Willian Koger cantou lindamente... foi uma inspiração. Foram entoados os seguintes hinos pelo coral:


O SENHOR É A MINHA LUZ
João Faustini, 1962
Salmo 27.1,7,9

ALELUIA
Randall Thompson (1899-1984)

O QUE VIGIA ISRAEL
Felix Mendelssohn (1809-1847)
Trad. João Faustini, 1955

SANCTUS
Charles gounod (1818-1893)


Ao final do culto todos foram convidados para participarem de um momento social onde foi cantado o tradicional parabéns e partido um bolo, cujas velinhas era o número 129... 129 anos de vida e missão do metodismo nas terras piracicabanas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...