terça-feira, 10 de março de 2015

SERMÃO: Pra. Laís Manso - "Viver da Água e do Espírito" (IM Jd Pacaembu-Campinas)


Como afirmei no post anterior, o sermão do culto vespertino de domingo em nossa igreja (IM do Jardim Pacaembú) ficou sob a responsabilidade da Pra. Laís Manso. Compartilho abaixo minhas anotações.

Texto: João 3:1-15

Introdução:

Iniciou sua mensagem afirmando ser aquele um dia muito especial, pois celebraríamos o batismo de duas pessoas. Diante disso, ela sentiu-se motivada a partilhar a história do encontro entre Nicodemos e Jesus, destacando o significado simbólico da água e do espírito. A água que purifica e o espírito que vivifica.

Desenvolvimento

Recontando a história do encontro, a pastora lembra a todos que Nicodemos procurou Jesus à noite e lhe fez uma pergunta inquietante. Jesus lhe fez algumas afirmações que pareciam não corresponder à pergunta feita. Ao final é possível perceber que Jesus não respondera à pergunta da mente de Nicodemos, mas sim a que estava oculta em seu coração.

Assim como Nicodemos, quando o Senhor nos convida a nascer de novo, fazemos a mesma pergunta: Como podemos voltar ao ventre materno? Queremos dar respostas racionais à uma mensagem espiritual. A palavra de Jesus é libertadora. Ele afirma que é possível recomeçar, não importando a idade. Sempre é tempo oportuno para recomeçar. No caso de Nicodemos era experimentar a perspectiva de uma nova vida (espiritualidade).
Para a experiência com o novo de Deus, seria necessário a Nicodemos experimentar a ÁGUA e o ESPÍRITO, ou seja, a purificação dos pecados e o novo fôlego de vida.

Ao partilhar sobre a água, a pastora destacou sua ação purificadora. Quem deseja nascer de novo deve reconhecer suas faltas, pecados e mazelas, confessando-as e assumindo nova postura diante de Deus e dos homens. Neste sentido faz-se necessário relembrar a doutrina do arrependimento, reconhecer o erro e produzir frutos dignos de quem se arrependeu. Utilizou como exemplo desta experiência, a narração do evangelho sobre o encontro da mulher samaritana com Jesus no Poço de Jacó. Nesta história Jesus afirma àquela mulher que se experimentasse a água que ele lhe oferecia, jamais teria sede. Após uma experiência viva com Jesus (conhecer a água da vida)  ela se tornou uma nova pessoa e saiu a anunciar as boas novas a outros.

Quando expôs sobre o Espírito, ressaltou o significado de vento e fôlego. Nascer de novo e deixar a auto-suficiência de respirar por conta própria, para respirar o fôlego (Espírito) de Deus. É este vento/fôlego quem nos impulsiona a viver no Reino. Convidando todos à leitura da Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas em seu capítulo 5, versículos 22-25, destacou a afirmação bíblica: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito".

Conclusão:


Deus nos dá a oportunidade de mudar/recomeçar todos os dias. Não importa a idade ou a situação. Deus nos ama, conforme afirma o versículo posterior ao texto lido: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Deus nos ama e quer nos dar nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...