segunda-feira, 9 de março de 2015

SERMÃO: Quatro características de mulheres que seguem Jesus (Pra. Rejane Aredes) - minhas anotações

Como afirmei no post anterior, ontem (Dia da Mulher) participei do culto matutino da Igreja Metodista Central de Campinas. A pregadora foi a Pra. Rejane Aredes, designada pelo bispo Adonias missionária para a Congregação Metodista do Jardim Esmeraldina (Campinas - SP) juntamente com seu esposo o Pr. Oady Aredes Júnior. 

Tenho um carinho especial por este casal, pois pude acompanhá-los bem de perto no momento em que decidiram iniciar o Programa de Orientação Vocacional (POV). 

Ouvir o sermão de ontem foi mais que prazeroso, pois além de ser edificado pela Palavra, fiquei muito feliz por ver o fruto dos estudos teológicos já aparecerem durante a ministração. Tenho por costume fazer algumas anotações enquanto ouço o sermão. Apresento aqui minha compreensão da mensagem através destas singelas anotações. 

Aproveito o momento para parabenizar o casal e desejar um ministério profícuo onde o Senhor os tem plantado.

Minhas anotações:

Quatro características das mulheres que seguiam a Jesus

Texto: Marcos 15:33-41

Introdução:

A pregadora iniciou o sermão compartilhando que ao ser convidada para pregar neste dia especial (Dia Internacional da Mulher) pôs-se a folhear a Bíblia em busca de histórias de mulheres que servissem de exemplo. Pesquisou tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento.

Após ler várias destas histórias a que mais lhe chamou a atenção, "saltando aos seus olhos", foi a das mulheres que acompanharam Jesus até o final presenciando sua morte. Citando alguns episódios da vida destas discípulas, destacou que se tratava de mulheres que foram libertadas e curadas por Jesus. Após receberem seus milagres, tornaram-se seguidoras fiéis do mestre. O texto cita um grupo de mulheres e no meio dele a presença de Maria Madalena, Maria mãe de Tiago (o menor) e Salomé.

Desenvolvimento

Estas mulheres serviam a Jesus com seus dons e bens. Porém, neste momento o que elas oferecem é a fidelidade completa. Mesmo correndo o risco de serem punidas por se devotarem ao crucificado elas não o abandonaram, permaneceram fiéis. Como fruto de sua pesquisa, a pregadora destacou a palavra grega que traduzida em português significa observar. Disse que este termo não significa apenas um olhar curioso, mas sim, um olhar atendo e comprometido com a pessoa olhada. Diante dessa história, apresentou as quatro características das mulheres que seguem a Jesus:

1) Mulheres que se abriram para uma experiência profunda com o mestre. Foram curadas e libertadas por ele. 
2) Mulheres que seguiram a Jesus de forma convicta e comprometida. Estavam dispostas a aprender do mestre na caminhada do dia a dia. Experimentaram o amor prático. Sua dedicação ao próximo e a elas. 
3) Mulheres que serviram a Jesus, testemunhando em todos os lugares por onde passavam, não importando se o ambiente era hostil. Como diz o salmista, pode-se dizer que estas mulheres transformaram desertos em mananciais de água. Citando o apóstola Paulo, disse que estas mulheres experimentaram a graça e o sustento de Deus nos tempos de adversidades. Ou seja, quando reconheciam suas fraquezas, experimentavam a graça do fortalecimento divino. 
  • Ilustração: Ilustrou este ponto com uma experiência pessoal vivida nos últimos dias. Disse que diante de uma ansiedade muito grande que não lhe permitia descansar, sentiu o cuidado de Deus providenciando uma solução que ela não imaginava. Ela desejava alguém para substituí-la num projeto ministerial, mas sentiu paz ao colocar-se à disposição para continuar, ajustando sua agenda pessoal. 
4) Mulheres que se dispõem a sofrer por Cristo. Estas mulheres mesmo correndo o risco de sofrerem retaliações pelos religiosos da época, permaneceram fiéis. Honraram seu compromisso mesmo em situações adversas.
Conclusão:


A Pra. Rejane concluiu o sermão afirmando que o Senhor Jesus sempre valorizou e continua valorizando as mulheres. Convidou todas a assumirem compromisso de serem verdadeiramente discípulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...