sexta-feira, 29 de maio de 2015

IRENE RODRIGUES - 90 ANOS (memória faz história)

Domingo passado tive a oportunidade de participar do culto de Ação de Graças pelo 90º aniversário da irmã Irene Rodrigues. Foi uma celebração linda e comovente. Como nos afirma Emilia Viotti da Costa (historiadora brasileira): "Um povo sem memória é um povo sem História". Neste sentido, a irmã Irene é um exemplo de quem conservou viva a sua memória. Aos 90 anos ela está lúcida e relembra muitos fatos de sua trajetória e com detalhes. 

Quando fui seu pastor, tive a oportunidade de ouvir alguns episódios pitorescos de sua caminhada. A história que mais me chamou a atenção foi da viagem de mudança do interior de São Paulo para Goiás (Goiânia) no automóvel da família. Naquela ocasião seu esposo, Rev. Angelo Brianezzi Rodrigues foi nomeado para a Igreja Metodista Central de Goiânia. Como de costume, a mudança pastoral se deu no período das águas (janeiro) e a estrada era de terra. A empreitada durou cinco dias e muitos atoleiros. A ajuda de caminhoneiros e outros viajantes foi quem possibilitou salvação nos momentos necessários. O que mais me chamou a atenção nesta história foi que seu filho Eraldo tinha apenas um mês de idade.


Que memória invejável a da nossa irmã Irene. É o resgate destes fatos através da memória que nos possibilita registrar a história. Como afirmei, o culto foi tremendamente emocionante, pois no momento de homenagens foi um dos netos que trouxe uma palavra da família, ressaltando a referência que ela é para toda a família.

Cito abaixo um trecho da história da família Brianezzi quando da nomeação do Rev. Ângelo para a IM Central de Campinas, relatado pela irmã Celi Gustafson Estrada no texto histórico por ocasião dos 90 anos do metodismo em Campinas.
...


Na maioria das vezes os escritos, atas e relatórios são muito frios: amontoado de letras e números... Há necessidade de interpretação e cabe a nós, fazermos o “documento falar”. Muitas vezes relatos orais nos ajudam a ajuizarmos os fatos. 
Esta história começa num Concílio Regional do Centro. O maior protagonista é um jovem pastor da Igreja Metodista que deixa a Igreja de Penápolis, na região noroeste do estado e por nomeação episcopal, recebe a IMCC em 1947, ANGELO BRIANEZI RODRIGUES. Vem substituir o reverendo Nelson de Godoy Costa, o poeta. Tempos difíceis de desencontros e pós-guerra! No ano de 1946 uma nova Constituição é promulgada e por dezoito anos seguintes vamos conviver numa democracia. Há esperanças no ar!... 
Não há nada que uma boa conversa não esclareça! Batendo um papo gostoso com IRENE RODRIGUES RODRIGUES, esposa do pastor Ângelo Brianezi Rodrigues nossa amiga e sócia da SMM, levantei ricos dados desse período da História da IMCC. 
Durante os anos 1947 e 1948 o reverendo Angelo Brianezi Rodrigues é o pastor da Igreja Metodista de Campinas, chegando da Igreja Metodista de Penápolis. 
Não há nada que uma boa conversa não esclareça. Batendo um papo gostoso com a esposa Irene R. Rodrigues, temos ricos dados desse período da História da Igreja. O reverendo Nelson de Godoy Costa, no Concílio Regional já avisara o rev. Brianezi de que em Campinas não havia casa pastoral. O casal Brianezi Rodrigues chegou na cidade e da ferrovia, pegou um táxi.  Procurava pela pensão da Léia e Dalva Ferreira, ambas evangélicas, localizada na rua Francisco Glicério, próxima ao Jardim do Pará. A primeira filha do casal pastoral ainda não tinha um ano. D. Elizabeth Nunes em conversa com a Irene Rodrigues ofereceu a sala de Educação Infantil da Escola Dominical para acolhê-los na Igreja. Era professora do Jardim da Infância Corina Rolando, que prontamente cedeu o espaço para receber de bom grado o reverendo Brianezi e Irene. Logo chegou a mudança pastoral: uma cama patente, um colchão de capim, um berço, um guarda-roupa de solteiro, com espelho na porta, uma canastra de enxoval, uma bacia para banho, dois criados-mudo, uma máquina de costura. A privada e um chuveiro de água fria ficavam no porão. A escada de acesso era estreita, de madeira, e íngreme. Durante a segunda gravidez Irene rolou duas vezes desta escada. De início o fogareiro supria a primeira necessidade. Depois, um fogão elétrico Dako, um guarda-comidas, uma mesa e quatro cadeiras completavam a sua cozinha no porão. 
Em julho de 1947 foi comprada a casa pastoral, rua Francisco Glicério, 267, acima do largo do Pará, subindo do lado direito. Casa antiga, com alta porta de madeira dando para a calçada e duas janelas grandes diretas na rua. Estava alugada, mas os proprietários alemães deixavam a cidade retornando para a Europa e precisavam vender a citada casa. Os Brianezi Rodrigues só entraram na nova residência aos 30 dias de dezembro de 1947. Irene estava grávida da segunda filha que nasceu na Maternidade Campinas, da Andrade de Neves (atual rodoviária). O marido estava em viagem a serviço da Igreja. Irene foi assistida pela SMS, especialmente pela sócia Eunice Teixeira de Oliveira, que na época residia próxima a Maternidade, na rua Saldanha Marinho. As visitas eram freqüentes, as frutas e guloseimas também. A internação para partos normais, na época era de uma semana! A mãe da Irene veio ficar com a neta primogênita. 
O pastor Brianezi respondia pela Igreja de Campinas, o trabalho de Limeira, Amparo, Socorro e era capelão do Leprosário de Pirapitingüi. 
O trabalho com os sapatinhos da Sociedade Metodista de Crianças rendeu a importância de Cr$57,80, além da venda dos quadrinhos, sempre coordenados pela Diretora, a esposa do pastor, sra. Irene Rodrigues. Carmelita Godoy é indicada para o Instituto Metodista em Ribeirão Preto. Na SMC respondia pelo Dep. de Cultivo Espiritual, Rafael Paulo T. de Oliveira, no de Ação Social, Elza Zavarizzo. As crianças cuidavam do Guarda roupa dos pobres, angariando roupas e distribuindo-as. Imaginem a IMC de Campinas sem o Prédio de Educação Religiosa, casa pastoral e casa do zelador, nem estacionamento. Esta grande área vaga, sem construção, toda arborizada, somente com uma pequena cozinha do zelador Sr. Joaquim Martins e D. Arminda. Toda esta área, debaixo das árvores era local agradável para a realização de reuniões e festas, congregando grande número de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...